8 mitos e verdades sobre transição capilar

Começar a transição capilar é uma decisão que gera muitos medos e dúvidas. Ao procurar por informação e ajuda para assumir os cachos, é comum que as mulheres sejam bombardeadas com dicas que nem sempre são verdadeiras ou úteis. Isso pode retardar o processo ou até mesmo causar a desistência de quem fica desanimada ao se deparar com resultados que pensa que não serão alcançados. Pensando nisso, nós listamos 8 mitos e verdades sobre a transição capilar, para que você saiba exatamente o que esperar, o que fazer e o que não fazer durante essa fase. Confira!
1

Shampoo antirresíduos tira a química do cabelo na transição capilar

Mito. O shampoo antirresíduos não tem o poder de tirar a química do cabelo. Esse tipo de produto apenas realiza uma limpeza profunda no couro cabeludo e nos fios, removendo resíduos de produtos de styling, como creme de pentear e óleos capilares, além de impurezas e vestígios de poluição. Produtos químicos como alisamentos ou relaxamentos mudam a estrutura natural da fibra capilar e esse efeito não pode ser revertido com o uso de shampoo.

2

Esperar o cabelo crescer é a única forma de recuperar os cachos naturais

Verdade. Como nenhum tipo de shampoo ou produto pode reverter o efeito da química sobre os fios de cabelo, a única forma de recuperar os cachos naturais é esperar que eles cresçam naturalmente. Ou seja, fazer a transição capilar. Produtos que prometem recuperar os cachos geralmente são permanentes, que podem formar cachos ou tirar o volume da raiz. Mas eles também contêm componentes químicos e que vão seguir causando danos nas madeixas a longo prazo.

3

Os cabelos cacheados e crespos demoram a crescer

Mito. Cabelos cacheados e crespos crescem de 1 cm a 1,5 cm por mês, assim como os cabelos lisos e ondulados. A diferença é que os fios do tipo 3ABC e 4ABC sofrem de um fenômeno chamado fator encolhimento, que é quando os cabelos se retraem depois de secos, o que faz com eles pareçam mais curtos do que realmente são. Por isso, se você teme fazer a transição capilar por medo de que seus cabelos não cresçam, já não precisa mais se preocupar com isso!

4

Os cabelos podem ficar frágeis durante a transição capilar

Verdade. A transição não é um processo de adaptação apenas para a mulher, mas também para as madeixas. Durante essa fase, a parte alisada do cabelo pode quebrar, gerando pontas afinadas e desiguais. Por isso, um dos segredos para amenizar a diferença entre as texturas durante a transição capilar é aparar as pontas dos fios periodicamente e usar técnicas de texturização, como a fitagem, o dedoliss e os twists no dia a dia. Além disso, o cabelo cacheado e, principalmente, o crespo, tende a ser mais fino e seco, necessitando de tratamentos semanais para crescer saudável e forte.

Mitos e verdades sobre transição capilar
5

Fazer o big chop faz o cabelo crescer mais rápido

Mito. Cortar o cabelo não faz com que ele cresça mais rápido, seja na transição ou não. No caso do big chop (ou grande corte), ele apenas irá remover toda a parte alisada do cabelo. Além de aliviar o incômodo com as duas texturas, isso faz com que seja mais fácil observar o crescimento dos cachos naturais. Mas lembre-se que, normalmente, os cabelos sempre crescem até 1,5 cm por mês. Caso você sinta que seus fios não estão crescendo, a solução ideal é procurar um médico tricologista, pois pode ser indicativo de problemas hormonais, psicológicos ou alimentação deficiente em vitaminas.

6

O cabelo cacheado é mais difícil de cuidar que o cabelo liso

Depende. Algumas mulheres podem achar que ir ao salão alisar os cabelos e fazer chapinha é mais fácil do que lavar e ter que finalizar com o creme de pentear no dia a dia. Por outro lado, muitas consideram que é bem mais fácil não ser dependente da química e de ferramentas de calor para manter as madeixas alinhadas. Assim, o conceito de fácil ou difícil é bastante particular e vai depender da sua rotina e do tempo que você tem para dedicar ao seu cabelo. Mas, de forma geral, os cabelos cacheados e crespos necessitam dos mesmos cuidados básicos que qualquer outro tipo de fio: lavar, tratar e finalizar.

7

É indicado seguir um cronograma capilar na transição

Verdade. Lembra que os cabelos podem ficar mais frágeis durante a transição capilar? Durante esse processo é muito indicado montar um cronograma que alterne os três principais tratamentos (hidratação, nutrição e reconstrução) para restaurar danos causados pelos anos de químicas, além de fornecer à fibra capilar todos os nutrientes necessários para que os cachos naturais cresçam bonitos e saudáveis.

8

A transição capilar custa caro e exige muitos produtos

Mito. Além de um shampoo e um condicionador da sua preferência, os produtos para começar a transição capilar que você vai precisar são apenas uma máscara para cada fase do cronograma e um creme de pentear para cabelos cacheados. Acessórios e produtos adicionais, como óleos, podem ser incluídos na rotina com o tempo, conforme a sua necessidade. Além disso, hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de creme com ótimos ingredientes e tecnologias a preços acessíveis nos supermercados e farmácias.

Matéria publicada em 14 de junho 2021, por Webedia.