Retinol: o que é, quais os benefícios para o rosto e como usar?

O retinol é um ativo dermatológico eficiente no tratamento de rugas e linhas de expressão da pele. Incluir esse ativo na rotina de skincare pode trazer diversos benefícios para o rosto.

Para trazer essas vantagens, L’Oréal Paris apresenta a linha Revitalift Retinol, enriquecida com os benefícios do retinol para o rosto. A linha conta com o Gel de Limpeza Facial Suavizante, Retinol Puro Sérum Noite e o Creme Facial Cuidado Diurno Antirrugas. Os produtos oferecem tratamento de combate às rugas profundas e auxiliam na uniformização do tom e textura do rosto. Para ressaltar a importância do uso do retinol na pele, separamos algumas informações. Conheça a linha e comece usar o retinol no rosto hoje mesmo!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/retinol" }
Saiba o que é retinol

O que é retinol e para que serve?

O retinol é um ativo derivado da vitamina A, quando em contato com a pele, o retinol se transforma em ácido retinóico e proporciona ação antissinais para o rosto. Com o uso do retinol no rosto é possível garantir a renovação da pele e um rosto uniforme, iluminado e firme. Além disso, esse ativo é eficiente no tratamento de linhas de expressão, sinais e rugas da pele.

“O retinol tem atuação importante na prevenção e reparação do envelhecimento cutâneo. Ele conta com a habilidade de normalizar a queratinização e regula o crescimento das células epiteliais, ou seja, as células que formam a pele. O retinol previne o envelhecimento cutâneo, melhora a queratinização, estimula a produção do colágeno, elastina e do ácido hialurônico. Além disso, ele controla a flora bacteriana cutânea, ajuda a absorver radiação ultravioleta, previne os danos fotoinduzidos e o estresse oxidativo cutâneo, o que previne o estresse oxidativo”, explica a dermatologista Hadassa Barros, membro da Skin of Color Society (SOCS) e proprietária da Clínica Dra. Hadassa Barros Medicina e Bem-estar.

Conheça os benefícios do retinol para o rosto

Quais os benefícios do retinol para o rosto?

Altamente eficaz, o retinol acelera a renovação da epiderme aumentando a divisão das células, o que estimula a renovação celular e aumenta a densidade da pele. O retinol regula a produção de células e favorece o espessamento da epiderme ao desacelerar a degradação do colágeno na derme. O resultado é uma correção até das rugas profundas. A dermatologista Hadassa Barros apontou os principais benefícios do retinol para o rosto:

  • ● Prevenção do envelhecimento celular e da flacidez facial;
  • ● Melhora a textura, viço e brilho da pele;
  • ● Renovação celular;
  • ● Redução de rugas e linhas de expressão;
  • ● Suaviza cicatrizes de acne;
  • ● Reduz a aparência dos poros.

Conheça a linha Revitalift Retinol

Para te ajudar incluir o retinol nos passos da rotina de skincare, L’Oréal Paris apresenta a linha Revitalift Retinol, com produtos enriquecidos com retinol puro e pró-retinol para proporcionar um tratamento antissinais, nutritivo e iluminador para todos os tipos de pele. Abaixo, conheça todos os produtos e saiba como usar na sua rotina de cuidados com a pele.

Sérum Facial Retinol Puro Noite

Adicione o retinol na sua rotina de skincare noturna com a linha Revitalift Retinol. L’Oréal Paris apresenta o Retinol Puro Sérum Noite para uso noturno. Com ingredientes dermatologicamente testados, o Sérum Facial de Retinol Puro combate todos os tipos de rugas, até as mais profundas, e uniformiza o tom e textura da pele, garantindo uma pele firme e iluminada.

O Sérum Facial de Retinol Puro conta com o conforto, eficácia e estabilidade do retinol puro. Ele é enriquecido com 0.15% retinol puro, essa quantidade do ativo garante os benefícios do retinol e diminui os riscos de irritação e sensibilidade do rosto. Além disso, ele penetra de forma mais rápida na pele sem deixar qualquer resíduo na superfície do rosto.

O Sérum Facial de Retinol Puro conta com 0.2% de macro moléculas de ácido hialurônico, 11% de glicerina e 3 óleos leves que ajudam a estabilizar a ação do retinol enquanto contribuem para otimizar a textura sensorial do produto. A tecnologia hialugel oferece o balanço entre o conforto, eficácia e a estabilidade do retinol puro.

As equipes de Pesquisa e Inovação da L'Oréal realizaram vários estudos em colaboração com o Hospital St. Louis (Paris, França) e a renomada escola de engenharia, L'École des Mines. Evoluções visíveis na epiderme e derme foram observadas ao longo de um ano de uso noturno de Retinol Puro, comparado com Ácido Retinóico. Houve +30% e um fortalecimento da derme, melhora de 100% em todos os 4 tipos de rugas (rugas na testa, rugas glabelares, rugas sob os olhos, pés de galinha) para 80% das pessoas. Além disso, ele teve boa tolerância nos estudos com mais de 300 mulheres, totalizando mais de 10.000 aplicações.

Com o Sérum Facial de Retinol Puro é possível melhorar a textura e o tom da pele, diminuindo linhas finas, rugas profundas, manchas e marcas da pele. Nos testes, 100% das pessoas relataram redução das rugas e uniformização do tom. Além disso, ele proporciona uma pele suave, macia e radiante de forma instantânea. Nas duas primeiras semanas de uso é possível perceber a pele mais firme com tom e textura mais uniforme.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/retinol" }
Sérum facial com retinol
Gel De Limpeza Retinol

Conheça o Gel de Limpeza Revitalift Pró-Retinol

O Gel de Limpeza Facial Suavizante Pró-Retinol é essencial para a rotina de cuidados com a pele. Com ele é possível garantir a limpeza facial profunda, suavizante e uniformizar o tom e textura da pele, tudo isso sem ressecar o rosto.

Com os testes clínicos, foi possível notar que em 4 semanas de uso as pessoas notaram 100% sentiram a pele mais macia, 98% sentiram a pele perfeitamente limpa, 90% sentiram redução nas imperfeições e 88% disseram ter a textura da pele renovada.

Creme Hidratante Cuidado Diurno

Creme Facial Cuidado Diurno Antirrugas Pró-Retinol

Para hidratação facial diurna, aposte no Creme Facial Cuidado Diurno Antirrugas Pró-Retinol.Com ele é possível garantir hidratação facial e reforçar a proteção contra os raios solares, já que o creme conta com FPS 20. O Creme Facial Cuidado Diurno Antirrugas Pró-Retinol garante hidratação profunda, renova a pele, reduz a aparência das rugas e diminui as manchas solares da pele.

Como incluir a linha Revitalift Retinol na rotina de skincare?

A linha Revitalift Retinol tem produtos indicados para rotina de skincare diurna e noturna. Para te ajudar entender quando usar cada produto separamos como incluir os produtos no cotidiano:

Rotina de skincare diurna: comece a limpeza facial com o Gel de Limpeza Facial Suavizante combinado com a Água Micelar Hialurônico. Siga a hidratação facial com o Creme Facial Cuidado Diurno Antirrugas FPS20, enriquecido com pro-retinol. Finalize com o Protetor Solar Facial UV Defender, que deve ser reaplicado de 3 em 3 horas.

Rotina de skincare noturna: comece a limpeza com o Gel de Limpeza Facial Suavizante e a Água Micelar Hialurônico, para garantir a rotina de dupla limpeza. Depois siga com o Sérum Facial com Retinol Puro. Para começar utilizar o Sérum Facial com Retinol Puro, utilize ele 2 vezes na primeira semana, em dias alternados na segunda semana e todos os dias a partir da terceira semana.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/retinol" }
Rotina Antirrugas Dia E Noite Retinol

Quem tem pele oleosa pode usar retinol no rosto?

Sim! Pessoas com pele oleosa podem incluir o uso do retinol na sua rotina de skincare. O retinol é eficiente na redução dos poros dilatados, o que ajuda na uniformização da pele e controle da oleosidade excessiva do rosto. Além disso, seu efeito de esfoliação também é eficaz no tratamento da oleosidade do rosto. Por isso, combine o retinol com outros ativos antioleosidade, como o ácido salicílico, para uma rotina de cuidados completa.

O retinol pode ser usado por quem tem pele madura?

Sim! O retinol é um dos ativos mais recomendados para quem tem pele madura. Isso porque ele ajuda a reduzir os sinais e rugas aparentes, até as rugas profundas. O retinol para rosto também ajuda a uniformizar o tom e textura da pele, que tende a ser irregular nesse tipo de pele. Por isso, se você tem pele madura, inclua esse ativo na sua rotina de skincare.

Qual forma de retinol devo usar?

O Retinol Puro é uma versão do ativo recomendado por dermatologistas para corrigir rugas intensamente, uma vez que é facilmente absorvido pela epiderme e penetra nas células da pele. Os dermatologistas indicam o uso de retinol puro, pois está comprovado que ele funciona mais rapidamente do que os derivados.

O retinol pode ser usado por quem tem diferentes tipos de rugas e linhas?

Sim! O retinol é um dos ativos mais recomendados para quem tem rugas e linhas de expressão. Isso porque ele ajuda a reduzir esses sinais aparentes, até as rugas profundas. O retinol para rosto ajuda a uniformizar o tom e textura da pele. Por isso, se você tem rugas e linhas de expressão, inclua esse ativo na sua rotina de skincare.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/retinol" }
Para quem é indicado o retinol? Descubra

Para quem é indicado o retinol?

O retinol pode ser utilizado por todos os tipos de pele, desde que acompanhado por um dermatologista. Por se tratar de um ativo que tem como foco principal suavização de rugas e linhas de expressão, ele é indicado para pessoas com mais de 25 anos, que é quando os primeiros sinais do envelhecimento ficam mais visíveis. Além disso, o retinol ajuda no tratamento de acne, suavização de manchas e garante uma pele iluminada, o que garante a versatilidade desse ativo.

Saiba o que passar no rosto antes do retinol

O que passar no rosto antes do retinol?

O retinol deve ser utilizado no passo de tratamento ou hidratação, por isso, ele deve ser aplicado depois da limpeza facial. Comece a rotina de skincare com o uso do gel de limpeza facial junto com a água micelar e siga com a aplicação do retinol, sempre na rotina de skincare noturna. Depois, aplique o creme de hidratação noturno.

Saiba se pode dormir com retinol no rosto

Pode dormir com o retinol no rosto?

Sim! O retinol é um ativo indicado para rotina de skincare noturna. Por isso, não tem nenhuma restrição de dormir com o retinol no rosto, inclusive é o recomendado. Para garantir a eficiência do ativo, é essencial durante a manhã seguir com a rotina de cuidados que inclui limpeza, hidratação e proteção solar.

Entenda quantas vezes usar retinol no rosto

Quantas vezes devo usar o retinol?

O uso do retinol no rosto deve seguir uma rotina de adaptação e sempre na rotina de skincare noturna. Na primeira semana, utilize o retinol 2 vezes. Na segunda semana, utilize o retinol de forma alternada, um dia sim outro não. Já na terceira semana, ele pode ser utilizado diariamente. Sempre fique atenta como sua pele reage com o ativo e sempre inclua um ativo hidratante, como o ácido hialurônico, na rotina de skincare diurna acompanhado do passo de proteção solar.

O retinol de L’Oréal Paris e testado e aprovado por dermatologistas

Fórmula estável e aprovada por dermatologistas para maior durabilidade do Retinol Puro

O Retinol Puro Sérum Noite é um produto dermatologicamente testado e aprovado para oferecer os melhores resultados para sua pele. A nossa fórmula conta com retinol puro e estável eficiente contra a acidez, oxidação e ação da luminosidade, o que evita a degradação do ativo e garante um produto eficaz mesmo após aberto.

Em um teste de 56 dias de uso, foi possível perceber a redução de rugas e a melhora da textura da pele. Entre as participantes ocorreu 36% de redução das rugas visíveis, melhora da textura da pele em 67% e o aumento da firmeza facial em 62% . Além disso, 100% das participantes relataram redução das rugas profundas da pele, enquanto 90% garantiram que a pele ficou visivelmente mais radiante.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/retinol" }
Como usar o retinol na rotina de skincare

Posso usar o retinol todos os dias?

Para incluir o retinol na rotina de skincare é necessário fazer uma rotina de adaptação do ativo com a pele. O Retinol Puro Sérum Noite é de uso noturno, por isso, sempre utilize o produto na rotina de skincare noturna.

Para começar, a primeira semana utilize o Retinol Puro Sérum Noite duas vezes na semana, sempre na rotina de skincare noturna. Na segunda semana, um dia sim e um dia não. A partir da terceira semana é possível utilizar o sérum todos os dias. Lembre-se de sempre associar o uso do Retinol Puro Sérum Noite com o protetor solar facial durante o dia.

É normal apresentar um pouco de formigamento, ressecamento ou vermelhidão na pele quando se usa retinol. Caso isto ocorra, interrompa o uso durante alguns dias e posteriormente passe a usá-lo com menor frequência.

Como usar o retinol na rotina de skincare noturna

Como usar retinol no rosto?

Para ter os benefícios do retinol para o rosto, aposte no Retinol Puro Sérum Noite de L’Oréal Paris. Ele traz os benefícios do retinol para sua rotina de skincare noturna. Para usar, comece limpando a pele com o Gel de Limpeza Hidratante, após esse passo aplique de 3 a 4 gotas do sérum no rosto e espalhe com os dedos.

Para sua pele se acostumar com o ativo faça a rotina de adaptação. Na primeira semana use duas noites, na segunda semana use em noites alternadas e a partir da terceira semana utilize todos dos dias. O Retinol Puro Sérum Noite é de uso noturno e deve ser atrelado com a utilização do protetor solar facial pela manhã. Para isso, aposte no Protetor Solar Fluido de L’Oréal Paris.

Como combinar retinol com ácido hialurônico

Posso combinar retinol com ácido hialurônico?

Sim! O retinol pode ser utilizado junto com ácido hialurônico. Essa combinação traz diversos benefícios para a rotina de skincare, principalmente para as peles maduras. Isso porque o ácido hialurônico é um ativo reconhecido por promover hidratação intensa, além de proporcionar ação antissinais. Quando combinado com o retinol, a ação antissinais e de uniformização de tom de textura da pele é potencializada.

Para isso, aposte no Sérum Facial Preenchedor Hialurônico para rotina de skincare diurna e o no Retinol Puro Sérum Noite para rotina de skincare noturna.

{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/rugas-estaticas-e-dinamicas", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"rugas-estaticas-e-dinamicas", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/rugas-estaticas-e-dinamicas/rugas-estaticas-e-dinamicas.jpg?rev=c1d60a9139c24ff1aa2340e7c5adfba4", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-08-26T13:43:14+00:00", "dateModified": "2022-09-13T18:15:45+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/skincare", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"skincare", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/rotina-de-skincare-guia-definitivo/imagem-banner-rotina-de-skincare.jpg?rev=37fea27de10144b5a27fa7ac70bbd64f", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-07-31T15:03:50+00:00", "dateModified": "2023-07-31T22:10:10+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/protetor-solar-facial", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"protetor-solar-facial", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/6-motivos-para-usar-protetor-solar-diariamente/motivos-para-usar-protetor-solar-facial.jpg?rev=689564fcca0948d3af8c6c99f7720df0", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-07-07T15:49:13+00:00", "dateModified": "2023-07-07T18:03:23+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/serum-facial", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"serum-facial", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/serum-facial-o-que-e-como-usar-e-para-que-serve/o-que-e-serum-facial.jpg?rev=fb8f5304f1ce49edba12a70b90bb6cac", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-04-25T20:56:43+00:00", "dateModified": "2023-10-16T20:49:51+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } } ] } } { "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/retinol", "name": "retinol" } } ] }