Ácido hialurônico: o que é, para que serve, quais benefícios e como usar

O ácido hialurônico é uma substância segura produzida pelo nosso corpo e formada por moléculas de açúcar, ele garante hidratação e ação preenchedora antissinais que auxilia na redução de marcas e linhas de expressão da pele. Com o passar do tempo a produção desse ativo começa a diminuir, o que faz com que os primeiros sinais do envelhecimento fiquem mais visíveis, por isso, o uso de produtos com ácido hialurônico pode ser benéfico para a pele. Além dos benefícios para o rosto, o ácido hialurônico também pode ser utilizado no cabelo, criando uma camada uniforme ao redor da cutícula, diminuindo as imperfeições, aumentando a hidratação, brilho, reduzindo o frizz e atuando como um escudo contra danos.

O ácido hialurônico é uma molécula gelificada natural capaz de reter mais de 1000 moléculas de água, atuando como uma esponja biológica. O conteúdo de ácido hialurônico na pele representa 50% do conteúdo total do corpo em ácido hialurônico. O ácido hialurônico é constantemente produzido. Leva apenas 1 dia para que uma molécula de Ácido Hialurônico seja produzida e degradada naturalmente na pele.

Com a queda dos índices de ácido hialurônico no organismo alternativas como cremes com ácido hialurônico, sérum facial e cápsulas de ácido hialurônico são algumas das saídas para repor esse ativo. Junto com a dermatologista Hadassa Barros, separamos as principais informações e detalhes do ácido hialurônico. Saiba como ele pode beneficiar a saúde da sua pele e cabelo!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }
Imagem mostrando bolha de ácido hialurônico | L'Oréal Paris

O que é ácido hialurônico?

“O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida no nosso organismo por uma célula chamada fibroblasto”, explica a dermatologista. “Quando ela é estimulada existe um aumento da produção do ácido hialurônico por essas células, esse ativo está presente em várias partes do nosso corpo, inclusive nos músculos e nos ossos, mas certamente na pele. Porém, a partir dos 25 anos essa produção começa a diminuir”.

O ácido hialurônico é reconhecido por seu alto poder de hidratação e ação preenchedora antissinais, que é capaz de reduzir e evitar rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico age em conjunto com as fibras de colágeno proporcionando elasticidade e firmeza para a pele. Com o envelhecimento, as quantidades começam a ser reduzidas e os primeiros sinais do envelhecimento começam aparecer. Para reverter esse processo, os tratamentos com ácido hialurônico são capazes de repor esse ativo no organismo.

{ "@context": "http://schema.org", "@type": "VideoObject", "name": " ", "thumbnailUrl": "https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/landings/2022/landing-acido-hialuronico/imagem-cover-video-acido.jpg?rev=468b2caffddd4a218a0c32c7875467a4", "uploadDate": "2022-01-04T17:16:17+00:00", "embedURL": "https://www.youtube.com/embed/dlTStmMCKF8" }

Para que serve o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico deixa a pele mais hidratada, macia, firme, uniforme e ajuda no combate e prevenção das rugas e linhas de expressão, além de ser um aliado contra o envelhecimento precoce. Ele age nos espaços entre as células preenchendo e hidratando essas áreas. A reposição de ácido hialurônico na pele pode ser feito através de diversos tratamentos que envolvam este ativo, como aplicação de cremes com ácido hialurônico, sérum facial, cápsulas ou injeção. O importante é sempre seguir a orientação de um dermatologista que vai indicar a melhor forma de utilização do ácido hialurônico para sua pele.

“O ácido hialurônico é um ativo que retarda o aparecimento dos sinais de envelhecimento. Com ele é possível minimizar inclusive manchinhas de acne, por conta da uniformização do tom e da textura da pele. Ele pode ser utilizado de forma tópica ou injetável e conta com uma ação hidratante, preenchedor e antissinais”, explica a dermatologista Hadassa Barros.

Diariamente, o ácido hialurônico é constantemente produzido pelas células e degradado por enzimas (chamadas de hialuronidases), esse é o ciclo de vida natural do ativo. A partir dos 25 anos, a quantidade de ácido hialurônico começa a diminuir devido a um desequilíbrio entre sua produção, que diminui com a idade, e sua degradação, que acelera. Quando o ácido hialurônico é degradado mais rapidamente do que produzido, a pele perde sua capacidade natural de reter a água. A pele perde sua elasticidade e linhas de desidratação aparecem. Esse é o primeiro sinal de envelhecimento precoce.

Além disso, a exposição aos raios UV e a poluição levam ao estresse oxidativo, o que é prejudicial para o ácido hialurônico existente. Mas isso não é tudo, outros fatores externos do nosso estilo de vida, como alimentação, tabagismo, estresse e privação de sono, também podem ser responsáveis pelo estresse oxidativo e acelerar a perda de ácido hialurônico.

Além de seu papel como hidratante biológico na epiderme, o ácido hialurônico também contribui para sustentar a produção de colágeno na derme. Ambas as moléculas são responsáveis pela plenitude e elasticidade da pele. A longo prazo, quando o nível de ácido hialurônico diminui na pele, o colágeno também é afetado.

No cabelo, o ácido hialurônico age com a função de hidratar e criar uma cutícula de proteção ao redor do fio. O seu poder proporciona hidratação para a fibra capilar e cria uma camada ao redor da cutícula dos cabelos. Essa camada proporciona mais brilho, reduz o frizz e facilita no momento de desembaraçar os fios. Cabelos ressecados, danificados e com pontas duplas são beneficiados com o tratamento capilar feito com o ácido hialurônico. Além disso, a hidratação faz com que os fios fiquem mais macios, soltos e leves, diminuindo o frizz e facilitando na hora de desembaraçar.

Qual é a diferença entre colágeno e ácido hialurônico?

O ácido hialurônico e o colágeno são dois componentes responsáveis por garantir a firmeza e elasticidade da pele. Eles trabalham em conjunto mas tem diferenças entre si. O colágeno é uma proteína que se organiza em diferentes agrupamentos, esses são responsáveis por garantir a firmeza da pele.

Já o ácido hialurônico são moléculas responsáveis por garantir a hidratação e preenchimento da pele. Além disso, o ácido hialurônico favorece a formação de colágeno na pele, o que garante o trabalho conjunto desses dois compostos. Os dois compostos agem como complementares, o colágeno com maior responsabilidade de garantir a firmeza e elasticidade da pele, enquanto o ácido hialurônico fica responsável por preencher a pele com hidratação, garantindo maciez e nutrição.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }
Rotinaskincare

Para quem é indicado o ácido hialurônico?

“O ácido hialurônico é um ativo que tem vários benefícios, principalmente hidratação e retenção de hidratação. Por isso, ele pode ser utilizado para todos os tipos de pele”, explica a dermatologista. Como todas as peles precisam de hidratação, até as oleosas, o ácido hialurônico traz benefícios para todos os tipos de pele. Além disso, o ácido hialurônico é eficiente em prevenir o aparecimento de sinais e linhas de expressão, o que garante ação de tratamento de prevenção.

A dermatologista Hadassa Barros ressalta a versatilidade do ácido hialurônico ao se encaixar tanto na skincare diurna quanto noturna. “Outra coisa é que o ácido hialurônico não tem nenhuma proibição de ser utilizado em determinado período do dia. Ele pode ser utilizado tanto pela manhã quanto à noite”.

Imagem mostrando mulher idosa com olhos verdes com pele bem cuidada | L'Oréal Paris

O ácido hialurônico ajuda na suavização de olheiras e pé de galinha?

Sim! Por conta da sua ação preenchedora e hidratante o ácido hialurônico é eficiente na suavização de olheiras e pés de galinha. O ácido hialurônico preenche a área das olheiras e dos pés de galinha com o seu poder hidratante fazendo com que a pele fique mais firme e clara. Proporcionando resultados visíveis como a diminuição das linhas de expressão e das diferentes tonalidades de pele.

Imagem Box4 AH

Hidratação intensa e profunda da pele

A hidratação facial é essencial para garantir uma barreira protetora para a pele. Além disso, a hidratação garante uma pele macia, iluminada e nutrida. O ácido hialurônico garante uma hidratação intensa e duradoura para pele por conseguir alcançar camadas mais profundas da pele.

“O ácido hialurônico tem ação de hidratação e preenchimento entre as células, além de poder reter essa hidratação”, ressalta a dermatologista. Com a ação de preenchimento, o ácido hialurônico hidrata as partes mais profundas da pele, além disso, garante uma retenção dessa hidratação. O preenchimento garante uma uniformização na textura da pele. “Dessa forma, ele suaviza rugas e linhas de expressão, o que garante a firmeza da pele”.

O que passar no rosto depois do ácido hialurônico?

O ácido hialurônico deve ser utilizado nos passos de hidratação ou tratamento na rotina de skincare. Após higienizar o rosto com o gel de limpeza e água micelar ele deve ser aplicado. Por isso, depois de passar o ácido hialurônico você pode utilizar um creme hidratante ou ir direto para o passo de proteção solar.

Benefícios do ácido hialurônico para pele

Destacamos os principais benefícios que o ácido hialurônico proporciona para pele:

  • Hidratação profunda para pele;
  • Diminuição de marcas, rugas e linhas de expressão;
  • Suavização de olheiras e pés de galinha;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Deixa a pele iluminada, firme, macia e com viço.

Benefícios do ácido hialurônico para o cabelo

Além dos benefícios para pele, o ácido hialurônico proporciona diversas vantagens para os cuidados capilares:

  • Combate o ressecamento capilar, as pontas duplas e os fios quebradiços;
  • Deixa os fios mais leves, macios e soltos;
  • Ajuda no controle do frizz e no momento de desembaraçar os fios.

Todas as fórmulas dos nossos produtos são testadas e aprovadas por experts, para mais informações sobre testes e formulações, veja o detalhamento dos nossos testes. L'Oréal Paris utiliza um ácido hialurônico biodegradável, biocompatível e biomimético para a pele. Ele é formulado por meio de processos biotecnológicos usando um processo de fermentação de bactérias lácticas.

Naturalmente inspirado e altamente tolerável, sua alta qualidade o torna adequado para todos os tipos e tons de pele. Os produtos cosméticos de L'Oréal Paris indicam a presença de Ácido Hialurônico em sua lista de ingredientes como Ácido Hialurônico, Hialuronato de Sódio ou Acetil Hialuronato de Sódio.

Ácido hialurônico em creme, gel, sérum, preenchimento ou cápsulas: entenda a diferença

O ácido hialurônico em cremes e séruns são os mais fáceis de encaixar na rotina, pois esses produtos precisam ser usados diariamente na pele. Por isso, escolher cremes hidratantes, sérum facial e protetor solar com ácido hialurônico ajuda a adicionar o uso deste ativo na rotina de uma forma mais fácil. Além disso, o uso de shampoo, condicionador, creme de tratamento e de pentear com ácido hialurônico também proporciona os benefícios do ativo para os fios.

As cápsulas de ácido hialurônico e o ácido hialurônico injetável são outras maneiras de usufruir dos benefícios desse ativo. Mas lembre-se, assim como o uso de produtos para pele e cabelo precisa ser prescrito por um dermatologista, o uso de ácido hialurônico por via oral precisa ser indicado por um médico, assim como o procedimento injetável de ácido hialurônico precisa ser realizado por um profissional autorizado, como médicos, dermatologistas e dentistas.

Quais são os tipos de ácido hialurônico?

É importante usar diferentes tipos de ácido hialurônico para obter uma ação completa: na superfície da pele para combater a desidratação e mais profundamente na pele para retardar o aparecimento de rugas. L'Oréal Paris utiliza 3 tipos diferentes de ácido hialurônico em suas fórmulas superiores: dois tipos de ácido hialurônico puro e um acetilado:

  • Ácido hialurônico de alto peso molecular: esse é aquele que repõe imediatamente a umidade na pele.
    O Ácido Hialurônico Macro (alto peso molecular, superior a 1000 kDa) possui alta afinidade com a superfície da pele para hidratação imediata e suavização das linhas finas causadas pela desidratação.
  • Ácido hialurônico de baixo peso molecular: o tipo que penetra mais profundamente para hidratar em profundidade. O Ácido Hialurônico Micro (baixo peso molecular, até 50 kDa) penetra na epiderme e hidrata a pele em profundidade. Ajuda a reduzir a aspereza da pele e estimula a produção natural de ácido hialurônico pela pele.
  • Ácido hialurônico micro-epidérmico: aquele que preenche e protege o colágeno, outra molécula essencial para o preenchimento. O Ácido Hialurônico Micro-epidérmico (peso molecular muito baixo, 25 kDa) foi comprovado que penetra e proporciona um completo efeito anti-rugas, retardando tanto a degradação do Ácido Hialurônico quanto do colágeno.

L'Oréal Paris é especialista na formulação de ácido hialurônico em cuidados com a pele. Com várias fórmulas adaptadas a objetivos específicos, realizamos testes em 7 estudos clínicos com um painel de 200 pacientes. Os ácidos hialurônicos de L'Oréal Paris são obtidos por biotecnologia. O processo consiste em usar biofermentação de bactérias lácticas alimentadas com cereais cultivados na mesma área geográfica. A acetilação do nosso Ácido Hialurônico micro-epidérmico é feita por meio da ciência verde. Nossos ácidos hialurônicos são produzidos na França e na Suíça.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }
Imagem de modelo sorrindo | L'Oréal Paris

Como usar ácido hialurônico no cabelo?

Os benefícios do ácido hialurônico podem ser aproveitados por qualquer tipo de cabelo, pois ele pode ajudar a combater o ressecamento, danos, porosidade ou frizz. A introdução de produtos capilares com ácido hialurônico na sua rotina de cuidados capilares pode ajudar a manter a saúde do cabelo e auxiliar na retenção geral de umidade.

Imagem modelo masculino fazendo skincare | L'Oréal Paris

Como incluir o ácido hialurônico na rotina de skincare?

O ácido hialurônico pode ser incluído na sua rotina de skincare com o uso de produtos que contenham ácido hialurônico na composição. Dessa forma, é possível aplicar pequenas doses diárias de ácido hialurônico no rosto nas etapas de limpeza, hidratação e proteção solar.

Como combinar o ácido hialurônico com outros ativos dermatológicos?

Uma rotina de skincare eficiente é formada pela combinação dos melhores produtos e ativos de skincare. Por isso, separamos algumas dicas de como combinar o uso do ácido hialurônico com outros ativos de skincare. O ácido hialurônico é um ativo mais leve e suave que pode ser utilizado por todos os tipos de pele e na skincare diurna e noturna. Por isso, ele pode ser utilizado tanto com ativos leves quanto com ativos mais densos.

Se você tem pele oleosa, o ácido salicílico é o ativo ideal para controlar a oleosidade da pele e o surgimento de espinhas no rosto. Combinar o uso de ácido hialurônico com esse ativo garante hidratação intensa, essencial para todos os tipos de pele, e que ajuda na redução da oleosidade e na manutenção da barreira protetora do rosto.

Agora, se você deseja montar uma rotina antissinais, o uso do retinol é essencial para tratar rugas profundas e linhas de expressão. Além disso, o retinol é eficiente na uniformização do tom e textura da pele. O retinol é um ativo mais intenso que deve ser utilizado apenas na rotina de skincare noturna e com uma rotina de adaptação. Por isso, durante a rotina de adaptação e na skincare diurna, utilizar o ácido hialurônico é recomendado para completar a rotina antissinais e garantir a hidratação intensa da pele.

O ácido glicólico é um ativo que promove a renovação celular por meio da esfoliação e descamação da pele, o que pode fazer com que o rosto fique sensível nos primeiros dias de uso. Por isso, usar uma tivo mais leve, como o ácido hialurônico, proporciona renovação da barreira protetora e ameniza a descamação que pode ocorrer no rosto.

Tire suas principais dúvidas sobre o uso do ácido hialurônico

Separamos as principais dúvidas sobre o uso do ácido hialurônico para você entender como escolher, combinar e utilizar esse ativo na sua rotina de skincare.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }
O que é ácido hialurônico micro-epidérmico?
O ácido hialurônico micro-epidérmico é um tipo inteligente de ácido hialurônico. Esse ácido hialurônico micro-epidérmico é marcado com uma assinatura que as células colocam em moléculas que produzem para protegê-las da degradação. Ao marcar o AH com essa assinatura, a estratégia é aumentar a vida útil da molécula na pele, tornando-a eficiente por um período mais longo.

O ácido hialurônico micro-epidérmico que foi testado por L'Oréal Paris mostrou-se 13 vezes mais duradouro na pele, de acordo com o estudo realizado. Foi demonstrado que o ácido hialurônico micro-epidérmico usado em injeções preenchedoras estimula a síntese de colágeno, que também é responsável pela plenitude e firmeza da pele.
Onde aplicar ácido hialurônico no rosto?
Produtos com ácido hialurônico podem ser utilizados em todas as áreas do rosto e pescoço para proporcionar hidratação e preenchimento para essas áreas. No caso dos procedimentos estéticos, o ácido hialurônico pode ser aplicado nas áreas em que as linhas de expressão e rugas estão mais intensas, como testa, pé de galinha e no famoso bigode chinês.
O que vem primeiro ácido ou hidratante?
O ácido! Sempre que for aplicar ácidos na sua rotina de skincare, sempre utilize antes do creme hidratante. Isso porque os produtos de textura leve devem ser aplicados primeiro para penetrar de forma eficiente na pele. A ordem de skincare é a limpeza, feita com o gel de limpeza e água micelar, o ácido, como o ácido hialurônico, creme hidratante e protetor solar facial.
Qual o melhor horário para usar ácido hialurônico no rosto?
O ácido hialurônico é um ativo versátil que pode ser utilizado na skincare diurna e noturna. Por isso, você pode aplicar o ácido hialurônico tanto no começo do dia quanto no período noturno e obter todos os benefícios que ele oferece.
Pode usar ácido hialurônico todos os dias?
Sim! O ácido hialurônico pode ser utilizado todos os dias e por todos os tipos de pele. Além dos passos de tratamento, o ácido hialurônico também pode ser incluído na rotina de limpeza, hidratação e proteção solar.
Pode tomar sol com ácido hialurônico?
Sim! Você pode tomar sol após utilizar o ácido hialurônico pois esse ativo não é fotossensível. Porém, é essencial utilizar o protetor solar facial antes de tomar sol para proteger o rosto da ação dos raios solares. Por isso, sempre aplique o protetor solar facial 30 minutos antes da exposição solar.
Qual a diferença do ácido hialurônico e do retinol?
O ácido hialurônico é uma molécula naturalmente presente que confere à pele hidratação, uniformidade e elasticidade devido à sua capacidade de reter até 1000 vezes o seu peso em água. À medida que envelhecemos, a capacidade da pele de reter água diminui, e a incorporação de ácido hialurônico tópico nos cuidados com a pele pode ser uma maneira útil de repor a hidratação e a firmeza. Por outro lado, o retinol é um derivado poderoso da vitamina A, um ativo antienvelhecimento sem igual. O retinol funciona aumentando a taxa de renovação celular, o que ajuda a renovar visivelmente a pele, suavizar a textura e reduzir a aparência das rugas.
Posso usar o ácido hialurônico com o retinol?
Sim, o ácido hialurônico e o retinol funcionam excelentemente em conjunto e têm propriedades que se complementam, tornando essa uma das combinações mais populares em cuidados com a pele. Os benefícios do retinol são fortalecidos quando acompanhados pelo ácido hialurônico, pois ele ajuda a manter a pele hidratada e trabalha para contrabalançar a irritação da pele causada pelo retinol, especialmente nas fases iniciais de introdução do retinol na rotina de cuidados com a pele. Para isso, aposte na combinação do Sérum Facial Retinol Puro com o Sérum Facial Preencher Hialurônico.
Devo usar o ácido hialurônico antes ou depois do retinol?
A resposta para essa pergunta depende se você deseja aumentar a potência do seu retinol. Como o ácido hialurônico ajuda a hidratar a pele e os efeitos do retinol são potencializados pela umidade, aplicar seu produto com ácido hialurônico antes do retinol intensificará seus efeitos. Se você é novo no uso de retinol ou tem pele sensível, você deve inverter essa ordem. Para um resultado mais suave, aplique o retinol na pele limpa e seca e espere até 30 minutos antes de aplicar o ácido hialurônico.
Posso usar ácido hialurônico, retinol e niacinamida?
A niacinamida e o ácido hialurônico combinam bem juntos, e combinados com o retinol formam um trio impressionante de ingredientes que podem lidar com várias preocupações da pele. Se esses ingredientes forem combinados em um único produto multitarefa ou aplicados em camadas na rotina de cuidados, suas propriedades hidratantes e iluminadoras são incomparáveis. Como a pele seca e descamada é um efeito colateral comum do uso regular de retinol, a niacinamida e o ácido hialurônico são excelentes complementos para a aplicação do retinol.
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "FAQPage", "mainEntity": [ { "@type": "Question", "name": "O que é ácido hialurônico micro-epidérmico?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "O ácido hialurônico micro-epidérmico é um tipo inteligente de ácido hialurônico. Esse ácido hialurônico micro-epidérmico é marcado com uma assinatura que as células colocam em moléculas que produzem para protegê-las da degradação. Ao marcar o AH com essa assinatura, a estratégia é aumentar a vida útil da molécula na pele, tornando-a eficiente por um período mais longo.<br><br>O ácido hialurônico micro-epidérmico que foi testado por L'Oréal Paris mostrou-se 13 vezes mais duradouro na pele, de acordo com o estudo realizado. Foi demonstrado que o ácido hialurônico micro-epidérmico usado em injeções preenchedoras estimula a síntese de colágeno, que também é responsável pela plenitude e firmeza da pele."} } , { "@type": "Question", "name": "Onde aplicar ácido hialurônico no rosto?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "Produtos com ácido hialurônico podem ser utilizados em todas as áreas do rosto e pescoço para proporcionar hidratação e preenchimento para essas áreas. No caso dos procedimentos estéticos, o ácido hialurônico pode ser aplicado nas áreas em que as linhas de expressão e rugas estão mais intensas, como testa, pé de galinha e no famoso bigode chinês."} } , { "@type": "Question", "name": "O que vem primeiro ácido ou hidratante?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "O ácido! Sempre que for aplicar ácidos na sua rotina de skincare, sempre utilize antes do creme hidratante. Isso porque os produtos de textura leve devem ser aplicados primeiro para penetrar de forma eficiente na pele. A ordem de skincare é a limpeza, feita com o gel de limpeza e água micelar, o ácido, como o ácido hialurônico, creme hidratante e protetor solar facial."} } , { "@type": "Question", "name": "Qual o melhor horário para usar ácido hialurônico no rosto?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "O ácido hialurônico é um ativo versátil que pode ser utilizado na skincare diurna e noturna. Por isso, você pode aplicar o ácido hialurônico tanto no começo do dia quanto no período noturno e obter todos os benefícios que ele oferece. "} } , { "@type": "Question", "name": "Pode usar ácido hialurônico todos os dias?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "Sim! O ácido hialurônico pode ser utilizado todos os dias e por todos os tipos de pele. Além dos passos de tratamento, o ácido hialurônico também pode ser incluído na rotina de limpeza, hidratação e proteção solar."} } , { "@type": "Question", "name": "Pode tomar sol com ácido hialurônico?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "Sim! Você pode tomar sol após utilizar o ácido hialurônico pois esse ativo não é fotossensível. Porém, é essencial utilizar o protetor solar facial antes de tomar sol para proteger o rosto da ação dos raios solares. Por isso, sempre aplique o protetor solar facial 30 minutos antes da exposição solar. "} } , { "@type": "Question", "name": "Qual a diferença do ácido hialurônico e do retinol?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "O ácido hialurônico é uma molécula naturalmente presente que confere à pele hidratação, uniformidade e elasticidade devido à sua capacidade de reter até 1000 vezes o seu peso em água. À medida que envelhecemos, a capacidade da pele de reter água diminui, e a incorporação de ácido hialurônico tópico nos cuidados com a pele pode ser uma maneira útil de repor a hidratação e a firmeza. Por outro lado, o <a href="https://www.loreal-paris.com.br/retinol" style="color: rgb(225, 40, 71);">retinol</a> é um derivado poderoso da <a href="https://www.loreal-paris.com.br/vitamina-a" style="color: rgb(225, 40, 71);">vitamina A</a>, um ativo antienvelhecimento sem igual. O retinol funciona aumentando a taxa de renovação celular, o que ajuda a renovar visivelmente a pele, suavizar a textura e reduzir a aparência das rugas."} } , { "@type": "Question", "name": "Posso usar o ácido hialurônico com o retinol?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "Sim, o ácido hialurônico e o retinol funcionam excelentemente em conjunto e têm propriedades que se complementam, tornando essa uma das combinações mais populares em cuidados com a pele. Os benefícios do retinol são fortalecidos quando acompanhados pelo ácido hialurônico, pois ele ajuda a manter a pele hidratada e trabalha para contrabalançar a irritação da pele causada pelo retinol, especialmente nas fases iniciais de introdução do retinol na rotina de cuidados com a pele. Para isso, aposte na combinação do <a href="https://www.loreal-paris.com.br/antissinais-revitalift/retinol/serum-facial-retinol-puro-revitalift" style="color: rgb(225, 40, 71);">Sérum Facial Retinol Puro</a> com o <a href="https://www.loreal-paris.com.br/antissinais-revitalift/hialuronico/serum-preenchedor-facial" style="color: rgb(225, 40, 71);">Sérum Facial Preencher Hialurônico</a>."} } , { "@type": "Question", "name": "Devo usar o ácido hialurônico antes ou depois do retinol?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "A resposta para essa pergunta depende se você deseja aumentar a potência do seu retinol. Como o ácido hialurônico ajuda a hidratar a pele e os efeitos do retinol são potencializados pela umidade, aplicar seu produto com ácido hialurônico antes do retinol intensificará seus efeitos. Se você é novo no uso de retinol ou tem pele sensível, você deve inverter essa ordem. Para um resultado mais suave, aplique o retinol na pele limpa e seca e espere até 30 minutos antes de aplicar o ácido hialurônico."} } , { "@type": "Question", "name": "Posso usar ácido hialurônico, retinol e niacinamida?", "acceptedAnswer": { "@type": "Answer", "text": "A niacinamida e o ácido hialurônico combinam bem juntos, e combinados com o <a href="https://www.loreal-paris.com.br/retinol" style="color: rgb(225, 40, 71);">retinol</a> formam um trio impressionante de ingredientes que podem lidar com várias preocupações da pele. Se esses ingredientes forem combinados em um único produto multitarefa ou aplicados em camadas na rotina de cuidados, suas propriedades hidratantes e iluminadoras são incomparáveis. Como a pele seca e descamada é um efeito colateral comum do uso regular de retinol, a niacinamida e o ácido hialurônico são excelentes complementos para a aplicação do retinol. "} } ] }

Conheça a linha Revitalift Hialurônico

L’Oréal Paris conta com a linha Revitalift com produtos de skincare desenvolvidos para oferecer os melhores resultados e cuidados para todos os tipos de pele.

Para trazer os benefícios do ácido hialurônico para sua rotina de skincare, a linha Revitalift Hialurônico conta com produtos para todos os passos da rotina de cuidados para você. Conheça todos os produtos e entenda como usar o ácido hialurônico nos passos de limpeza facial, hidratação e proteção solar.

Limpeza facial com ácido hialurônico

A limpeza facial é o primeiro passo da rotina de skincare, é com ela que vamos remover as impurezas da pele e prepará-la para receber os tratamentos e produtos que vem depois. A limpeza facial deve ser feita em dois momentos do dia, na rotina de skincare diurna e noturna.

Para isso, utilize o Gel de Limpeza Facial Hidratante, que traz os benefícios do ácido hialurônico em sua composição. Agora, se a sua pele é oleosa, a melhor opção é o Gel de Limpeza Facial Antioleosidade, que ajuda no controle da oleosidade graças ao ácido salicílico. Para uma limpeza completa profunda, combine o gel de limpeza facial com a Água Micelar Hialurônico, ela limpa, hidrata, purifica, tonifica e renova a pele, tudo isso sem a necessidade de enxágue.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }

Hidratação facial com ácido hialurônico

A hidratação facial é um passo importante para todos os tipos de pele, até as oleosas, ela é responsável por combater o ressecamento e a oleosidade facial, renovar a camada de proteção natural da pele e devolver nutrientes perdidos. A hidratação facial também deve ser feita em dois momentos do dia, na skincare diurna e noturna, e nesse passo você pode escolher a melhor textura para o seu tipo de pele.

Peles secas se dão bem com creme, sérum e gel-creme, enquanto as peles mistas e oleosas necessitam de produtos leves, nesse caso as melhores opções são o sérum e gel-creme. Entender as necessidades da sua pele vai te ajudar a escolher a melhor textura para sua rotina.

Para hidratação facial, aposte no Sérum Facial Preenchedor Hialurônico, enriquecido com 1,5% de ácido hialurônico ele proporciona hidratação, preenchimento e ação antissinais para todos os tipos de pele. Com textura leve e fluída, ele é indicado tanto para skincare diurna quanto noturna. Para as peles mistas e oleosas, outra opção é o Hidratante Gel Creme Preenchedor Antioleosidade, ele traz a dupla ação do ácido hialurônico com o ácido salicílico em um tratamento que hidrata e controla a oleosidade da pele, tudo isso sem ressecar ou descamar. Agora, se você está em busca de cremes faciais mais densos, os hidratantes Cuidado Diurno e Cuidado Noturno proporcionam os benefícios do ácido hialurônico para esses dois momentos do dia para quem não abre mão de um pote de creme!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }

Proteção solar com ácido hialurônico

A proteção solar é um passo essencial na rotina de skincare. Ela deve ser feita todos os dias e é o único que precisa ser repetido ao longo do dia. Usar o protetor solar diariamente previne os danos causados pelos raios solares e a luz visível, presente na tela dos celulares e computadores, com esse cuidado é possível evitar o aparecimento de manchas, o ressecamento da pele, o envelhecimento precoce e as chances de ter câncer de pele. A reaplicação ao longo do dia deve ser feita de três em três horas para garantir eficiência na proteção.

Todos os tipos de pele precisam de proteção solar, para encontrar o protetor solar adequado para a sua, UV Defender conta com diversas opções. O Protetor Solar UV Defender Fluido vai bem com todos os tipos, enriquecido com ácido hialurônico, que garante ação hidratante para pele, ele é leve e de fácil absorção, o que faz com que ele seja compatível com todos os tipos de pele, eficiente para quem pratica esporte e ainda não acumula na barba. Agora, se você quer uma hidratação mais intensa na proteção solar, o UV Defender Hidratação Revitalizante é a opção, enquanto o UV Defender Antioleosidade está na opção com e sem cor para as peles mistas e oleosas.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }

Conheça a linha Hidra Hialurônico

Quer garantir hidratação intensa para o seu cabelo? Aposte na linha Elseve Hidra Hialurônico, com ela é possível oferecer 4x mais hidratação para os fios e 7x mais força. Tenha cabelos com menos frizz, macios, hidratados e sem nós com os produtos da linha Hidra Hialurônico.

Rotina capilar com ácido hialurônico

Para rotina de cuidados capilares, aposte na linha Hidra Hialurônico! O Shampoo Preenchedor limpa os fios profundamente e hidrata o cabelo ao mesmo tempo graças a composição com ácido hialurônico. Com sua ação preenchedora, ele é capaz de reter a hidratação na fibra capilar por mais tempo. Para selar as cutículas dos fios, o Condicionador Selador é capaz de controlar o frizz, ajuda desembaraçar os fios e deixar os cabelos mais soltos, macios e saudáveis.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }

Hidratação capilar e finalização com ácido hialurônico

Além dos passos essenciais de limpeza e selagem das cutículas, a linha Hidra Hialurônico traz os benefícios de hidratação e preenchimento capilar do ácido hialurônico para os passos de tratamento e finalização dos fios. Para um tratamento mais intenso, aposte no Creme de Tratamento, a máscara capilar que proporciona hidratação mais intensa e tem ação rápida de 5 minutos, garantindo fios 4x mais hidratados e 7x mais fortes.

Agora para finalização dos fios, conte com o Creme Preenchedor que ajuda a hidratar, desembaraçar os fios, combater as pontas duplas, garantindo uma finalização com movimento, hidratação e com brilho intenso sem pesar.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }

Controle do frizz com ácido hialurônico

Todos os produtos da linha Hidra Hialurônico já ajudam a controlar e combater o frizz por conta dos benefícios do ácido hialurônico. Mas, se você tem muita frizz ao acordar, isso pode acontecer por conta do atrito do cabelo com o travesseiro, para evitar isso, o Creme de Tratamento Noturno é capaz de tratar os fios e evitar o frizz.

Indicado também para quem não consegue encaixar tratamentos mais intensos na rotina, o Creme de Tratamento Noturno evita o frizz, hidrata, deixa o cabelo macio e ajuda a desembaraçar os fios, tudo isso sem necessidade de enxágue.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/skincare", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"skincare", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/rotina-de-skincare-guia-definitivo/imagem-banner-rotina-de-skincare.jpg?rev=37fea27de10144b5a27fa7ac70bbd64f", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-04-26T21:29:47+00:00", "dateModified": "2024-04-26T21:30:56+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/diferenca-serum-gel-creme", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"diferenca-serum-gel-creme", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/diferenca-serum-gel-creme/difrenca-serum-gel-creme.jpg?rev=6064d6357126483ea168915d1161bd84", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-05-09T17:18:34+00:00", "dateModified": "2022-05-09T17:53:18+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/serum-facial", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"serum-facial", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/serum-facial-o-que-e-como-usar-e-para-que-serve/o-que-e-serum-facial.jpg?rev=fb8f5304f1ce49edba12a70b90bb6cac", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-04-25T20:56:43+00:00", "dateModified": "2024-05-27T19:20:58+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/voce-sabe-o-que-e-acido-hialuronico-preencha-e-hidrate-sua-pele-e-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"Voce sabe o que e acido hialuronico preencha e hidrate sua pele e cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/voce-sabe-o-que-e-acido-hialuronico-preencha-e-hidrate-sua-pele-e-cabelo/acido-hialuronico-beneficios.jpg?rev=81894a2dbbfe4e1db0d4423657a37711", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-08-09T19:53:47+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:17:07+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"O uso de ativos, como o ácido hialurônico, para melhora da saúde da pele e do cabelo vem sendo cada vez mais difundido na rotina de cuidados. O ácido hialurônico é um ativo seguro e o grande queridinho que proporciona reconstrução e hidratação para pele e fibra capilar. Incluir esse ativo na sua rotina de skincare e cuidados capilares traz diversos benefícios. <br/><br/> Se você ainda não usa o ácido hialurónico ou quer incluir o ativo no seu dia a dia para cuidar da pele ou dos cabelos mas não sabe como. Tire todas as suas dúvidas sobre o uso do ácido hialurônico na pele e no cabelo, além de explicar como esse ativo pode ser adicionado na sua rotina. " } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar-o-que-e-para-que-serve-e-como-montar-o-seu", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cronograma-capilar-o-que-e-para-que-serve-e-como-montar-o-seu", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/cronograma-capilar-o-que-e-para-que-serve-e-como-montar-o-seu/cronograma-capilar-o-que-e.jpg?rev=b0517be32d594de983929964f2a9bb5a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-04-25T21:15:33+00:00", "dateModified": "2023-04-25T22:02:01+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-hialuronico", "name": "acido-hialuronico" } } ] }