Máscara de reconstrução: separamos 3 ativos que vão ajudar a reparar os danos do seu cabelo

A reconstrução capilar é uma etapa importante do cronograma capilar que tem a função de devolver as proteínas necessárias aos fios, e pode ser feita em todos os tipos de fios. Após colorações, alisamentos e outros procedimentos químicos no cabelo, os fios podem apresentar alguns sinais de que estão frágeis e com a necessidade de uma reconstrução potente. Mas então aparece a dúvida: como saber se estou comprando a máscara de reconstrução ideal para tratar o meu cabelo? Como saber se uma máscara é de reconstrução e não de hidratação? Para te ajudar, vamos te apresentar 3 ativos que vão reparar o cabelo danificado. Confira!

Antes de tudo: saiba identificar os sinais de que o seu cabelo precisa de reconstrução

Antes de saber os ativos de uma máscara de reconstrução, é ideal identificar quando o cabelo precisa de proteína e massa, em vez de uma hidratação mais simples. O cabelo com deficiência de proteínas apresenta alguns sinais que podem ser percebidos durante o dia a dia, que podem aparecer depois do uso da química em um cabelo que não estava preparado para aguentar os danos, como alisamento, coloração e descoloração. Conheça os principais sinais de que os fios precisam da etapa de reconstrução:

Quebra capilar: ela acontece quando o fio se parte no meio pela fragilidade e sensibilidade.

Efeito elástico: para saber se o seu cabelo está elástico, estique o fio, e caso ele não volte a ser como era antes, o cabelo está elástico. Isso porque a falta da queratina e de outras proteínas diminuem a força e a resistência dos fios.

Pontas duplas em excesso: a grande exposição ao calor da química faz com que as pontas dos fios percam a proteína ceramida, com as escamas da cutícula dilatadas e desprotegidas.

Ressecamento e frizz em excesso: quando os fios estão com um aspecto “palha” e com muito frizz, quer dizer que o nível de porosidade dos fios está acima do normal, sendo necessário um tratamento de reconstrução para equilibrar o nível de porosidade novamente.

Agora que você já sabe se o seu cabelo precisa de reconstrução, é hora de investir em máscaras de tratamento para esse fim que tenham alguns dos ativos a seguir.

1

A queratina ajuda a promover resistência aos fios danificados

A queratina é uma proteína que tem a função de dar resistência, proteger e preservar os nutrientes nos fios. Ela também está presente nas unhas e representa cerca de 90% da formação dos folículos capilares, sendo essencial para restaurar a vida dos fios. Não só a química faz com que a queratina seja perdida, como também a exposição ao sol e outros fatores naturais. Por isso, uma máscara de reconstrução que tenha esse ativo em sua fórmula vai ser capaz de salvar a vida dos fios com quebra e outros danos. É o caso do creme de tratamento Elseve Quera-Liso, criado especialmente para melhorar a recarga de queratina dos fios, além de proporcionar um cabelo liso deslumbrante e cheio de brilho.

Como usar: aplique nos cabelos lavados e úmidos, deixe agir por 5 minutos e enxágue abundantemente. É indicado usar a cada 15 dias.

2

A ceramida garante o alinhamento e a sedosidade dos fios

A ceramida é um tipo de lipídio que pode ser encontrado tanto no cabelo quanto na pele. No cabelo, ela fecha as escamas do fio, combatendo o frizz e o ressecamento dos fios. Ela age como uma “cola” que aumenta a coesão das cutículas ao córtex capilar, deixando os fios alinhados e brilhosos. Por isso, esse lipídio é essencial para melhorar a aparência e a saúde dos fios, o que o torna um ótimo ativo para ser encontrado nas máscaras de tratamento. Pensando nisso, o creme de tratamento Elseve Reparação Total 5 foi formulado enriquecido com Cicatri-Ceramida, que trata 5 danos causados pela química e por fatores externos: a quebra, a rigidez, a opacidade, o ressecamento e as pontas duplas. Além disso, a fórmula rica em nutrientes garante fios macios e brilhantes após a aplicação do creme.

Como usar: aplique nos cabelos lavados e úmidos, deixe agir por 5 minutos e enxágue. É indicado usar a cada 15 dias.

3

A arginina auxilia no crescimento capilar e garante fios fortes

A arginina é um aminoácido presente na queratina, que promove o fortalecimento dos fios e auxilia no crescimento capilar. Esse aminoácido reconstrói os fios de dentro para fora, estimulando a microcirculação que amplia a nutrição do bulbo capilar e a troca de nutrientes entre a raiz e as madeixas. A arginina pode ser encontrada em shampoos, condicionadores e outros produtos para cabelo. Para fazer a etapa de reconstrução, você pode usar o creme de tratamento Elseve Arginina Resist X3, que reconstrói a fibra capilar para que o cabelo cresça ainda mais forte. O creme também ajuda as mulheres que sofrem com a queda de cabelo, já que a arginina é um ativo essencial para o crescimento dos fios.

Como usar: aplique sobre os cabelos limpos e úmidos, massageie cada mecha por 2 minutos, deixe agir por 10 minutos e enxágue. É indicado usar a cada 15 dias.

Matéria publicada em 14 de junho 2021, por Webedia.