Cravos: entenda o que são e o que causa as imperfeições na pele

Os cravos na pele são um problema para lá de comum entre mulheres de praticamente todas as idades, mas, em geral, afetam principalmente a saúde e autoestima de jovens e adolescentes. Esses pontinhos pretos - ou brancos -, além de muito incômodos, devem ser acompanhados mais de perto assim que surgem no corpo ou rosto, principalmente porque significam que a acne está em seu estágio inicial. Para entender o que é e como se livrar do problema sem constrangimentos, veja na matéria a melhor maneira de cuidar da saúde da pele e investir na rotina de beleza ideal para o seu caso.

Entupimento dos poros é a causa dos pontos pretos na pele

 

Também conhecidos como comedões, os cravos são poros entupidos por impurezas externas e também gordura e proteína produzidos pelo próprio organismo. No processo de formação desses pontos pretos ou claros, o que acontece é uma obstrução dos folículos por conta do excesso de queratina e sebo na pele, deixando que se acumulem nessa abertura e, assim, formem as imperfeições tão temidas na derme.

Quanto aos dois tipos diferentes dos cravos, é importante esclarecer:

Cravos pretos são os do tipo aberto, com uma passagem do poro mais dilatada do que o normal. No caso, é justamente essa abertura que faz a gordura acumulada entrar em contato com a sujeira do ar, causando um processo de oxidação que influencia na coloração mais escura e consistência dura do comedão.

Cravos brancos, por outro lado, são os do tipo fechado, que têm apenas uma abertura muito pequena com a superfície da pele e, por isso, não entram em contato direto com o meio externo. Assim, por não se oxidarem, o conteúdo preso na passagem do poro permanece mole e amarelado.

Rotina de beleza com limpeza de pele e produtos específicos previne e trata o problema em casa

 

Por se tratar de um acúmulo de gordura e óleo nos poros, a acne de grau 1, ou comedoniana, é bem mais frequente entre aquelas que lidam a oleosidade excessiva diariamente, mas a boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar e muito no combate ao problema. Aqui, é válido lembrar que o uso de cosméticos muito oleosos pode agravar a situação nesses pequenos buraquinhos da pele, por isso, é melhor procurar por produtos em gel ou com toque seco, que não contenham óleos na fórmula.

No ritual de beleza, quando o assunto é limpeza da pele, sabonetes anti-acne e água micelar são os principais itens a serem inseridos na rotina, justamente por terem fórmulas suaves e específicas que tratam profundamente a cutis. Nesses casos, junto ao ritual diário, é igualmente válido investir em uma limpeza de pele caseira regular para extrair os cravos e renovar a aparência de forma saudável.

Procure um especialista para saber qual é o melhor tratamento disponível

 

Agora, antes de começar a retirar os cravos por conta própria sem tomar os devidos cuidados, ou investir em ácidos e outros produtos sem uma orientação adequada, é sempre importante lembrar que uma visita ao dermatologista é imprescindível. Ele é a pessoa mais indicada para dizer como combater a acne comedoniana da maneira certa com o ritual adequado para cada caso. Agende uma visita ao seu médico e invista sem medo nos procedimentos certos para ter uma pele perfeita!

Tip
1

Enim ad minim veniam