Cabelo ondulado: saiba como cuidar desse tipo de cabelo

O cabelo ondulado é um tipo de cabelo que gera muitas dúvidas no momento de cuidar, isso porque dependendo de como esse cabelo é finalizado ele pode ficar mais puxado para o liso ou para os cachos, isso também vai depender do seu tipo de cabelo ondulado.

Essa versatilidade do fio pode ser encarado com uma dificuldade no momento da finalização por muitas onduladas, mas essa característica pode ser destacada e se tornar uma grande vantagem ao passo que você pode ter maior liberdade de como o seu cabelo pode ficar dependendo da forma que ele é finalizado. Pensando nisso, o blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas de como cuidar do cabelo ondulado e entender mais sobre como tratar esse tipo de cabelo.

Quais são os tipos de cabelo ondulado?

Muito se engana quem pensa que existe apenas um tipo de cabelo ondulado, os cabelos ondulados podem ser classificados em 3 categorias principais. Além disso, é comum que uma mesma pessoa tenha mais de um tipo de cabelo, isso porque com o tempo o nosso cabelo tende a modificar, então é normal o cabelo do topo da cabeça ser mais liso e o da nuca mais ondulado, por exemplo. O importante é você entender sobre o seu cabelo para conseguir encontrar os melhores cuidados para o seu fio.

Imagem Cabelo ondulado: tipos de cabelo | L'Oréal Paris

Sobre os tipos de cabelo ondulado, eles podem ser caracterizados em 2A, 2B e 2C. O cabelo ondulado tipo 2A é o que se aproxima mais do cabelo liso o que faz com que ele apresente um volume menor. O cabelo ondulado 2B apresenta uma ondulação em formato de “S”, o que faz com que esse tipo de cabelo apresente mais volume. Agora o cabelo ondulado 2C apresenta maiores ondulações e se aproxima mais do cabelo cacheado. Conhecer o seu tipo de cabelo, ou tipos de cabelo, ajuda no momento de encontrar a melhor finalização para o seu fio, além de auxiliar a encontrar os resultados desejados.

Imagem Entenda como cuidar do cabelo ondulado | L'Oréal Paris

Como cuidar dos cabelos ondulados?

Uma boa opção para cuidar dos cabelos ondulados é a adoção de um cronograma capilar com os passos de hidratação, nutrição e reconstrução na medida em que seu fio necessita desses tratamentos. Esses passivos são capazes de garantir que os fios receberão todos os nutrientes necessários para garantir a saúde do fio. Com esses tratamentos ainda é possível garantir que os fios apresentem maior facilidade de manuseio no momento de desembaraçar e que os frizz sejam controlados.

Para cuidar dos cabelos ondulados, evite lavar os fios com água quente para não ressecar e no momento de pentear dê preferência para fazer isso com o cabelo úmido, do contrário é provável que o cabelo quebre. Para evitar o frizz, evite ficar passando muito a mão nos fios, pois dessa forma é possível evitar o atrito entre o cabelo e a mão. Além disso, para destacar as ondas, aprenda técnicas de finalização e aposte em cremes de pentear hidratantes e nutritivos indicados para onduladas para obter os melhores resultados.

Como finalizar os cabelos ondulados?

Para finalizar o seu cabelo ondulado é importante você testar diversas técnicas de finalização para escolher aquela que mais te agrada. A técnica de finalização vai determinar se o cabelo ficará mais liso ou ondulado. Técnicas como fitagem e dedoliss garantem mais definição para as ondas e também quando finalizadas com óleos finalizadores podem proporcionar mais volume para o cabelo.

Para ondas mais abertas, finalizações com coques e tranças podem ser uma boa opção. Para isso, escolha um creme finalizado com a consistência e a função que mais te agrada. Com a linha Hidra Hialurônico é possível ter um creme de pentear hidratante enriquecido com ácido hialurônico, enquanto a linha Óleos Extraordinários oferece um creme de pentear nutritivo e umectante para as suas ondas.