Cronograma capilar: o que é, para que serve e como montar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados criada de acordo com as necessidades do seu cabelo, ele pode ser definido como uma agenda que organiza quando é preciso hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo, em casa mesmo. O cronograma capilar pode ser adaptado e modificado na medida em que for necessário.

Para te ajudar a montar o seu próprio cronograma, o Beleza Extraordinária fez um guia com todos os passos. A proposta é simples: fazer com que você conheça melhor os seus fios e aprenda a perceber os tratamentos que o seu cabelo realmente precisa. Confira todas as dicas!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar" }
Entenda o que é cronograma capilar

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos. No geral, ela é feita durante 4 semanas, mas você pode adaptar de acordo com a sua rotina e necessidade dos fios. O cronograma capilar é indicado para cabelos ressecados, oleosos, coloridos, quebradiços, sem brilho e elásticos. Com a rotina de cuidados é possível recuperar e devolver a vitalidade para os fios.

O cronograma capilar tem a etapa de hidratação, nutrição (umectação) e reconstrução. Para entender o que o seu cabelo precisa, uma boa dica é colocar um fio do seu cabelo em um copo com água e aguardar por 3 minutos. Se o fio boiar, ele precisa mais de hidratação, se ficar no meio do copo ele necessita de nutrição, agora, se ele afundar, o foco é reconstrução.

Saiba para que serve o cronograma capilar

Para que serve o cronograma capilar?

O cronograma capilar serve para repor a água, nutrientes, lipídios e massa dos fios. A falta dessas características resulta em cabelos secos, porosos, sem brilho, quebradiços e sem movimento. Alguns cabelos tendem a ter essas características, então esses cuidados ajudam a reverter a situação. Mas, na maioria dos casos, os fios ficam desta forma por conta de processos químicos e físicos como o uso de chapinha, secador ou processo de alisamento e coloração.

Quais são os tratamentos no cronograma capilar?

O cronograma capilar é composto por três tratamentos: hidratação, umectação e reconstrução. Esses tratamentos são os responsáveis por garantir um cabelo macio, nutrido, com brilho e saudável. A constância de cada tratamento na sua rotina de cuidados vai depender da situação e das necessidades do seu cabelo.

Mas, no geral, ao montar um cronograma capilar os passos de hidratação e umectação/nutrição são os que mais se repetem, enquanto a reconstrução capilar deve ser feita uma vez no mês ou a cada 15 dias. Abaixo, entenda com mais detalhes a função e importância de cada passo do cronograma capilar.

Cronograma capilar: hidratação

A hidratação é a etapa do cronograma capilar que tem o objetivo de devolver umidade e nutrientes para os fios. O uso excessivo de fontes de calor, exposição ao sol, vento e poluição são alguns dos fatores que colaboram para a perda de água pelos fios. A hidratação deve ser feita no cabelo com uma máscara de tratamento hidratante.

A linha Elseve Hidra Hialurônico traz o benefícios do ácido hialurônico para o cabelo. Esse ativo, dermatologicamente testado, tem alto poder de hidratação para a pele e cabelo. Toda a linha Hidra Hialurônico conta com ácido hialurônico em sua fórmula e conta com um ação preenchedora e hidratante.

Preenchendo a fibra capilar com até 4x mais hidratação e 7x mais força desde o primeiro uso. O resultado é um cabelo hidratado, brilhante, solto e com movimento. Além disso, a linha Hidra Hialurônico ainda ajuda no combate ao frizz e a desembaraçar os fios.

Já para quem sofre com raíz oleosa e pontas desidratadas, a linha de Elseve Pure Hialurônico atua na purificação do couro cabeludo e proporciona maior hidratação para o comprimento, graças à combinação de Ácido Salicílico e Ácido Hialurônico.

Cronograma capilar: nutrição ou umectação

A etapa de nutrição, ou umectação capilar, tem como objetivo devolver lipídios e nutrientes aos fios. Os lipídios são gorduras produzidas pelo couro cabeludo que resultam nos óleos para os cabelos. Fios oleosos tendem a ter muito lipídio enquanto os cabelos secos não têm tanto.

Isso acontece principalmente com cabelos cacheados e crespos, as curvas dos fios dificultam a transferência de óleo do couro cabeludo para o resto dos fios. Por isso, o uso de máscara de tratamento que contenham óleos ajuda a repor esses compostos no resto dos fios.

A Elseve conta com a linha Óleo Extraordinário, enriquecida com óleos de 6 flores preciosas, a linha deixa os cabelos mais nutridos e brilhosos de uma forma simples e descomplicada. Tenha cabelos com movimento e com um brilho natural com a linha. Agora as cacheadas, podem apostar na linha Cachos Longos dos Sonhos que une os benefícios do ácido hialurônico com o óleo de rícino para cachos longos fortes e definidos.

Cronograma capilar: reconstrução

A reconstrução capilar tem como objetivo devolver massa para os fios. Essa massa da fibra capilar, muitas vezes, é retirada por conta de processos químicos como descoloração, tintura e alisamentos que deixam os cabelos finos, quebradiços e porosos.

Por se tratar de um processo mais intenso, a reconstrução deve ser feita apenas quando realmente for necessária. Em cabelos extremamente danificados ela pode ser feita durante uma vez na semana, cabelos com danos médios de 15 em 15 dias enquanto nos outros uma vez no mês.

A linha Elseve Reparação Total 5 foi feita especialmente para cabelos danificados e que precisam de um tratamento intenso. A linha enriquecida com Pro-Queratina repara o cabelo agido na fibra capilar e devolvendo o brilho, movimento e maciez dos fios.

Para os cabelos longos, a linha Longo dos Sonhos é enriquecida com coquetel de queratina vegetal + vitaminas + óleo de rícino que protege, nutre e recupera áreas fragilizadas dos fios. Além disso, a linha ainda recupera os últimos 3cm dos fios, para um cabelo longo saudável e nutrido até as pontas.

Como fazer cronograma capilar?

Para fazer o cronograma capilar é essencial entender quais tratamento seu cabelo necessita, por isso, fazer o teste de porosidade do fio é essencial. Depois de identificar as principais necessidades do seu cabelo, chegou o momento de montar o seu cronograma capilar, que no geral conta com dois ou três tratamentos por semana, que podem ser adaptados de acordo com a sua rotina para garantir a constância do tratamento.

O cronograma capilar é feito durante a lavagem do cabelo com a adição de máscara de tratamentos e óleos hidratantes, nutritivos e que garantem a reconstrução do fio. Abaixo, entenda como fazer o teste de porosidade do cabelo e entenda como montar o cronograma capilar de acordo com o seu tipo de cabelo.

Teste de porosidade para descobrir se o cabelo está saudável

Fazer um teste de porosidade é o primeiro passo para montar o cronograma capilar. A partir disso você consegue ver se o cabelo está saudável ou não, já que é a porosidade é o que define a capacidade do fio em absorver nutrientes. Entenda como fazer o teste de porosidade:

1. Encha um copo com água e coloque alguns fios de cabelo dentro;
2. Aguarde cerca de 10 minutos;
3. Observe se os fios afundaram, se ficaram no meio do copo ou se boiaram.

Resultado: se os fios afundam, é sinal de alta porosidade. Isso quer dizer que as cutículas estão abertas, o que ajuda o cabelo a absorver água ao mesmo tempo em que perde nutrientes. Se os fios boiaram, significa que as cutículas estão muito fechadas, o que impossibilita a absorção de nutrientes. Agora, se os fios ficam no meio do copo com água, quer dizer que as cutículas estão meio abertas e que os fios absorvem tratamentos na medida certa, ou seja, estão saudáveis. Nesse caso é necessário cuidados preventivos para garantir que a saúde do fio seja mantida.

Entenda a ideia do cronograma capilar semanal

Agora que você já sabe a situação do seu cabelo em relação à porosidade, a dica é montar um cronograma com base no resultado. A agenda funciona assim: você escolhe 3 dias na semana para, em cada um deles, fazer um dos tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Não importa o tipo do seu cabelo, liso, ondulado, cacheado ou crespo- a quantidade de dias por semana pode ser a mesma. O segredo para um bom resultado é a ordem dos tratamentos, que não são as mesmas para todo cabelo.

Como saber a ordem dos tratamentos no cronograma capilar?

Lembra do teste de porosidade? É a partir dele que você pode montar a ordem dos tratamentos. Além de fazer o teste do toque no próprio cabelo, os cabelos com hidratação em dia geralmente não aparentam frizz ou aspereza, mas podem estar danificados no interior da fibra, ou seja, podem estar precisando de nutrição e de reconstrução.

A dica é escolher um fio para puxar pela ponta. Se ele quebrar facilmente ou ficar muito elástico, como se fosse chiclete, é sinal de que falta um desses dois tratamentos, dessa forma é possível fazer o teste de toque dos fios. Após descobrir mais detalhes sobre a porosidade do seu fio, alguns passos podem ser seguidos para montar o seu kit do cronograma capilar. Confira algumas dicas:

● Baixa porosidade: fios com baixa porosidade precisam, primeiro, de hidratação, porque as cutículas estão muito fechadas e, por isso, não vão abrir espaço para outros tratamentos, nem mesmo a água. Geralmente, o aspecto do cabelo é ressecado, com frizz, com pontas duplas e muito quebrado. Para esses fios, opte pela linha Elseve Hidra Hialurônico, enriquecida com ácido hialurônico ela garante até 4x mais hidratação e 7x mais forma para os fios fazendo com que eles fiquem hidratados, macios, com movimento e, além disso, ela ajuda na diminuição do frizz.
● Média porosidade: esse tipo de cabelo é considerado saudável porque está bem hidratado. Mas com o teste de toque do fio você pode perceber porosidade no fio, quebradiço e sem brilho, vale testar a nutrição e a reconstrução como primeiros tratamentos do cronograma semanal. A nutrição é feita com óleos, enquanto a reconstrução é a recarga de queratina, ou seja, massa capilar. Para esses passos, opte pelas linhas de Elseve Glycolic Gloss é antiporosidade e possui sua fórmula enriquecida com Ácido Glicólico e pH ácido, que juntas combatem a porosidade dos fios, deixando-os alinhados e com brilho ultra gloss que resiste por até 6 lavagens.
● Alta porosidade: nesse tipo de cabelo, as cutículas estão totalmente abertas ou danificadas, fazendo com que o fio absorva água e nutrientes ao mesmo tempo em que perde. Ou seja, os tratamentos não costumam fazer efeito por muitos dias. A dica é apostar no combo de reconstrução e acidificação, para ajudar o fio a recuperar massa durante o processo de reconstrução e ficar selado e manter a retenção de água no fio, graças ao processo de acidificação.

Para cabelos extremamente danificados aposte na linha Elseve Reparação Total 5 Extra Profundo enriquecida com Micro Queratina, Cicatri-Ceramida e com a tecnologia LAK 1000, a linha ajuda na reconstrução e na reposição de massa dos fios, devolvendo vitalidade para a saúde do seu cabelo. Já o Acidificante Ultra Gloss conta com pH ácido e Ácido Glicólico em sua formulação, atuando no combate da porosidade do cabelo, reequilibrando a fibra e deixando sua cutícula selada, garantindo brilho ultra gloss que resiste por até 6 lavagens.

Tipos de cronograma capilar

Para além dos passos de hidratação, umectação e reconstrução capilar que formam o cronograma capilar, tem um objetivo com o seu cronograma pode ajudar escolher os melhores ativos e produtos para atingir o que você quer.

Por exemplo, o cronograma capilar para crescimento deve ter ativos que fortaleçam e fortaleçam os fios, assim como o cronograma para cabelo cacheado deve ter produtos adaptados para esse tipo de fio e os ativos indicados para esse cabelo. Abaixo, separamos algumas dicas que você deve levar em consideração para fazer um cronograma capilar personalizado.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar" }
Cronograma capilar para crescimento

Cronograma capilar para crescimento

O cabelo cresce de 1 a 1,5 cm por mês, esse número não tem como ser alterado, mas é possível criar uma rotina de cuidados para garantir que ele siga de forma saudável e constante. Por isso, além do cronograma capilar para crescimento, manter uma alimentação saudável, noites de descanso e evitar estresse vai garantir que o cabelo cresça de uma forma saudável.

O cronograma capilar para crescimento deve ser focado em fortalecer o cabelo, para que ele cresça saudável e sem a possibilidade de quebra, por isso, investir em ativos nutritivos como babosa e óleo de ricino são boas opções. Além disso, o passo de hidratação também evita o ressecamento, que pode secar o cabelo mais fraco. Outra dica, é evitar penteados muito apertados, deixar o cabelo seco para arejar e desembaraçar os fios úmidos para evitar a quebra capilar.

Cronograma capilar para cabelo oleoso

Cronograma capilar para cabelo oleoso

Já as pessoas que têm cabelo oleoso sabem a necessidade de ter produtos que controlem a oleosidade excessiva dos fios. Por isso, cremes de tratamento com ativos antioleosidade, como o ácido salicílico são importantes para adicionar no cronograma capilar.

Além do passo de hidratação que também deve ser mantido para garantir o controle da oleosidade. A umectação pode ser feita mas em uma periodicidade menor, a cada 15 dias. Além dos cuidados capilares, uma rotina com alimentação balanceada também é essencial para controlar a oleosidade do cabelo.

Para cuidar do cabelo oleoso, aposte na linha Pure Hialurônico, composta pela dupla ação do ácido salicílico e ácido hialurônico, todos os produtos da linha contam com os benefício purificante e de controle da oleosidade do ácido hialurônico combinado com o ácido salicílico. Conheça a linha e tenha o melhor tratamento para seu cabelo oleoso.

Cronograma capilar para cabelo cacheado

Cronograma capilar para cabelo cacheado

Para quem tem cabelo cacheado, o uso de produtos que garantem a nutrição é essencial. Isso porque esse tipo de cabelo tende ser mais ressecado por conta da curvatura, e um cabelo hidratado e nutrido define com maior facilidade e mantém os cachos por mais tempo.

Por isso, investir em produtos desenvolvidos especialmente para os cabelos cacheados e enriquecidos com ativos nutritivos e hidratantes é essencial. Opções com proteção térmica também são boas opções, principalmente se você usa o secador e o difusor para finalizar os cachos. Para cuidar dos cabelos cacheados, utilize pentes de dentes largos, finalize o cabelo em pequenas partes e, além dos cremes de tratamento, aposte em etapas de umectação feitas com os óleos vegetais puros, principalmente se o seu cabelo tende a ser mais ressecado.

A linha Cachos Longos do Sonhos é enriquecida com a dupla ação do ácido hialurônico e óleo de rícino para oferecer um tratamento nutritivo eficiente para os cabelos cacheados e em transição capilar. Conheça toda a linha e inclua os produtos no seu cronograma capilar para cabelos cacheados.

Cronograma capilar para loiras

Cronograma capilar para loiras

Quem já pintou o cabelo de loiro sabe que após o processo de coloração é preciso manter uma rotina de cuidados intensa com o cabelo. Por isso, criar um cronograma capilar adaptado para os cabelos loiros é essencial para garantir que a cor e o cabelo fique com brilho. Escolha produtos feitos especialmente para cabelos coloridos e, no caso dos cabelos loiros, mantenha a rotina de matizar os fios para garantir uma cor mais duradoura.

A etapa de reconstrução capilar é essencial para quem pintou o cabelo de loiro, dessa forma é possível garantir que o cabelo vai ficar fortificado e evitar o aparecimento de pontas duplas, frizz e com que os fios fiquem quebradiços. Além disso, a hidratação garante o movimento, maciez e brilho dos fios. Enquanto a nutrição capilar é essencial para intensificar o brilho natural do cabelo loiro e ajudar na fortificação dos fios.

Cronograma capilar para loiras

Cronograma capilar para cabelo quimicamente tratado

Os processos químicos no cabelo resultam na perda de massa da fibra capilar, por isso, sempre que você alisar, pintar ou descolorir o cabelo é essencial criar um cronograma capilar focado para cabelos quimicamente tratados. Dessa forma, é possível prolongar o resultado do tratamento e garantir que o cabelo fique com brilho e evitar pontas duplas, quebras e ressecamento do fio.

Os cabelos quimicamente tratados tendem a ser porosos e para isso, é importante adotar uma rotina de cronograma capilar que reforçam os passos de reconstrução e nutrição. A reconstrução garante a reposição de massa e o tratamento para danos capilares mais profundos, enquanto a nutrição impulsiona o brilho e a força do fio. Adicione também o passo de hidratação para completar a rotina. Outra dica, é apostar no uso de óleos capilares ao longo da semana entre as lavagens, como o Óleo Extraordinário, e apostar em ativos como queratina, óleo de rícino e óleo de argan.

Cronograma capilar para loiras

Cronograma capilar para cabelo liso

Para montar o cronograma capilar ideal para o cabelo liso, é essencial entender quais são as particularidades do seu cabelo. No geral, o cabelo liso tende a ser mais oleoso por conta da curvatura do fio, nesse caso, intensificar o passo de hidratação no cronograma capilar e incluir produtos com ação antioleosidade na rotina de cuidados é essencial.

Agora, se o seu cabelo liso tende a ser mais quebradiço ou com frizz intenso, é essencial reforçar o passo de nutrição dos fios. Lembre-se que o cronograma capilar é uma rotina de cuidados adaptável, por isso, quando necessário modifique os passos de cuidados.

Como montar um kit cronograma capilar?

Para montar um kit de cronograma capilar é essencial entender quais tratamentos você vai fazer e o seu tipo de cabelo, para escolher os produtos para cronograma para crescimento, cabelo cacheado ou cabelo oleoso.

Dessa forma é possível escolher os melhores cremes de tratamento e ativos para o seu cronograma capilar, que deve ser personalizado. Na hora de montar o seu kit cronograma capilar, aposte nos produtos Elseve! Com diversas linhas, Elseve proporciona os melhores cuidados para todos os tipos de cabelo e passos do cronograma capilar.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar" }
Elseve Glycolic Gloss

Cronograma capilar com Elseve Glycolic Gloss

Os produtos da linha de Elseve Glycolic Gloss são ideais para os cabelos que sofrem com porosidade, opacidade e fios ressecados, sendo essencial no cronograma capilar para tratar os fios com afinco. Com a combinação de pH Ácido e Ácido Glicólico é possível cuidar da saúde do seu cabelo, combater a porosidade, selar as cutículas e proporciona brilho ultra gloss que resiste por até 6 lavagens.

Novidade no portfólio de Elseve de L’Oréal Paris, o Acidificante Ultra Gloss é um tratamento ácido que possui 6% Complexo de Ácido Glicólico, atuando no combate da porosidade do fio desde o primeiro uso, melhorando a qualidade do cabelo e proporcionando brilho ultra gloss por até 6 lavagens. Para os cuidados diários com os fios, o Sérum Elixir Prolongador de Gloss possui filtro UV e proteção térmica, ajudando a selar os fios entregando reparação extra e hidratação.

Box Elseve Pure Hialuronico

Cronograma capilar com Elseve Pure Hialurônico

A linha Elseve Pure Hialurônico é ideal para o cronograma capilar do cabelo oleoso. Isso porque todos os produtos são enriquecidos com a dupla ação do ácido salicílico e ácido hialurônico. O ácido salicílico é um ativo que promove o controle e o combate da oleosidade excessiva do cabelo, enquanto o ácido hialurônico garante uma hidratação intensa para os fios - tratamento que também é necessário para o controle da oleosidade dos fios.

Entre os tratamentos da linha, o Shampoo Micelar Hialurônico conta com fórmula líquida que garante 2x mais limpeza e substitui o uso do Shampoo Hidra Purificante 2x na semana. Além disso, o aplicador facilita o uso do produto e permite chegar em locais mais escondidos do couro cabeludo e na lavagem até de cabelos com tranças. É importante lembrar que o Shampoo Micelar Hialurônico sempre deve ser utilizado com o Creme de Tratamento Reequilibrante 72h, que garante hidratação profunda por até 72h sem pesar os fios.

Box Elseve Hidra Hialuronico

Cronograma capilar com Elseve Hidra Hialurônico

Para uma hidratação intensa para todos os tipos de cabelos, Elseve apresenta a linha Hidra Hialurônico, enriquecida com ácido hialurônico, ela oferece 4x mais hidratação e 7x mais força para os fios. O cronograma capilar com Hidra Hialurônico garante cabelos macios, maleáveis, com menos frizz e com redução de quebra.

Entre as inovações da linha, está o Creme de Tratamento Noturno que garante hidratação intensa enquanto você dorme, perfeito para aqueles dias mais corridos da rotina de cuidados capilares. O Creme de Tratamento Noturno evita que o cabelo fique com frizz, que é intensificado pelo atrito com o travesseiro, e garante fios macios. No outro dia ela não precisa de enxágue e você já acorda com o cabelo pronto!

Box Elseve Cachos Longos Dos Sonhos

Cronograma capilar com Elseve Cachos Longos dos Sonhos

Quem tem cabelo cacheado sabe que é essencial escolher os produtos ideias para garantir cachos definidos e com volume. Por conta da curvatura, o cabelo cacheado tende a ser mais ressecado e poroso, o que exige um reforço no tratamento de nutrição do cronograma capilar. Para te ajudar, Elseve conta com as linhas Cachos Longos dos Sonhos que combinam o ácido hialurônico com o óleo de rícino para uma nutrição intensa dos fios. A linha promove até 72h de definição e salva os 3 cm dos cachos.

Se você gosta de produtos multifuncionais, a linha Cachos Longos dos Sonhos conta com o Creme Milagrosos 3 em 1. Ele tem ação de creme de pentear, condicionante e tratamento intensivo. Ele pode ser incluído na rotina de cuidados capilares diários e o Creme de Tratamento Noturno Anti-Travesseiro no cuidado noturno para facilitar o day after!

Box Elseve Oleo Extraordinario

Cronograma capilar com Elseve Óleo Extraordinário

A linha Elseve Óleo Extraordinário oferece nutrição intensa para todos os tipos de cabelo. Enriquecida com a tecnologia de micro óleos de 6 flores preciosas e isso garante nutrição do cabelo sem pesar os fios. Além dos cuidados com lavagem e tratamentos de nutrição, a linha conta com o Óleo Capilar Extraordinário que pode ser utilizado na finalização e no dia a dia. Ele é capaz de nutrir o fio de forma intensa e proteger o cabelo dos raios solares, já que ele conta com proteção térmica.

Box Elseve Reparacao Total 5

Cronograma capilar com Elseve Reparação Total 5

Para reconstrução capilar, a linha Elseve Reparação Total 5 oferece os benefícios da cicatri-ceramida em sua fórmula o que resulta em uma linha capaz de tratar a quebra, rigidez, opacidade, ressecamento e pontas dupla. Isso deixa os cabelos reparados, fortificados e revitalizados desde o primeiro uso.

Para uma reparação rápida do cabelo, o Leave-In Cicatri Renov Elseve Reparação Total 5 age como uma plástica capilar garantindo reparação instantânea, selagem das pontas, brilho, maciez, desembaraço, ação anti-frizz e proteção térmica.

Box Elseve Longo Dos Sonhos

Cronograma capilar com Elseve Longo dos Sonhos e Liso dos Sonhos

Para cabelos longos, aposte no cronograma capilar com a linha Elseve Longo dos Sonhos, que é enriquecido com um coquetel de queratina vegetal + vitaminas + óleo de rícino. Essa combinação preenche e recupera as áreas fragilizadas, o que nutre e preenche os fios.

Para o cronograma capilar dos cabelos lisos, Elseve conta com a linha Elseve Liso dos Sonhos que garante um cabelo sem frizz por 48 horas. Com uma tecnologia anti-umidade de queratina líquida + Manteiga de cacau, alinha os fios, nutre e alonga.

O que não fazer durante o cronograma capilar?

Agora que você já sabe os benefícios do cronograma capilar e como montar o cronograma ideal para o seu tipo de cabelo, separamos alguns comportamentos que você não deve fazer durante os cuidados do cronograma capilar:

● Uso excessivo de calor;
● Uso de produtos inadequados para o seu cabelo;
● Lavar o cabelo com água quente;
● Dormir de cabelo molhado;
● Não cuidar dos fios após o mergulho da praia e piscina;
● Não utilizar óleos capilares;
● Lavar o cabelo de forma excessiva;
● Não fazer um cronograma capilar adaptado para você;
● Fazer todos os tratamentos na mesma semana;

Quantas vezes por semana faz o cronograma capilar?

O cronograma capilar pode ser feito 3 ou 2 vezes por semana. O ideal é encaixar a rotina de cuidados três vezes na semana. Mas, com a rotina do dia a dia, muitas vezes essa frequência alta dificulta a manutenção da rotina de cuidados, que deve periodicidade. Por isso, se você quiser começar ou adaptar o seu cronograma capilar, passe a fazer ele duas vezes por semana.

Se você busca um tratamento mais rápido, Elseve conta com as cápsulas de tratamento em 1 minuto, uma boa alternativa para aqueles dias que exigem uma rotina de cuidados capilares mais rápida. Conheça as cápsulas de nutrição e reconstrução e inclua no seu cronograma capilar!

Como lavar o cabelo no cronograma capilar?

Entender como lavar o cabelo durante os cuidados com os fios no cronograma capilar é essencial para uma limpeza eficiente. Antes de tudo é importante lembrar que o cabelo não deve ser lavado todos os dias.

Na hora de lavar o cabelo, aplique o shampoo apenas no couro cabeludo e massageie os fios. Enquanto o condicionador deve ser utilizado apenas no comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo.

Uma dica é escolher o shampoo de acordo com o tratamento do dia. Se o passo é de hidratação, aposte no shampoo antiporosidade Shampoo Gloss Ácido, agora se o passo é de umectação escolha o Shampoo Nutritivo Óleo Extraordinário ou o Shampoo Cachos Longos dos Sonhos para os cabelos cacheados. Enquanto a reconstrução opte pelo Shampoo Reparação Total 5.

Quem pode fazer o cronograma capilar?

Todas as pessoas podem fazer cronograma capilar! O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, então não há nenhuma restrição. Por se tratar de uma rotina de cuidados intensa, opte por fazer o cronograma quando você sentir que o seu cabelo está necessitando de mais reparo e cuidados. Dessa forma, é possível recuperar a hidratação, brilho e o movimento dos fios com alguns passos.

O que não fazer durante o cronograma capilar?

Agora que você já sabe os benefícios do cronograma capilar, como montar e como encaixar na rotina, separamos algumas coisas que você não deve fazer durante o cronograma capilar ou erros comuns que podem ocorrer.

É importante lembrar que o cronograma capilar é individual, por isso cuidados que dão certo para outra pessoa pode não funcionar para você porque cada cabelo é de um jeito, por isso monte um cronograma capilar personalizado para o seu tipo e as necessidades do seu cabelo.

Lavar o cabelo em excesso também pode causar efeito rebote, o que faz com que o cabelo fique mais oleoso ou ressecado. Usar fontes de calor, como chapinha e secador, em excesso é prejudicial para a saúde dos fios. Assim como a falta de regularidade nos cuidados capilares, o cronograma capilar deve ser seguido na periodicidade correta. Além disso, é importante escolher bons produtos para o tratamento do cabelo e garantir todos os benefícios, por isso, aposte nos produtos Elseve de L’Oréal Paris.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-cacheado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-cacheado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/como-deixar-o-cabelo-cacheado/como-deixar-o-cabelo-cacheado.jpg?rev=d529d0b869f24aad8741c023c5045ba6", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-10-06T18:06:40+00:00", "dateModified": "2023-10-06T18:08:02+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-crespo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-crespo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-crespo/cabelo-crespo.jpg?rev=c425e9eea1694291bdf7e6b4fc0fb9f8", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-10-06T17:21:44+00:00", "dateModified": "2023-10-06T17:48:39+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-ondulado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-ondulado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/cabelos-2022/cabelo-ondulado/cabelo-ondulado-como-cuidar.jpg?rev=9c2829b1ffe74d54a0f88408cad090f7", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-10-06T16:31:40+00:00", "dateModified": "2023-10-06T16:33:11+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-liso", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-liso", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-liso/cabelo-liso.jpg?rev=607c6dadfdb74adda7703a1c17479c8e", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-10-05T16:58:07+00:00", "dateModified": "2023-10-06T16:28:23+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-danificado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-danificado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-danificado/cabelo-danificado-.jpg?rev=7286a6479fe94e65a747f1e40785fbd9", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-11-07T18:02:35+00:00", "dateModified": "2023-11-07T19:09:19+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 6, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-ressecado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-ressecado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-ressecado/cabelo-ressecado.jpg?rev=9e1e21bd2e8940829c23af4b761fc5c3", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-09T18:12:39+00:00", "dateModified": "2024-01-09T18:13:20+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 7, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-poroso", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-poroso", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cabelo-poroso/cabelo-poroso.jpg?rev=1dce95e010124944a02d47757d5d3e6a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-08-31T04:00:01+00:00", "dateModified": "2023-08-31T04:13:12+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 8, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/tipos-de-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"tipos-de-cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/conheca-os-tipos-de-cabelo-e-saiba-como-identificar-o-seu/tipos-de-cabelos.jpg?rev=024d8e9adb404ac3afda5182cdc44fe4", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-07-20T20:38:10+00:00", "dateModified": "2023-07-20T21:31:36+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar", "name": "cronograma-capilar" } } ] }