Pele ressecada: dermatologista explica como tratar a pele seca

Você está com a pele ressecada? O ressecamento do rosto pode ser ocasionado por diversos fatores, mas no geral essa condição é intensificada por conta da falta de hidratação facial. Hábitos como uma rotina de skincare, ingestão de água e a adoção de produtos hidratantes na sua rotina de cuidados são necessários para que a sua pele esteja sempre macia, hidratada, saudável e iluminada.

Para explicar com mais detalhes sobre os motivos que podem fazer com que a pele fique ressecada e como tratar essa condição, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas dicas sobre o ressecamento da pele e como ele pode ser combatido, confira!

O que causa o ressecamento da pele?

A dermatologista detalha os principais motivos que fazem com que a pele fique ressecada: “A pele pode ficar ressecada se você está num ambiente muito seco e a sua pele perde muita água para o meio ambiente. Ou se você tem uma tendência a produzir pouca oleosidade, então você também vai ter uma pele mais ressecada”.

Se você não tem hábito de usar hidratante, ou se você usa sabonetes que são muito agressivos, isso também ajuda a ressecar a pele. Uma outra coisa que dá uma sensação de pele seca, é quando a sua pele está desidratada, quando você não bebe muita água e não oferece produtos que mantenham a hidratação natural da pele. Isso também pode dar uma sensação e um efeito de pele muito ressecada”, ressalta.

Como tratar a pele ressecada?

Para tratar a pele ressecada, é preciso adotar uma mudança de hábitos e garantir uma rotina com produtos hidratantes durante os cuidados: “Para tratar a pele ressecada, dê preferência para sabonetes suaves, que não irritem tanto a pele. Com produtos seja em creme, em gel ou em sérum, com ácido hialurônico ou a própria água micelar também ajuda a hidratar a pele”, detalha.

Claro que você tem que ter uma boa ingestão de água e se você mora, ou se você fica, em um lugar muito seco ou com ar condicionado o ideal é que a sua pele tenha mais cuidados com hidratação”, conclui.

Como hidratar a pele ressecada | L'Oréal Paris

1- Hidratação facial

A hidratação facial é um passo da skincare essencial para os bons cuidados da pele, por isso, a dermatologista Fabiana Wanick ressalta a necessidade e importância dessa etapa. “Se a pele está naturalmente seca, nós devemos oferecer hidratação para que essa pele fique hidratada. Se essa pele está seca por conta da falta de cuidados, você consegue reverter isso com a hidratação facial”, explica.

É muito importante nós mantermos essa pele hidratada, porque uma pele hidratada fica mais protegida, mais resistente e menos reativa. Isso permite que você trate acnes, rugas e manchas, porque se você não tem uma pele ressecada muitas vezes ela não tolera nenhum tratamento, ela logo reage, fica sensível ou com a sensação que está com alergia, por isso é importante hidratar a pele do rosto”, conclui.

2- Uso de ativos dermatológicos hidratantes

O uso de ativos dermatológicos hidratantes na rotina de skincare também é uma boa opção para hidratar a pele porque dessa forma é possível garantir hidratação em todos os passos da rotina de cuidados. Para isso, aposte na linha Revitalift Hialurônico, com ela você consegue adicionar os benefícios do ácido hialurônico em todos os passos da sua rotina de cuidados e o melhor é que os produtos podem ser utilizados por todos os tipos de pele.

Além disso, para proteção solar facial, aposte na linha UV Defender para protetores solares enriquecidos com ácido hialurônico. Para peles secas, aposte no UV Defender Hidratação Revitalizante e para peles oleosas aposte e opte pelo UV Defender Antioleosidade.

3- Consumo de água regularmente

Além de uma rotina de cuidados, a dermatologista ressalta a importância da ingestão diária de água para garantir a hidratação da pele e do organismo. “Com a hidratação é possível proteger a barreira cutânea da pele, isso significa que a pele não vai perder água pro meio ambiente e que as chances de microrganismos penetrarem na nossa pele é menor”, explica.

O benefício do consumo de água regularmente é benéfico de modo geral para o nosso corpo. E consequentemente a gente percebe isso na nossa pele. Se você está desidratada você tem reflexo na aparência da sua pele, na textura da sua pele, então é importante você consumir água de um jeito regular todos os dias para que essa pele fique com um aspecto saudável e para que ela responda da maneira correta aos tratamentos”, conclui.