Apareceu uma mancha no rosto? Saiba o que pode ser e descubra como clarear a pele em casa!

O aparecimento de manchas na pele está entre as maiores reclamações das mulheres. Por mais que a base e o BB Cream ajudem a disfarçar essas imperfeições e uniformizar o tom, ninguém quer ficar dependente deles para exibir um rosto livre de sinais. Embora nos casos mais graves o ideal seja ter um acompanhamento junto a um dermatologista, quem tem manchas comuns pode apostar nos cosméticos específicos para usar em casa. Descubra as possíveis causas do problema e saiba as melhores formas de o eliminar!

Mulher mostrando seu rosto

Exposição solar e problemas genéticos estão entre as principais causas do problema

As manchas são desencadeadas por um processo inflamatório que altera a produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele. Embora sejam mais frequentes nas morenas e negras por conta da maior quantidade de melanina e dos pigmentos amarronzados, quem tem a pele mais clara não está imune ao problema. 

A radiação solar é um dos motivos mais comuns para o surgimento das manchas, já que muitas pessoas se descuidam e não tomam o cuidado de aplicar protetor todos os dias; mas elas também podem aparecer por razões mais específicas -  como genética e alterações hormonais, por exemplo. Além delas, marcas de acne, envelhecimento cutâneo, lesões inflamatórias e depilação mal sucedida também fazem parte da lista das possíveis causas. 

Produtos com substâncias clareadoras ajudam a eliminar as manchas

 

Nos casos mais avançados, é muito importante consultar um dermatologista para descobrir a causa do problema e indicar a melhor opção de tratamento. No entanto, em situações mais comuns, é possível cuidar da pele em casa com produtos específicos. 

Os cremes que contam com uma alta concentração de ativos clareadores em sua fórmula são ideais para essa função por reduzirem e prevenirem a hiperpigmentação. Um dos principais componentes que cumprem esse objetivo é a niacinamida, uma das formas químicas da vitamina B3 - que, além de deixar o tom mais uniforme, regula a produção de melanina e ainda aumenta a hidratação da pele. 

Saiba como aplicar o creme clareador no rosto:

Passo 1: Para garantir resultados, é importante usar o creme diariamente! Nas versões que contam com fator de proteção solar na fórmula, a dica é fazer a aplicação pela manhã para aproveitar esse benefício; 

Passo 2: Faça a higienização do rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Se estiver com maquiagem, não esqueça de retirar todos os produtos com água micelar ou demaquilante; 

Passo 3: Com as mãos bem limpas, deposite o creme clareador no rosto e no pescoço; 

Passo 4: Espalhe o produto fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos;

Passo 5: Pronto! Agora, é só repetir a aplicação todos os dias, tomando o cuidado de evitar o uso em áreas possivelmente irritadas ou lesadas. 

Matéria publicada em 12 de janeiro 2021, por Webedia.