Astronauta ensina em vídeo a lavar os cabelos no espaço

Lavar os cabelos pode parecer uma tarefa simples para a maioria das mulheres, mas para uma americana em especial, deixar as madeixas limpas é um pouco mais complicado. A astronauta americana Karen Nyberg, dona de cabelos lisos e loiros, mostrou em um video como funciona a limpeza dos fios na gravidade zero. Karen resolveu fazer o tutorial depois de receber muitas perguntas a respeito do assunto em sua conta pessoal no Twitter. Para Karen, única mulher na Estação Espacial Internacional (ISS), questões triviais, como usar água corrente e saber a quantidade ideal de shampoo e condicionador devem ser muito bem pensadas para as substâncias não saiam flutuando.

Água e shampoo na gravidade zero

No video de pouco menos de três minutos, a engenheira de voo explica que para lavar os cabelos a bordo no espaço é preciso shampoo, pente e pouquíssima água, que deve ser usado com cuidado para não flutuar. Durante o procedimento, Karen se esforça para manter os fios molhados , espalhando a água da raiz para as pontas dos cabelos com ajuda das mãos, assim como o shampoo. Para completar a limpeza, a astronauta esfrega as madeixas com uma toalha e depois as enxagua distribuindo a água pelos fios com ajuda de um pente.

A astronauta, que faz parte da tripulação atual da ISS na chamada "Expedição 36", ainda explica que as gotas de água que flutuam não são disperdiçadas dentro da estação: "A água irá evaporar e então o sistema de ar condicionado irá coletá-la. Depois ela será processada pelo sistema de purificação e se tornará água potável", explicou.

Astronautas recebem treinamento para aprender a lavar cabelos em gravidade zero

Para aprender a conviver com os limites da estação espacial, os astronautas aprendem a lidar com os processos de higiene em gravidade zero, incluindo lavar os cabelos. Escovar os dentes, por exemplo, é parecido com o movimento na terra, mas usar o banheiro exige treinamento para aprender a lidar com o sistema criado pela NASA.

Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.