O que é FPS: dermatologista explica o que significa a sigla e ensina como escolher seu protetor solar

Ao escolher um protetor solar facial você já deve ter se deparado com a sigla FPS, ela diz respeito ao fator de proteção solar e ajuda a escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o que é FPS e não sabe qual é o melhor FPS para sua pele, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas informações que vão te ajudar no momento de escolher o protetor com o melhor fator de proteção solar para a sua pele. Confira!

O que é FPS do protetor solar?

Para entender de uma forma mais conceitual o significado do FPS e sua importância, a dermatologista Fabiana Wanick explica. “O FPS significa fator de proteção solar, ele é responsável pela proteção da pele contra os raios UVB. Os raios UVB são os causadores de queimaduras, ardência e vermelhidão da pele. Esses raios têm maior incidência normalmente no verão, que os dias são mais ensolarados”.

Em alguns protetores, eu acho que na maioria até, junto com o FPS encontramos uma outra sigla chamada PPD, que significa Persistent Pigment Darkening. Ele é responsável pela proteção da pele contra os raios UVA, que afetam a nossa pele o ano todo, independente se é verão ou se o dia está ensolarado. Todos os dias estamos expostos à radiação ultravioleta A e esse tipo de radiação traz muitos prejuízos para a pele, desde manchas até câncer de pele”, explica a Dra. Fabiana.

O ideal é que o PDD seja a partir de 10 e, como regra, o PPD deve representar pelo menos a metade do FPS. Dessa maneira garantimos uma proteção eficaz da pele tanto dos raios UVA quanto UVB para evitar o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas, além de evitar o câncer de pele”, ressalta.

Como saber o FPS ideal para o meu tipo de pele?

Além de entender mais sobre o valor do FPS e entender a importância do fator de proteção e do PDD para a rotina de cuidados faciais diária, a doutora explica como escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele. “Isso vai depender do seu tipo de pele e dos seus hábitos de vida. Por exemplo, uma pessoa que passa o dia trabalhando dentro do escritório e só se expõe a luz solar quando está indo para o trabalho bem cedo, na hora do almoço ou voltando para casa no final do dia, pode usar um fator de proteção solar menor um pouco e não precisa reaplicar tantas vezes”.

Agora, uma pessoa que trabalha na rua, anda prá lá e pra cá e está sempre exposta à luz solar, o ideal é que ela escolha um FPS alto e que reaplique o protetor solar de duas em duas horas para que essa proteção seja mantida ao longo do dia”, explica. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS indicado para proteção solar diária é a partir de 30, dessa forma o valor vai variar de acordo com as necessidades do seu rosto e com a sua rotina.

Precisa usar protetor solar facial todos os dias?

Sim! O protetor solar é um produto indispensável na rotina de cuidados com a pele, isso acontece porque além evitar o aparecimento de manchas e ser uma aliado na prevenção dos primeiros sinais do envelhecimento, o protetor solar facial protege a pele a exposição excessiva ao sol que, quando constante, pode ocasionar o câncer de pele. Por isso, é necessário adicionar o protetor solar facial na sua rotina de cuidados.

O rosto está sempre exposto, tanto aos raios UVA quanto UVB e também a luz visível, claro que a exposição é maior durante o verão, mas essa exposição acontece em qualquer horário e em qualquer época do ano. Além disso, o nosso rosto é o nosso cartão de visita, quem não usa protetor solar no dia a dia acaba envelhecendo mais, tendo mais manchas, mais rugas e mais risco ao câncer de pele”, destaca a dermatologista.

Conheça os protetores solares da linha UV Defender

Se você está procurando o melhor protetor solar facial para a proteção diária do seu rosto a linha UV Defender L’Oréal Paris oferece protetores solares enriquecidos com ácido hialurônico, um ativo dermatológico que conta com ação antissinais e função hidratante, proporcionando uma protecção hidratante para sua pele.

A linha conta com o Protetor Solar Facial Fluido com FPS 60 e textura 11 vezes* mais leve. Além disso, ele apresenta resistência à água e suor, o que é perfeito para todas as épocas do ano, inclusive para o verão, a textura fluída é absorvida de forma mais rápida pela pele, além de ser aplicado com maior facilidade. Mas se a sua pele é oleosa, o UV Defender Antioleosidade é o ideal, com FPS 60 ele pode ser encontrado nas versões com e sem cor para proporcionar os melhores resultados para o seu rosto.

*Teste sensorial versus L’Oréal Paris UV Defender FPS 60 Hidratação Revitalizante.

Matéria publicada em 17 de janeiro de 2022, por Enext.