Argila verde no rosto: dermatologista explica passo a passo de como aplicar a máscara facial

A argila verde tem sido um dos produtos queridinhos das donas de pele oleosa e mista. Mais do que purificar a pele, essa máscara facial regula a oleosidade excessiva e os indesejados cravos e espinhas, além de entregar aquele efeito matificante e sequinho na pele. Para quem é nova no mundo das máscaras faciais, a dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias, no Rio de Janeiro, explicou um passo a passo simples e detalhado de como usar a argila verde, que é uma das mais conhecidas: a boa notícia é que todo a técnica pode ser feita em casa, em apenas 10 minutinhos. Confira!

Quem pode usar a máscara de argila verde?

Entre as várias cores de máscara de argila, a verde é destinada às peles mistas e oleosas, principalmente as acneicas e as que têm bastantes cravos. O motivo é que, segundo a dermatologista Renata Sampaio, ela é antioxidante: "Esse material orgânico é rico em oligoelementos, como o silício, alumínio, zinco, ferro, oxigênio, entre outros, que atuam na cicatrização e antioxidação dos tecidos". Isso quer dizer que a argila verde age regulando a produção de glândulas sebáceas e, com isso, "sugando" o sebo e melhorando as inflamações.

As máscaras faciais também podem ser utilizadas como um complemento da sua rotina diária de skincare. Isso porque ela garante um boom de cuidados para aqueles dias em que a pele precisa de mais atenção. No dia a dia não abra a mão da rotina com limpeza, hidratação e proteção solar. Além disso, invista em produtos com ativos dermatológicos para garantir uma rotina de cuidados para pele ainda mais eficiente. Para peles mistas e oleosas o ácido hialurônico pode proporcionar hidratação intensa, além de ação antissinais.

Passo a passo de como aplicar a máscara de argila verde:

Para você que está em dúvidas sobre como aplicar a argila verde na sua rotina de cuidados, confira as dicas abaixo.

1. Limpe a pele

Limpar a pele é o primeiro passo para a máscara de argila verde fazer o efeito completo. Para esse passo utilize o Gel de Limpeza Hialurônico junto com a Água Micelar Hialurônico para uma limpeza eficaz e hidratante. "A pele deve ser higienizada de acordo com o tipo de pele da paciente", explicou a dermatologista Renata Sampaio.

2. Separe uma espátula e um pincel

Para aplicar a máscara no rosto, a especialista recomenda usar uma espátula para remover o produto da embalagem e aplicar na pele com a ajuda de um pincel, que espalha melhor. "Deve-se evitar o contato direto das mãos no pote da máscara para evitar contaminação, retirando o produto com uma espátula", explicou Renata.

3. Aplique a máscara em todo o rosto

"Não existe ordem de local para aplicação da máscara. Deve-se evitar apenas lábios e pálpebras, pois são locais que não produzem oleosidade excessiva", explicou a dermatologista. A dica é lembrar sempre do maxilar, no caso de quem tem acnes ou cravos nessa área do rosto.

4. Confira o tempo de ação da argila verde

Depois de aplicada a máscara, confira a embalagem para saber o tempo que você deve deixar a argila agir no rosto. Geralmente, são cerca de 10 minutinhos ou quando as bordas das máscaras ficarem durinhas.

5. Remova a argila com água corrente

Na hora de remover a máscara, a dermatologista explicou que o ideal é usar água corrente em temperatura ambiente, já que a água quente estimula a oleosidade da pele. Depois, é só secar suavemente com uma toalha de algodão macia.

6. Finalize com creme hidratante

Um passo importante e que não deve ser esquecido é proteger a pele depois que remover a argila verde. Como a máscara absorve oleosidade, a pele do rosto pode ficar com uma sensação repuxada e levemente sensível. "Geralmente, usamos produtos que fecham os poros. Hidratantes, antiacne e/ou antioleosidade, que deverá ser prescrito pelo dermatologista de acordo com o tipo de pele do paciente", explicou Renata Sampaio.

Para garantir uma hidratação eficiente o Creme Facial Cuidado Diurno e o Creme Facial Cuidado Noturno da linha Revitalift Hialurônico conta com o ácido hialurônico na sua composição, proporcionando a ação hidratante e antissinais desse creme para finalizar o uso da máscara facial.

Matéria publicada em 30 de março de 2021, por Enext.