Chorar faz bem para a saúde? Envelhece a pele? Confira a opinião de uma psicóloga e descubra

Chorar por tristeza, raiva, felicidade e até por crises de riso pode fazer bem! Tanto para a mente quanto para a pele, o choro ajuda a eliminar toxinas e aliviar o estresse. De acordo com a psicóloga Mariana Massari, normalmente, o choro acontece em momentos difíceis e, por isso, ajuda a aliviar a pressão, o estresse e a tristeza. "Nos permitir sentir é importante, seja a tristeza ou a felicidade. Sem uma, a outra não existe", explicou. Confira mais detalhes e saiba os benefícios para o corpo!

Chorar acalma e protege o corpo de bactérias

A maioria dos líquidos que saem do organismo foram feitos para eliminar as toxinas, e com as lágrimas não é diferente. Quando as lágrimas rolam, elas levam consigo as toxinas relacionadas ao estresse emocional. "Nossas lágrimas são compostas de água, sais minerais, gordura e, muitas vezes, hormônios, que servem como bactericidas ou calmantes, e passam por alguns canais antes de serem expelidas, ajudando a limpá-los", explicou a psicóloga Mariana Massari. Segundo Mariana, segurar uma emoção pode aumentar a pressão e os níveis de estresse. "Não aliviar a tensão é sempre um problema. E segurar o choro desgasta muito", explicou.

Chorar também protege e hidrata os olhos

De acordo com a psicóloga, as lágrimas existem mesmo quando não choramos, e quando acontece o choro, ela ajudam a hidratar os olhos e área ao redor deles. "Servem para proteger nossos olhos, lubrificando-os ou protegendo-os de gases, fumaças e outros elementos", explicou Mariana, complementando que, quando choramos, também eliminamos muco nasal. "Este processo auxilia na limpeza das mucosas nasais", explicou. 

Chorar pode fazer bem para a mente, mas pode causar rugas

De acordo com Mariana Massari, chorar libera hormônios que nos trazem a sensação de bem estar, mas ela também lembrou que o ato de chorar pode ocasionar rugas e linhas de expressão. "Quando choramos, também contraímos muitos músculos do nosso rosto, fortalecendo-os. Porém, também forçamos nossa pele e assim como o riso, pode formar marcas", explicou. Essas marcas podem surgir em forma de linhas nas laterais dos olhos, - chamadas de "pés de galinha"- e podem ser evitadas com uma rotina de cuidados com a pele.

Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.