Cravos: entenda o que são e o que causa as imperfeições na pele

janeiro 01, 0001

Os cravos na pele são um problema para lá de comum entre mulheres de praticamente todas as idades, mas, em geral, afetam principalmente a saúde e autoestima de jovens e adolescentes. Esses pontinhos pretos - ou brancos -, além de muito incômodos, devem ser acompanhados mais de perto assim que surgem no corpo ou rosto, principalmente porque significam que a acne está em seu estágio inicial. Para entender o que é e como se livrar do problema sem constrangimentos, veja na matéria a melhor maneira de cuidar da saúde da pele e investir na rotina de beleza ideal para o seu caso.

Entupimento dos poros é a causa dos pontos pretos na pele

 

Também conhecidos como comedões, os cravos são poros entupidos por impurezas externas e também gordura e proteína produzidos pelo próprio organismo. No processo de formação desses pontos pretos ou claros, o que acontece é uma obstrução dos folículos por conta do excesso de queratina e sebo na pele, deixando que se acumulem nessa abertura e, assim, formem as imperfeições tão temidas na derme.

Quanto aos dois tipos diferentes dos cravos, é importante esclarecer:

Cravos pretos são os do tipo aberto, com uma passagem do poro mais dilatada do que o normal. No caso, é justamente essa abertura que faz a gordura acumulada entrar em contato com a sujeira do ar, causando um processo de oxidação que influencia na coloração mais escura e consistência dura do comedão.

Cravos brancos, por outro lado, são os do tipo fechado, que têm apenas uma abertura muito pequena com a superfície da pele e, por isso, não entram em contato direto com o meio externo. Assim, por não se oxidarem, o conteúdo preso na passagem do poro permanece mole e amarelado.

Rotina de beleza com limpeza de pele e produtos específicos previne e trata o problema em casa

 

Por se tratar de um acúmulo de gordura e óleo nos poros, a acne de grau 1, ou comedoniana, é bem mais frequente entre aquelas que lidam a oleosidade excessiva diariamente, mas a boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar e muito no combate ao problema. Aqui, é válido lembrar que o uso de cosméticos muito oleosos pode agravar a situação nesses pequenos buraquinhos da pele, por isso, é melhor procurar por produtos em gel ou com toque seco, que não contenham óleos na fórmula.

No ritual de beleza, quando o assunto é limpeza da pele, sabonetes anti-acne e água micelar são os principais itens a serem inseridos na rotina, justamente por terem fórmulas suaves e específicas que tratam profundamente a cutis. Nesses casos, junto ao ritual diário, é igualmente válido investir em uma limpeza de pele caseira regular para extrair os cravos e renovar a aparência de forma saudável.

Procure um especialista para saber qual é o melhor tratamento disponível

 

Agora, antes de começar a retirar os cravos por conta própria sem tomar os devidos cuidados, ou investir em ácidos e outros produtos sem uma orientação adequada, é sempre importante lembrar que uma visita ao dermatologista é imprescindível. Ele é a pessoa mais indicada para dizer como combater a acne comedoniana da maneira certa com o ritual adequado para cada caso. Agende uma visita ao seu médico e invista sem medo nos procedimentos certos para ter uma pele perfeita!

Tip
1

Enim ad minim veniam