Carboidrato em excesso pode prejudicar a pele? Saiba como balancear a alimentação e se prevenir do envelhecimento precoce

janeiro 01, 0001

Quem não abre mão do pão francês de manhã, capricha no arroz branco do almoço ou come bastante biscoito no lanche precisa ter atenção: o consumo excessivo de carboidratos refinados pode ser prejudicial não só à saúde do corpo, mas também para a pele. É que ao serem absorvidos pelo organismo, esses alimentos prejudicam a produção de colágeno e, assim, estimulam que as rugas e o aspecto flácido apareçam antes da hora. 

Para manter a pele jovem e bonita por mais tempo e, de quebra, melhorar o funcionamento do corpo, o segredo é manter o carboidrato na alimentação como fonte de energia, mas substituindo o tipo refinado pelo integral. Quer saber como? Confira as dicas da nutricionista Rayane Peixoto e aprenda a encontrar as melhores opções para as refeições.

Fique de olho no rótulo dos alimentos integrais para saber identificar os produtos certos

 

Antes de tudo, vale reforçar que é preciso ficar de olho: a especialista esclarece que nem todo alimento que se diz integral na embalagem é, de fato, uma opção segura - mas garante que existe uma maneira certa de identificá-los. "Em sua composição e ingredientes é preciso ter apenas um tipo de farinha, que é a farinha integral. Caso contrário este não é um alimento verdadeiramente confiável", alerta Rayane.

No café da manhã, pão integral, ovo e vitaminas são opções para a primeira refeição do dia

 

Logo de manhã, vale a pena deixar os pães e bolos mais elaborados de lado e optar por opções integrais e frutas - e o motivo é porque esses alimentos mantêm suas propriedades intactas e entregam maior quantidade de fibras e nutrientes, ao contrário dos carboidratos refinados. "Enquanto os refinados são ultra processados e à base de farinha branca, os integrais não sofreram um processo de refinamento industrial, ou, no mínimo, esse processamento foi pouco", conta a nutricionista. 

Sugestões de troca: "substituir o pão branco com margarina por pão integral com requeijão ou queijo ou ovo; ou vitamina de fruta com aveia, linhaça; ou fruta amassada com aveia", especifica Rayane.

No almoço e jantar, arroz integral e legumes podem ser boas fontes de nutrientes

 

Na hora do almoço ou do jantar, ainda que pareça difícil, é possível trocar o arroz branco por opções saudáveis, integrais e diferentes do comum - e com ainda maior valor nutritivo para o corpo. O importante é conhecer os alimentos disponíveis para o cardápio e variá-los de forma criativa para que possam ser agregadas ao prato sem peso na consciência.

Sugestões de troca: "mudar o arroz branco por arroz integral ou quinoa ou mix de legumes; optar por espaguete de legumes; lasanha de berinjela; panquecas de aveia ou de farinha integral", sugere a especialista.

Na ceia e lanche, prefira frutas e o açúcar mascavo ou mel de abelha

 

Tanto na refeição feita entre o almoço e jantar, quanto no lanche leve ao fim da noite antes de dormir, Rayane garante que frutas são muito bem-vindas. No entanto, para o lanche da tarde, as ideias podem ser semelhantes às do café da manhã, enquanto a ceia deve ser mais leve e simples.

Sugestões de troca: "para a tarde, fruta com mix de castanhas ou mix de cereais, ou fruta amassada com mel ou ideias semelhantes ao desjejum; já para a ceia, vitamina de frutas ou mingau de aveia", diferencia. 

Procure o acompanhamento de um nutricionista para mudar a dieta da forma certa

 

Ainda que algumas dicas sejam gerais e funcionem para quem quer mudar os hábitos e conservar a saúde da pele e do corpo em dia, a especialista reforça que cada organismo necessita de uma quantidade de nutrientes específicos, por isso, essas são apenas demonstrações. "O plano alimentar ideal é pensando individualmente, sendo assim, para uma reeducação alimentar eficiente e completa, procure um nutricionista", finaliza.

Matéria publicada em 06 de maio de 2021, por Webedia.