A escova progressiva é uma das técnicas mais usadas pelas mulheres que querem alisar o cabelo e deixar os fios bem alinhados. Ela é muito popular e pode ser usada em cabelos ondulados, cacheados e crespos, o que faz com que seja um tratamento muito versátil. Mas será que existe algum ponto negativo na escova progressiva?
Se você já faz esse alisamento - ou está pensando em começar a fazer - e quer saber as vantagens e desvantagens da escova progressiva para o seu cabelo, a gente pode te ajudar. Vem conferir essa matéria para descobrir o que o tratamento faz com os fios (além de alisar, claro), quem pode fazer e quais devem ser os cuidados com as madeixas.
1. Escova progressiva controla volume e frizz no cabelo
Além de alisar os fios, a escova progressiva também tem outros efeitos sobre as madeixas. Quem tem o cabelo muito volumoso e quer deixá-lo mais controlado, por exemplo, pode se beneficiar com o tratamento. A escova progressiva também controla o excesso de frizz, já que alinha o cabelo e reduz os fios arrepiados.
2. O alisamento pode durar até 3 meses
Se você faz parte do grupo das mulheres que não querem ter muito trabalho com o cabelo no dia a dia, nem ter que ir ao salão toda semana, a escova progressiva também pode ser uma boa opção. Isso porque o alisamento dura aproximadamente 3 meses, deixando o cabelo liso e controlado por mais tempo que outros tratamentos.
3. A escova progressiva aumenta a maciez e o brilho
Esse alisamento é conhecido por selar as cutículas dos fios, o que faz com que o cabelo fique mais macio, além de evitar o ressecamento dos fios. O tratamento também hidrata as madeixas, por isso, além de garantir a maciez, a escova progressiva também aumenta o brilho do cabelo.
4. O resultado melhora ao longo do tempo
Como o nome sugere, a escova progressiva vai se intensificando a cada retoque. Por isso, é normal que na primeira vez o alisamento seja mais suave e os fios fiquem um pouco mais lisos e alinhados a cada vez que você refaz a escova. Isso garante um efeito mais natural para o cabelo, além de danificar menos os fios.
5. Não é indicada para quem tem couro cabeludo sensível
Como qualquer tipo de química, é preciso ter cuidado com a escova progressiva se você tem o couro cabeludo sensível ou reações alérgicas. Antes de fazer o alisamento, é importante se certificar de que você não tem sensibilidade com nenhum dos ingredientes usados na escova progressiva.
6. É preciso ter cuidados com os fios após o alisamento
Embora a escova progressiva deixe os fios mais macios e brilhosos, isso não dispensa os cuidados com o cabelo após a química. As madeixas podem ficar fragilizadas, por isso é fundamental caprichar na hidratação e, principalmente, na reconstrução capilar para evitar que os danos deixem seu cabelo fraco e quebradiço.
Matéria publicada em 06 de abril 2021, por Webedia.