4 benefícios do ácido glicólico! Saiba como usar esse ativo

 

Sabemos que o ácido glicólico está presente na maioria das rotinas de skincare, principalmente por ter ação esfoliativa na pele, assim como um peeling. Mas além disso, este poderoso ativo também possui outros benefícios que podem potencializar a melhora da textura da pele, assim como também a uniformização de manchas do rosto.

O blog de Beleza Extraordinária convidou a médica dermatologista Dra. Hadassa Barros, para explicar como o ácido glicólico age na pele e quais os seus benefícios com o uso diário.

O que é ácido glicólico?

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) muito utilizado nos tratamentos de pele através dos dermocosméticos. Ele é derivado da cana de açúcar e uma das suas principais ações é uma ação de estímulo à renovação celular. Ou seja, ele faz como se fosse uma esfoliação química da pele, removendo a camada de células mortas, deixando a pele com a textura mais uniforme e mais fininha”, explica a Dra. Hadassa Barros.

Como incluir o ácido glicólico na rotina de skincare?

O uso do ácido glicólico pode ser administrado diariamente na sua rotina, uma vez que seja formulado em baixa concentração, para que não agrida a pele. Todos os tipos de pele podem se beneficiar do uso de ácido glicólico, desde que não seja em grande quantidade. Nesse caso é sempre bem-vinda a opinião e recomendação de um médico dermatologista, para que o tratamento possa ocorrer de acordo com a sua necessidade.

Quais benefícios do ácido glicólico para a pele?

Há diversos benefícios no uso do ácido glicólico no tratamento da pele, como o aumento de luminosidade, a renovação celular e até mesmo a uniformização da pele. “O ácido glicólico tem vários benefícios por causa dessa ação esfoliativa, que age removendo as células mortas da superfície cutânea. Com essa ação, ele tem como consequência a renovação celular, sendo capaz de, com isso, aumentar a absorção não só desse ativo, que é o ácido glicólico, como também de outros ativos. Então, ele potencializa também a ação de outros ativos dentro do nosso skincare", informa a médica dermatologista.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-glicolico" }
Ácido glicólico: saiba quais os benefícios desse ativo

1- Renovação celular

Segundo a Dra. Hadassa, este poderoso ativo contribui para a renovação celular, que é a maior atribuição ao ácido glicólico, que ocorre graças a sua ação esfoliativa, penetrando com facilidade na pele do rosto e assim, eliminando a pele morta dos poros: “O ácido glicólico promove uma esfoliação química, que acabam removendo a camada córnea e quebrando as pontes entre as células e atuando na remoção dessa camada superficial, que é de células mortas, podendo ser utilizados no tratamento de acne, controle de oleosidade e rejuvenescimento”.

2- Pele iluminada

Por conta da ação esfoliativa, outro benefício que o uso do ácido glicólico pode proporcionar, é aumentar a luminosidade da pele, uma vez que remove as células mortas, melhorando a qualidade da pele. Desta forma você poderá notar maior viço no rosto.

3- Uniformização do tom e textura

A ação esfoliativa do ácido glicólico tem como consequência a renovação celular, sendo capaz de aumentar a absorção não só desse ativo, que é o ácido glicólico, como também de outros ativos. Dessa forma, potencializa também a ação de outros ativos dentro do nosso skincare, melhorando a textura, deixando uma textura mais uniforme e a pele com melhor viço”, informa a Dra. Hadassa.

4- Tratamento de manchas

Quando o assunto é tratamento de manchas, o ácido glicólico é um dos ativos mais recomendados para o tratamento. Como age na renovação das células, com o uso contínuo do ácido glicólico, há um estímulo na produção do colágeno, contribuindo também para a minimização de manchas da pele.

Claro que para que o resultado seja de forma efetiva, é recomendado combinar o uso do ácido glicólico com o protetor solar facial, desta forma evitando que os raios solares impactem na ação do ácido glicólico, uma vez que esses raios estimulam a produção de melanina da pele. Por isso, faça sempre o uso de protetor solar diariamente, protegendo a pele dos raios UV e também da luz visível.

A linha de Solar Expertise foi desenvolvida para proteger a sua pele da ação dos raios solares, ao mesmo tempo que cuida da saúde da sua pele, com opções de antirrugas e antioleosidade.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/acido-glicolico" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.brhttps://www.loreal-paris.com.br/acido-glicolico", "name": "acido-glicolico" } } ] }