Ácido glicólico: o que é, quais benefícios e como usar?

 

O ácido glicólico é um ativo que tem ganhado cada vez mais espaço nas rotinas de skincare, por conta das suas propriedades esfoliantes, que ajudam a promover a renovação celular e uniformização da pele. Mas além disso, ele contém outros atributos que o fazem ser o queridinho nos cuidados com a pele e no tratamento de pele com acne e pele madura.

Para que você possa ficar por dentro de todos os benefícios do ácido glicólico, convidamos a médica dermatologista Dra. Hadassa Barros para explicar sobre como esse ativo age na pele, quais as melhores formas de utilizar e quais os benefícios que ele tem. Confira!

O que é ácido glicólico?

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) muito utilizado nos tratamentos da pele. Ele é derivado da cana de açúcar e uma das suas principais ações, é uma ação de estímulo à renovação celular. Ou seja, ele faz uma espécie de esfoliação química da pele, removendo a camada de células mortas, deixando a pele com a textura mais uniforme e fina”, explica a dermatologista Dra. Hadassa Barros.

Cada vez mais, o ácido glicólico tem feito parte da composição de dermocosméticos, principalmente em tratamentos de rejuvenescimento, tratamento de acne e desobstrução de poros.

Quais os benefícios do ácido glicólico?

O uso do ácido glicólico na rotina de skincare traz benefícios incríveis para a pele, que ajudam na regeneração da pele, eliminando as células mortas e promovendo o estímulo da renovação celular, como explica a Dra. Hadassa: “Devido a essa multiação do ácido glicólico, ele possui vários benefícios, como a ação de esfoliação química que consegue quebrar as pontes entre os queratinócitos e remover as camadas de células mortas, fazendo com que ocorra uma penetração mais profunda desse ativo”.

Portanto, o ácido glicólico irá agir na desobstrução dos poros e no estímulo do colágeno, promovendo maior firmeza e elasticidade na pele, sendo o aliado para o tratamento de manchas, ajudando na uniformização da pele.

Como usar o ácido glicólico?

É possível encontrar o ácido glicólico na composição de dermocosméticos que usamos para tratamento, quanto em produtos de limpeza facial. “Ele pode ser utilizado também de várias formas, desde um sabonete até um creme rejuvenescedor. Para o tratamento da pele, o ácido glicólico pode ser utilizado em diferentes texturas, como o sérum e o creme. E pode ser utilizado também para tratamento do rejuvenescimento, como também para o tratamento de acne, tratamento de poros, melhora da textura, de rugas finas”, informa a médica dermatologista.

A Dra. Hadassa ressalta que apesar ter muitos benefícios e ser facilmente encontrado em produtos de cuidados com a pele, é sempre importante ter a avaliação médica para que esse ativo possa ser usado da forma correta: “É muito importante fazer uma avaliação prévia com o dermatologista, para que ele faça a avaliação e analise qual é a forma mais adequada de utilizar o ativo.

Em relação à quantidade de ativo presente nos dermocosméticos, a Dra. Hadassa explica que há uma variação em cada formulação, para que o ácido glicólico possa ser usado por todos os tipos de pele e também possa fazer parte do tratamento de pele mais sensível: “A concentração desse ativo possui uma variação muito grande nos produtos. O uso tópico domiciliar pode ir de 5% até 10%, portanto é importante que você comece a usá-lo com concentrações menores. Veja a reação da sua pele ou faça utilização em noites alternadas durante uma ou duas semanas para avaliar a sensibilidade da pele. Sempre avalie a presença de algumas reações como vermelhidão, ressecamento e descamação, pois geralmente é normal no início do tratamento, mas a sensibilização excessiva, como coceira e irritação tem que ser observada”.

Caso a sua pele se adapte bem ao uso de ácido glicólico, você pode passar a utilizar todos os dias em sua rotina de skincare, sempre e concentrações menores durante e concentrações maiores durante a noite. Mas se ocorrer, algum quadro de forte sensibilidade ou até mesmo a pele não se adaptar com esse ativo, é importante a suspensão do uso e procurar a ajuda de um especialista.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-glicolico-o-que-e" }
Ácido glicólico: fique por dentro de como usar esse ativo

Quem pode usar o ácido glicólico?

Todos os tipos de pele podem se beneficiar do uso do ácido glicólico. Você pode incluir na rotina de skincare da pele normal, mista, seca e oleosa, pois o ativo irá ajudar na renovação celular e uniformização da pele, além de promover o estímulo de colágeno e contribuir para a firmeza da pele de pessoas mais jovens e também de pele madura.

Na pele seca, que geralmente possui maior sensibilidade, a recomendação é usar sempre em concentrações menores, podendo combinar com o uso de outros ativos para promover maior hidratação para a pele.

Como combinar o ácido glicólico com outros ativos?

É muito comum encontrar alguns produtos de pele que tenham a combinação de ativos em sua fórmula, com o ácido glicólico não é diferente. A combinação com outros produtos pode ser bela, por conta da ação esfoliativa que o ácido glicólico promove, contribuindo para a ação com maior penetração pelos poros de outros ativos.

O ácido glicólico, por ter essa ação esfoliativa química, ajuda a penetração tanto dele como de outros ativos, potencializando a ação desses outros componentes. O ideal é que ele seja utilizado à noite, sendo a primeira aplicação do ácido glicólico e depois utilizar os outros ativos. Outra coisa interessante, ao utilizar ele à noite, é que o ácido glicólico agirá na preparação da sua pele para a ação de outros ativos no dia seguinte, então, um ativo acaba potencializando a ação do outro e preparando a pele, melhorando a qualidade da barreira da pele e da saúde da pele”, informa a Dra. Hadassa.

É muito o ácido glicólico promove a renovação celular e uniformização da pele, é imprescindível o uso do protetor solar diariamente para proteger a sua pele da ação dos raios solares, e evitar que haja a sensibilização da epiderme ou a hiperpigmentação da pele, causando manchas no rosto. O Protetor Solar UV Defender possui FPS 60 e conta com ação antienvelhecimento, que ajuda na prevenção de rugas, manchas solares e linhas de expressão.

Com Ácido Hialurônico em sua fórmula, ele possui textura 11 vezes mais leve que a de um protetor solar comum* e com toque seco.

*Teste sensorial versus L’Oréal Paris UV Defender FPS 60 Hidratação Revitalizante.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-glicolico-o-que-e" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-glicolico-o-que-e", "name": "acido-glicolico-o-que-e" } } ] }