Franja reta ou desfiada? Dicas de como escolher a melhor versão para o seu corte

$name

Clássico e atemporal, o cabelo com franja está sempre fazendo um enorme sucesso com as suas mais diversas variações, como a franja com a base reta e a franja desfiada. Seja qual for o modelo escolhido, é uma ótima forma de transformar o visual, conferindo bastante charme e estilo ao cabelo. E por serem muito versáteis, as franjas podem ser usadas em todos os tipos de comprimento, e ainda valorizam todos os tipos de fio, do liso ao cacheado. Mas é normal que apareçam algumas dúvidas sobre qual versão do corte adotar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a descobrir qual modelo da famosa franjinha combina mais com você. Confira!

A franja reta garante um visual clássico e alinhado

Como é: a franja reta consiste em um modelo com a base bem alinhada e definida, e com o comprimento na altura das sobrancelhas, podendo cobri-las ou ficar um pouco acima. E devido ao comprimento próximo aos olhos, sua manutenção é mais frequente, sendo necessário realizá-la, pelo menos, a cada 15 dias.

Formato de rosto: essa versão é uma ótima pedida para as mulheres que têm rostos ovais ou mais compridos. Aquelas que têm o rosto quadrado ou redondo devem evitar o modelo, pois o formato e os traços faciais ficarão muito acentuados.

Cortes: os cortes de cabelo médio com franja reta são uma excelente combinação. A dica para os fios mais curtos não ficarem com aspecto muito marcado é repicar levemente as pontas, o que vai conferir leveza a elas.

A franja desfiada é ideal para quem deseja conferir movimento aos fios

Como é: a franja desfiada não tem uma base bem retinha, mas sim assimétrica, além de ter fios desconexos, resultando em um aspecto leve e bagunçado. Essa versão é bem versátil, e pode ser usada tanto longa quanto média, curta e até na lateral.

Formato de rosto: quem tem o rosto redondo ou quadrado pode apostar na franja desfiada, pois esse corte vai suavizar o formato e os traços faciais.

Cortes: quando combinada com o cabelo long bob, que é o corte na altura dos ombros que tem a parte da frente levemente mais comprida do que a parte de trás, a franja desfiada garante leveza e charme, além de realçar ainda mais o corte assimétrico das madeixas. Elas também são ótimas opções para complementar o shaggy hair - corte repicado e com diversas camadas.

Saiba como cuidar e realizar a manutenção da franja escolhida

Quando você adotar a franja, terá que tomar alguns cuidados simples para que os fios recém-cortados fiquem alinhados e não sejam afetados pelo frizz. Quem tem o cabelo liso ou ondulado pode investir em um leave-in de textura leve, que não deixa os fios oleosos, para proporcionar brilho e maciez à franja. Nossa indicação é o Cicatri Renov, que age nas cutículas dos cabelos, repondo os nutrientes perdidos, além de proteger os fios caso opte por finalizar a franja com um secador ou chapinha.

Já as cacheadas podem apostar em técnicas de texturização, como a fitagem ou o dedoliss, para garantir cachos bem definidos na franja. Lembre-se de escolher um creme de pentear adequado para cabelo cacheado. Nos dois casos, evite aplicar uma quantidade excessiva do produto nos fios para que eles não fiquem com um aspecto oleoso e pesado.

A manutenção da franja pode ser realizada em casa, mas também é necessário ter alguns cuidados, como escolher uma tesoura bem amolada para que o corte feito seja preciso. Além disso, cada tipo de cabelo tem uma técnica diferente: a franja em cabelos cacheados e crespos deve ser cortada a seco para evitar o fator encolhimento, enquanto em cabelos lisos e ondulados, pode ser cortada com fios úmidos.

Matéria publicada em 17 de junho de 2021, por Webedia.