Tendência: franja reta e volumosa está em alta para o verão

Para quem deseja mudar o visual sem passar por uma transformação radical, a franja é uma excelente aliada. A tendência, na moda há algumas estações, continua em alta durante o verão, e o modelo mais pedido nos salões ultimamente tem sido o reto e volumoso. O corte proporciona uma aparência mais estilosa e marcante, e é muito democrático, pois pode ser variado com produtos, penteados e arrumações diferentes. Além disso, também cria um certo ar de mistério, ao esconder sutilmente os olhos.

Franja renova visual e é versátil

O modelo reto deve ser cortado em linhas bem definidas, que podem ficar na altura das sobrancelhas, cobrindo-as, ou logo acima delas. Para que o formato não fique desalinhado, o ideal é que a manutenção seja feita a cada quinze dias. A franja funciona como forma de valorizar os traços fortes e disfarçar pequenas imperfeições, por isso, precisa se adaptar a cada tipo de rosto. O estilo é mais indicado para os formatos ovais e compridos, e deve ser evitado por quem possui a face arredondada ou quadrada, pois dá a impressão de encurtá-las.

As famosas já adotaram a tendência e algumas quase não são reconhecidas sem o acessório, como Zooey Deschanel, Taylor Swift e Lea Michele. Mesmo tendo mais destaque em cortes médios e longos, a franja também combina com fios curtos, como mostrou Anne Hathaway, e o estilo não é exclusividade das mais jovens, como prova a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. As atrizes Rachel McAdams, Jessica Biel e Emma Stone também aderiram ao estilo para criar um visual romântico.

Corte exige cuidados com os fios e a pele

Quem decide adotar a franja também precisa ficar mais atenta aos cuidados com a pele. Como o corte abafa a testa, é comum o surgimento de espinhas nesta região, e, para que isto não aconteça, é indicado o uso de produtos específicos. Além disso, a oleosidade natural do rosto pode se transferir para os fios, deixando a franja com aspecto pesado e sujo. Para manter o frescor do dos cabelos, é indicado lavar a franja diariamente, mesmo que o restante do cabelo não seja lavado.

Uma boa maneira de conseguir um visual diferente na franja reta é texturizando os fios. A técnica garante despojamento ao criar um efeito bagunçado, que pode ser conquistado com o auxílio de shampoo seco, pomada ou mousse. Os penteados presos também são uma excelente maneira de valorizar o corte, pois deixam o rosto em evidência. Para secar a franja, use o secador sem o bocal, apontando o vento de baixo para cima.

Matéria publicada em 09 de Abril de 2021, por Webedia.