Não é somente na gravidez que os cabelos podem mudar de textura. Ao longo da vida, é natural que os fios modifiquem sua beleza e passem a ter um aspecto mais fino ou mais grosso, mais cacheado ou mais liso. Se você lembra de ter um cabelo mais rebelde durante a adolescência ou não reconheceu suas madeixas ao olhar uma foto de quando era bebê, acredite: isso acontece com a maioria das mulheres e em qualquer idade. De acordo com o médico tricologista Valcinir Bedin, as alterações hormonais são as principais causas da mudança capilar, mas outros fatores também podem influenciar na transformação. Confira abaixo!
Fio tornar-se mais fino e quebradiço é a alteração mais comum
Não importa qual seja a textura do seu cabelo - lisa, cacheada, ondulada ou crespa - as madeixas costumam ser mais brilhantes e saudáveis na infância. Já na adolescência, a turbulência hormonal faz com que os fios tornem-se volumosos e rebeldes, e na fase adulta, mais finos e quebradiços. Porém, de acordo com o tricologista, não há uma idade específica para que os fios comecem a alterar sua forma, já que o fato também depende de como a mulher cuida das madeixas durante a vida. "A mudança vai depender muito do que ela usou nos cabelos e da forma como ela trata os seus fios, mas pode ocorrer desde a adolescência. A primeira é a mudança da textura para mais fino e quebradiço. Pode haver mudança de forma, de liso para encaracolado ou vice-versa", explicou o especialista Bedin.
Queda de cabelo também pode acontecer com as mulheres
Não são apenas os homens que sofrem com queda de cabelo na fase adulta. O excesso de cortisol no organismo é um dos fatores que podem ocasionar dermatite seborreica e consequentemente, queda dos fios, porém, de um jeito sutil nas mulheres. O tricologista afirma que o problema - que também pode ser causado por outros fatores - pode ser revertido. "O primeiro ponto é descobrir a causa da queda, que pode ser de origem hormonal, metabólica ou genética. Depois de descoberta a causa deve-se tentar reverter o processo como tratamentos tópicos ou medicamentos orais quando for necessário", recomendou.
Além dos hormônios, excesso de tratamentos químicos pode alterar a textura dos cabelos
Os picos hormonais na adolescência e a quebra brusca de hormônios na menopausa são episódios conhecidos pelas mulheres. Mas além dessas fases, de acordo com o tricologista Valcinir Bedin, o excesso de tratamentos químicos, como descolorações e alisamentos também pode alterar a estrutura dos cabelos de um modo negativo, já que os produtos usados podem causar ressecamento, quebra e opacidade a longo prazo. Além disso, a densidade dos fios também pode diminuir, fazendo com que os cabelos fiquem sem balanço ou movimento. Para evitar que isso aconteça, a dica é tentar diminuir o uso desses produtos e investir em hidratações capilares - até mesmo caseiras.
Matéria publicada em 25 de fevereiro 2021, por Webedia.