Franja curta, média ou longa? Confira as vantagens de cada estilo e saiba como escolher

Cortar a franja é uma das melhores e mais práticas formas de mudar o visual e dar uma expressão diferente ao rosto. Os fios mais curtos na frente emolduram o rosto, dando mais movimento e estilo às madeixas. Para quem está em busca do formato perfeito mas ainda não sabe se aposta na versão curta ou longa da franja, o Beleza Extraordinária separou os estilos, as vantagens e as diferenças nos cuidados que existem para cada uma delas. Confira e saiba em qual franja investir!

Franjalonga

Franja longa é clássica e combina com todos os tipos de cabelo

A franja longa é uma das mais clássicas entre as brasileiras, já que é versátil e pode ser feita em todos os tipos de cabelo, inclusive nos crespos e cacheados. É interessante que o comprimento do cabelo seja, no mínimo, na altura dos ombros, para não haver um contraste entre o tamanho da franja e do cabelo, mas quem tem o corte pixie - estilo joãozinho - também pode aderir ao formato longo de acordo com o tipo de rosto. Esse comprimento também tem a vantagem de poder ser presa quando quiser escondê-la para mudar o visual ou nos dias de calor. Confira 4 formatos de franja e veja os detalhes de cada uma:

Franja lateral: O conhecido franjão lateral é a queridinha das mulheres porque entrega sensualidade. Ela é cortada em diagonal, na altura do nariz até o queixo, e fica bem em todos os tipos de roso, mas valoriza ainda mais os rostos ovais e quadrados. Quem tem rosto redondo e comprido pode consultar um hairtylist para adotar um comprimento longo que não ressalte demais os ângulos do rosto. 

Laterais maiores: Esse formato é abaixo das sobrancelhas e tem as laterais ainda mais compridas. Esse formato molda o rosto em estilo degradê, e pode surgir desfiada - para as mais moderninhas - ou bem certinha, para quem quer um visual mais clássico.

Longa e desfiada: A franja longa e desfiada geralmente aparece na altura das têmporas e garante um visual bem sensual e poderoso por causa do movimento das mechas em camadas. Ela turbina cabelos finos ou sem volume, e pode ser arrumada para o lado ou para a frente, mas um detalhe a se levar em conta nessa escolha é que ela não deve esconder os olhos, mas sim, realçá-los. 

Volumosa para as cacheadas: Quem tem cabelo cacheado ou crespo pode investir na franja longa, porém volumosa para combinar com o restante das madeixas. A dica é cortá-la desfiada ou em camadas para não armar demais. 

Shutterstock 1808873854

Franja média é na altura das sobrancelhas e pode ter várias finalizações

A franja média é aquela na altura das sobrancelhas,o que acaba servindo como uma moldura a face. Geralmente, ela aparece reta e bem volumosa, combinada cabelos longos e médios. Como ela chega a cobrir as sobrancelhas, uma dica na hora de estilizar a franja média é pentear em formato cortininha, dividindo os fios pela metade, para que as sobrancelhas apareçam e ajudem a realçar o olhar. 

Em cabelos lisos: Em cabelos lisos e ondulados, a franja média pode surgir volumosa, reta ou desfiada, o que vai depender do gosto pessoal. As retas criam um visual bem clássico, mas em ocasiões mais despojados dá para "bagunçar' os fios e formar um look messy. Já quem aposta na franja média desfiada, o look ficará sempre bagunçadinho e despojado naturalmente. 

Em cabelos cacheados: Como cabelos cacheados são volumosos por si só, uma dica na hora de fazer a franja média é fugir do corte reto e criar leves camadas para a franja não "armar" e ficar um visual desarmônico. 

Franjacurta

Franja curta é estilosa e mais impactante

Muito mais marcante à primeira vista, a franja curta entrega um visual retrô e futurista, mas ao mesmo tempo cheio de estilo! Ela chama atenção de imediato, e pode aparecer acima dos olhos ou supercurtinha e na metade da testa. Quando bem feita, ela pode rejuvenescer e criar um visual mais jovem, além de alongar rostos muito arredondados. Confira os formatos: 

Super curta e reta: Bem curtinha e reta, ela entrega um visual futurista, e valoriza o rosto oval e longo, pois os fios vão "achatar" menos o rosto. Um detalhe é que ela deve ser sempre estilizada com secador e chapinha para ficar perfeita. 

Desfiada: Esse tipo de franja pode ser na altura das sobrancelhas e a principal vantagem é que ela dá um toque mais jovem ao visual. Os cabelos podem ser médios ou longos, também cortados em camadas para acompanhar. A principal vantagem é que ela pode ser usada bagunçadinha, sem precisar de chapinha ou secador. 

Assimétrica: Esse tipo de franja é acima das sobrancelhas e tem partes mais curtas e também maiores, ou seja, é super descolada e indicada para quem não tem medo de ousar. Ela é prática e pode ser feita em cabelos lisos para realçar o efeito desfiadinho.

Matéria publicada em 21 de Janeiro de 2021, por Webedia.