Cabelo danificado: saiba como recuperar os fios com danos

 

Pontas ressecadas, cabelos frágeis, sem brilho e opaco são um dos sinais que o cabelo está danificado. No dia a dia com o uso de fontes de calor ou a exposição constante ao sol e poluição, acabam contribuindo para que o cabelo perca alguns nutrientes importantes e a fibra começa a se desestruturar, chegando ao estágio de desnutrição e opacidade.

Se o seu cabelo está nessa condição, confira as dicas do blog de Beleza Extraordinária de como cuidar do cabelo danificado e como recuperar a vitalidade dos fios.

O que é cabelo danificado?

O cabelo danificado necessita de cuidados especiais, pois tem maior facilidade de quebra, possui pontas ressecadas e ainda pode ocasionar em quedas de cabelo. É muito comum também que o cabelo ressecado não tenha brilho nos fios, sendo assim tem uma aparência totalmente sem vida, opaco, áspero e com pontas duplas.

Quais as principais causas do cabelo danificado

Quando nos deparamos com um cabelo sem vida, com pontas duplas e quebradiças, logo podemos identificar que se trata de um cabelo danificado. Há diversos fatores que podem contribuir para o aparecimento de danos nos fios, fazendo com que a cutícula capilar fique totalmente fragilizada e a fibra começa a sofrer danos, prejudicando a estrutura do fio de cabelo.

● Uso excessivo de fontes de calor: as fontes de calor contribuem para que o cabelo perca água e sofra com a alta temperatura, comprimento a sua estrutura e saúde. Por isso, é muito importante usar protetor térmico antes de usar a chapinha, secador e modelador de cachos para fazer a finalização do seu cabelo.

● Lavar os fios com água quente: na hora de lavar o cabelo evite usar água com temperaturas muito elevadas, pois ela acaba causando ressecamento no fio, retirando a oleosidade natural do fio, fazendo com que ele fique mais sensível e com as cutículas expostas.

● Excesso de produtos químicos: fazer procedimento químicos, como descoloração e progressiva, sem preparar a fibra capilar para recebê-los pode ocasionar na quebra e pontas ressecadas, assim como fazer procedimentos químicos ao mesmo tempo, pode sobrecarregar a fibra e a estrutura não aguentar a ação dos produtos.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-danificado" }
Cabelo danificado: saiba o que pode causá-lo

Como saber se o cabelo está danificado?

Para identificar se o seu cabelo está danificado, basta prestar atenção nas características do fio. É muito comum que os primeiros sinais sejam de pontas ressecadas e cabelo com falta de brilho, acendendo um alerta para aumentar os cuidados com tratamento capilar. Para identificar, o teste de porosidade pode ajudar a entender qual tratamento seu cabelo precisa.

● Cabelo quebradiço e fragilizado: um dos principais sinais do cabelo danificado é a maior propensão à quebra e fragilidade dos fios. Se durante o banho você percebe que o cabelo quebra com muita facilidade ou quando ao passar as mãos nos fios, nota-se que eles estão sensibilizados, é hora de começar a se programar para realizar um tratamento mais forte nos fios.

● Falta de brilho: nem sempre sabemos se a falta de brilho no cabelo é por conta do produto que está sendo utilizado ou por conta dos cuidados que estão sendo falhos. Se você notar que seu cabelo não tem mais brilho, está sem vida e opaco, pode ser um sinal de que ele está desnutrido e sem as vitaminas necessárias para mantê-lo radiante.

● Dificuldade para desembaraçar: sabe aqueles nozinhos e embaraços que surgem nas pontas do cabelo? Pode ser um sinal de que eles estejam ficando danificados, uma vez que pontas do cabelo ressecado é um claro sinal de que a fibra capilar não está conseguindo absorver bem a hidratação e água no interior do fio, o que faz com que os nós se formem com facilidade no fio.

Quanto tempo demora para recuperar o cabelo danificado?

O processo de revitalização da fibra capilar pode ser longo, levando meses para que se reestruture novamente e possa voltar a ter brilho e nutrição. A depender do grau do dano, o cabelo danificado pode demorar até um ano para se restabelecer, sendo necessário muita paciência e esforço para manter os cuidados diários com os fios, evitando que sofra com mais danos e aos poucos recuperando a sua fibra.

Como tratar o cabelo danificado?

O tratamento para cabelo danificado deve ser feito com produtos que contenham nutrientes em sua composição e possam ser intercalados no cronograma capilar para cabelos danificados. Boas opções são o ácido hialurônico para hidratação, óleo de rícino para nutrição e queratina para reconstrução capilar. Tenha sempre produtos para tratamento capilar que tenham ação reconstrutora, nutritiva e hidratante, desta forma o seu cabelo danificado irá receber os nutrientes necessários para restabelecer a fibra capilar e recuperar seu brilho e força.

#1: Hidratação para repor a água na fibra capilar: para iniciar a rotina de cuidados, o primeiro passo deve ser a hidratação! Porta de entrada para qualquer tratamento, ela repõe a água perdida pela fibra capilar e faz com que o cabelo fique preparado para receber todos os demais nutrientes que precisa, enluvando bem cada mecha para facilitar a penetração do produto. Para isso, aposte na linha Hidra Hialurônico, que conta com a ação hidratante do ácido hialurînico para promover 4x mais hidratação e 7x mais força para os fios.

#2: Nutrição para reposição de lipídios: os lipídios são responsáveis por pela oleosidade natural do cabelo, formando uma barreira que protege o fio dos danos externos, além de manter o cabelo brilhoso e macio. A umectação é um procedimento que usa óleo para promover um tratamento mais profundo, ajudar a selar os componentes hidratantes — o que causa uma diminuição significativa no frizz— , e ainda, garantir mais brilho. Máscaras hidratantes que contenham óleo em sua composição, potencializam ainda mais o efeito e promovem um cabelo radiante. Para isso, aposte nas linhas de nutrição de Elseve, como Cachos Longos dos Sonhos e Óleo Extraordinário, que contam com as melhores seleções de óleos para nutrir os fios.

#3: Reconstrução para deposição de massa na fibra: a reconstrução é muito importante durante o processo de recuperação do cabelo danificado, pois ele é responsável por repor queratina e proteínas no fio, contribuindo para que a estrutura da fibra se restabeleça e ganhe maior resistência. Para isso, a linha Reparação Total 5 garante os benefícios da micro queratina para proporcionar a ação de reconstrução para os fios.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-danificado" }
Dicas de como tratar o cabelo danificado

Diferenças entre cabelo danificado, poroso e seco

Apesar de terem alguns aspectos em comum, os cabelos danificados, porosos e secos devem ser tratados de forma diferentes. O cabelo danificado é resultado do excesso de uso de fontes de calor e produtos químicos, que acabam prejudicando a estrutura da fibra e deixando o cabelo desnutrido e opaco.

Já o cabelo poroso tem dificuldade de reter a água na fibra, por conta da cutícula capilar que fica aberta, ocasionando na falta de brilho, presença de frizz e elasticidade comprometida. O cabelo seco é resultado da pouca produção de oleosidade natural no cabelo, que acaba deixando os fios mais fragilizados e expostos aos danos externos, sendo assim é tratável com nutrição e hidratação.

Como evitar que o cabelo fique danificado?

Alguns hábitos podem fazer com que seu cabelo sofra menos com os danos causados pela exposição a fontes de calor e o uso recorrente de produtos químicos nos fios.

1. Manter a rotina de cronograma capilar ajudará no fortalecimento da fibra e também evitando que haja a falta de nutriente necessário para manter os fios saudáveis.

2. Outra dica é evitar o uso excessivo de produtos químicos, respeitando o espaçamento indicado por um profissional de confiança para a realização dos procedimentos, desta forma não compromete a estrutura do fio.

3. Use sempre protetor térmico antes de finalizar o seu cabelo com secador, chapinha ou modelador de cachos, diminuindo a ação do calor sobre o cabelo e ajudando a mantê-lo sem danos.

4. Lave os fios sempre em água morna ou gelada, evitando o banho quente, desta forma o couro cabeludo não sofre com a retirada da oleosidade natural, causando a desidratação do fio e deixando-o fragilizado.

Luta com cabelos danificados e sem brilho? Conheça a solução: a linha Elseve Reparação Total 5

Criada para devolver vida ao seu cabelo e reparar o cabelo danificado, a linha de Elseve Reparação Total 5 é composta por agentes que atuam na reparação dos principais danos do fio: quebra, rigidez, opacidade, ressecamento e pontas duplas.

A linha de Elseve Reparação Total 5 é completa e possui produtos que podem fazer parte de toda a rotina de cuidado com o cabelo, proporcionando maior vitalidade e ajudando na reconstrução da fibra capilar. Sua fórmula possui Micro Queratina sendo esses ativos ideais para a reparação da fibra capilar, deixando os fios saudáveis, fortes e com brilho.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-danificado" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/hidratacao-capilar-4-dicas-para-apostar-no-tratamento", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"hidratacao-capilar-4-dicas-para-apostar-no-tratamento", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/imagens-centralizadas-3386/3761-a-3805/3780-hidratacao-capilar-4-dicas-para-apostar-no-tratamento.jpg?rev=df7a72328f4b4af286d59b0bf19a5d6c", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-30T13:21:43+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:17:53+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-umectacao-12-principais-duvidas-respondidas-na-materia", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como-fazer-umectacao-12-principais-duvidas-respondidas-na-materia", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/luis-felipe-imagens/2827-a-2867/2861-como-fazer-umectacao-12-principais-duvidas-respondidas-na-materia.jpg?rev=67abc4b66eeb4237af1dbce7a4a2ede9", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-29T10:54:13+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:23:18+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cauterizacao-no-cabelo-4-motivos-para-apostar-no-procedimento-e-recuperar-os-cabelos-danificados", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cauterizacao-no-cabelo-4-motivos-para-apostar-no-procedimento-e-recuperar-os-cabelos-danificados", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/luis-felipe-imagens/2524-a-2599/2575-cauterizacaonocabelo4motivosparaapostarnoprocedimentoerecuperaroscabelosdanificados.jpg?rev=9855b644d3be4f6c9c1c93a1b226ecdf", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-29T10:38:27+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:07:30+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/pre-poo-descubra-como-a-tecnica-facilita-a-hora-de-desembaracar-os-fios", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"pre-poo-descubra-como-a-tecnica-facilita-a-hora-de-desembaracar-os-fios", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/luis-felipe-imagens/2524-a-2599/2569-pre-poo-descubra-como-a-tecnica-facilita-a-hora-de-desembaracar-os-fios.jpg?rev=8d56a92d093d477ba47c795bbe646b30", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-14T14:00:07+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:04:20+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/qual-a-melhor-mascara-de-cabelo-l-oreal-paris-para-voce-descubra", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"qual-a-melhor-mascara-de-cabelo-l-oreal-paris-para-voce-descubra", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/pasta-lari-de-164-a-183/168/modelo-passando-produto-em-seus-cabelos-castanhos.jpg?rev=aa2006cb5f0e413a9e450cadd1621aed", "height":620, "width":1170 }, "datePublished": "2020-12-30T13:32:35+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:13:06+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } } { "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-danificado", "name": "cabelo-danificado" } } ] }