Posso usar protetor solar do corpo no rosto? Dermatologista explica

Com a temporada de verão chegando a proteção solar se torna algo indispensável, além desse passo também ser importante foram do verão. Tanto o protetor solar facial quanto o protetor solar corporal devem ser utilizados para evitar queimaduras do sol, manchas do corpo e, em casos mais graves, até o câncer de pele. Mas, uma dúvida que surge é se se pode usar o protetor solar facial no corpo.

Para esclarecer mais sobre o uso do protetor solar, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas dicas que vão te ajudar a proteger a sua pele nesse verão.

Qual a diferença entre protetor solar facial e o protetor solar corporal?

A dermatologista explica com mais detalhes a diferença entre os dois tipos de protetores. “A principal diferença entre o protetor solar facial e o protetor solar corporal é a facilidade da aplicação. Os protetores solares que aplicamos no corpo tem que ter alto FPS, eles precisam ter uma boa resistência à água, uma vez que é mais difícil de ser reaplicado”, afirma.

Já os protetores solares faciais tendem a ser mais leves quando comparados com os corporais por conta da área mais sensível do rosto.

Além disso, os protetores faciais são pensados para o uso diário, independente da estação do ano, o que faz com que eles sejam muitas vezes enriquecidos com ativos dermatológicos para proporcionar mais benefícios para o rosto, como ação antissinais, antioxidante e antimanchas.

Posso usar protetor solar do corpo no rosto?

A dermatologista ressalta que o uso pode ser feito em casos específicos, uma vez ou outra esse comportamento não vai trazer problema para a pele. A complicação está na alta frequência, que pode trazer diversas consequências para o rosto.

Usar o protetor solar do corpo no rosto aumenta a chance de você ter comedões, que são os cravos. Além disso, também aumenta a chance de você ter qualquer irritação ou foliculite, por conta da obstrução dos poros. Isso porque o protetor solar corporal é mais pesado em termos de fixação”, explica.

Benefícios do protetor solar

O protetor solar é um item indispensável na rotina de cuidados da pele durante o verão, isso porque ele vai proteger o nosso rosto e o nosso corpo da ação dos raios UVA e UVB que são emitidos pela radiação solar.

Esses raios podem causar o envelhecimento precoce da pele, proporcionar o aumento de manchas e marcas, além de incentivar as queimaduras solares. Além disso, a exposição solar intensa sem proteção pode causar até o câncer de pele. Por isso, esteja sempre com a pele do seu rosto e corpo protegidas para combater esses efeitos.

Pensando nisso, L’Oréal Paris desenvolveu a linha de protetores solares faciais para garantir o cuidado especial para o seu rosto durante o verão. A linha UV Defender traz diversas opções de protetor solar com ácido hialurônico que garante proteção e hidratação para sua pele. O UV Defender Protetor Solar Facial Fluído é o protetor solar com textura 11 vezes* mais leve que o protetor normal, resistente a água e com FPS 60.

Enquanto o UV Defender Antioleosidade garante proteção sem sensação de brilho extremo para peles oleosas, além disso eles estão disponíveis nas versões com e sem cor para você escolher, assim como o UV Defender Hidratação Revitalizante. Para proteção corporal, conheça a linha aposte nas opções da linha Solar Expertise, como o Protetor Corporal FPS 70 Supreme Protect.

*Teste sensorial versus L’Oréal Paris UV Defender FPS 60 Hidratação Revitalizante.

Matéria publicada em 11 de fevereiro de 2022, por Enext.