Cortes de cabelo masculino: do undercut ao raspado, descubra as 5 tendências favoritas dos famosos!

Engana-se quem pensa que os homens não se preocupam com o visual e corte dos cabelos: hoje em dia, muitos já estão antenados com as tendências e investem nelas na hora de renovar os fios no salão ou barbearia. Do clássico "pompadour" aos moderninhos "undercut" e desfiado, não faltam opções para agradar ao público masculino; só basta decidir o que mais tem a ver com o estilo para não errar na hora de fazer a escolha. Confira os de maior destaque entre as celebridades!

1 - Pompadour

Independente da idade, quase todo mundo conhece o penteado eternizado pelo rockstar Elvis Presley: o topete alto e volumoso combinado com fios mais baixos nas laterais. Tendência que marcou a época e continua presente nos looks de hoje, o "pompadour", como é chamado, é perfeito para homens que gostam de garantir um toque clássico e sofisticado no visual, além de ser um dos mais usados entre as estrelas do red carpet. 

Matt Czuchry, o Logan de "Gilmore Girls", exibiu o corte na première do revival da série. Seguindo a tendência atual, onde o topete aparece mais discreto que na versão eternizada por Elvis, ele contou com o auxílio do gel para garantir um acabamento impecável nas madeixas penteadas para trás e com caimento lateral. 

2 - Razor Part

Já para os homens que gostam de unir o clássico e o moderninho, a dica é apostar no "razor part", que se destaca pela divisão lateral bem marcada com a navalha. Funcionando com diferentes texturas e estilizações, o corte é a opção perfeita para garantir um toque mais contemporâneo nos looks clássicos. 

Dentre os adeptos da tendência, uns dos maiores destaques são os jogadores Cristiano Ronaldo e David Beckham - com o primeiro exibindo fios mais curtinhos e levemente arrepiados, e o segundo combinando o discreto topete à la "pompadour" com a risca marcada. 

3 - Undercut

Um dos cortes mais estilosos, o "undercut" já se tornou o favorito dos homens que não têm medo de ousar e gostam de tirar o visual do básico com um toque de personalidade. Favorecendo diferentes tipos de fios, dos mais lisos aos crespos, ele chama atenção pela lateral e a nuca raspadas em contraste com os fios maiores no topo da cabeça - que, dependendo do tamanho, ainda podem aparecer presos com penteados descolados, como o top knot e o coque samurai, por exemplo.  

O cantor Adam Levine é uma das referências quando se fala no look. Embora, atualmente, ele já esteja com os fios maiores, há pouco tempo, ele apostou no estilo e se destacou nos eventos com todo o ar moderninho que é característico do "corte rebaixado". 

4 - Comprido e desfiado

Para os homens que não gostam de deixar os fios curtinhos e preferem o toque grunge dos cabelos maiores, a boa notícia é que o visual também continua como tendência! Desta vez, o comprimento médio com pontas levemente desfiadas é o que mais tem chamado atenção e, versátil, ainda aparece com diferentes finalizações: a podrinha do estilo "messy", com bastante volume e ondas bem marcadas, e a polida, que conta com fios mais alinhados. O baixista da banda McFLY é uma das estrelas masculinas adeptas do primeiro estilo; já Jared Padalecki, o Sam de "Supernatural", varia entre duas versões, mas costuma preferindo a mais certinha para ir a eventos que pedem uma produção mais sofisticada. 

Além dessas possibilidades, quem quer variar o look também pode abusar da versatilidade dos fios médios para combiná-lo com rabos de cavalo, coques desconstruídos e acessórios descolados - como boinas, por exemplo. 

5 -  Raspado

O corte com máquina  - quase careca ou apenas com os fios mais baixinhos - é um daqueles estilos atemporais, que nunca sai de moda. Democrático e sem necessidade de grandes cuidados, ele é ideal para os homens que buscam praticidade no dia a dia e que não querem usar um estilo que exija uma rotina intensa de cuidados nos fios. 

Dentre as celebridades masculinas, várias já adotaram o estilo, mas um dos destaques recentes foi o cantor pop Justin Bieber, que trocou os cortes com mais volume pelos fios bem rentes na cabeça. 

Matéria publicada em 23 de março 2021, por Webedia.