Tipos de cabelo liso: saiba quais são as três texturas do fio e como cuidar de cada uma

Já reparou como nem todo cabelo liso é igual? Ao contrário do que muita gente pensa, o fio tipo 1 com nenhuma ou pouca ondulação pode ter aspectos bem diferentes de pessoa para pessoa -  e a maior diferença está na textura das madeixas, que pode ser mais fina ou mais grossa.

Mas, ainda assim, como identificar os tipo de cabelo liso? O que muda na rotina de cuidados em cada versão do visual liso? É preciso apostar em produtos diferentes? Continue lendo a matéria para conhecer as características dos cabelos lisos e veja as dicas para manter as mechas sempre saudáveis.

Quais são os tipos de cabelo liso? Veja as principais características de cada um

Cabelo liso fino é aquele que, assim como o nome indica, tem a textura do fio bem fininha e o visual com madeixas pouco encorpadas, lembrando o cabelo de bebê.

- Vantagens: combinam bastante com os cortes de cabelo reto, justamente porque conseguem imprimir o look polido e mais alinhado com facilidade.

- Pontos de atenção: é comum que o cabelo mais fino e liso fique oleoso rapidamente, tudo porque a oleosidade natural do couro cabeludo consegue deslizar com mais facilidade no fio. Nesse caso, produtos de cabelo com consistência mais leve são mais indicados.

Cabelo liso médio é o tipo com fios um pouco mais encorpados do que os lisos finos, apresentando uma aparência de mais volume no look.

- Vantagens: por estarem no meio termo, esses fios lisos médios conseguem ser modelados de várias formas diferentes, o que ajuda bastante na produção de penteados e estilizações. 

- Pontos de atenção: é normal que mulheres com cabelos lisos finos reclamem do volume das madeixas. Se esse detalhe for um problema, basta apostar em cortes com efeito repicado e/ou desfiado.

Cabelo liso grosso é aquele com fios de aspecto grosso, em geral bem reto e pesado. Assim como os lisos médios, eles podem apresentar mais volume da raiz às pontas.

- Vantagens: a espessura mais pesada faz com que os cabelos lisos grossos sejam bem resistentes e fortes, o que evita alguns problemas capilares como a quebra, por exemplo.

- Pontos de atenção: pode ser que fios grossos seja menos maleáveis e pareçam "armados" com mais facilidade, por isso, vale apostar nos cortes com camadas para distribuir o volume. 

Como tratar os diferentes tipos de fio liso no dia a dia

Cabelos lisos finos, por conta da oleosidade, devem investir em shampoos e condicionadores reequilibrantes, que distribuam a hidratação por toda a extensão dos fios. Também é importante apostar no leave-in de fórmula leve para o dia a dia. Ele vai ajudar a manter as pontinhas sempre saudáveis.

Cabelos lisos médios devem apostar nas hidratações caseiras para manter os fios maleáveis e longe do ressecamento que as madeixas grossas podem apresentar. O finalizador também é indispensável antes e depois da escova ou babyliss - vale apostar no óleo capilar ou no leave-in, o que for melhor para o seu dia a dia!

Cabelos lisos grossos, assim como os médios, também devem apostar na hidratação e nutrição com a ajuda de cremes de tratamento e óleo capilar nas pontinhas. Na hora da lavagem, para deixar os fios mais leves, vale apostar em fórmulas com queratina ou ceramida na composição.

 

 

Matéria publicada em 06 de março de 2021, por Webedia

Tip
1

Enim ad minim veniam