10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos

Depois dos 35 anos, a rotina de beleza precisa ser incrementada com alguns cuidados específicos para a pele e os cabelos. De truques para esconder os fios brancos que começam a aparecer a um tratamento anti-envelhecimento mais profundo, não faltam medidas que você pode adotar para manter o seu look sempre impecável. Confira a lista com 10 dicas! 

1. Ter um produto curinga para retocar a raiz rapidamente 

A maioria das mulheres já está lidando com os cabelos brancos na fase dos 35 anos. Para as que preferiram assumir de vez o grisalho, o retoque da raiz não é um problema; no entanto, se você faz parte do grupo que recorre à coloração para esconder a perda de melanina, é preciso seguir uma certa frequência para não revelar o branco. 

Como nem sempre é possível manter o retoque da tinta em dia, uma dica importante é ter um produto curinga em casa para esconder a raiz branca - como o spray para cabelo, por exemplo. E o mesmo vale se você ainda não começou a recorrer às colorações e só quer esconder os primeiros fios grisalhos

2. Começar a usar um creme anti-idade

Para manter a pele jovem, é fundamental começar a usar um creme rejuvenescedor para atenuar as marcas de expressão já existentes e impedir o aparecimento de rugas mais profundas. 

Na hora de escolher o produto, uma boa opção é apostar nas versões específicas para 35 anos - que contam com antioxidantes, como a vitamina E -, ou nas que entregam um efeito laser - amenizando as linhas e até regulando a produção de melanina para impedir o aparecimento de manchas. 

3. Investir em cortes com mais movimento

Você sabia que os fios retos ajudam a envelhecer o look? Por isso, para passar dos 30 parecendo mais jovem, a dica é deixar esse visual de lado e apostar em cortes com mais movimento!

Se preferir uma mudança mais discreta, pode apenas desfiar o comprimento; mas, se desejar aproveitar o corte para adicionar mais volume às madeixas, a melhor opção é incrementar os fios com várias camadas. 

4. Apostar em um visual mais iluminado 

Assim como o corte, o tom dos fios também pode ajudar a deixar seu visual mais jovem!  Uma boa ideia - principalmente, para quem sempre usou o cabelo mais escuro -, é abandonar o monocromático e adicionar algumas luzes para que o look fique mais iluminado.

Para quem não quer largar de vez o castanho, o ombré hair e as mechas bem fininhas são as mais indicadas; já para aquelas que querem uma transformação mais marcante, vale apostar em luzes mais destacadas e gradação de tons da raiz às pontas. 

5. Adicionar esfoliações regulares à sua rotina

Além de promover uma limpeza mais profunda - eliminando células mortas e desobstruindo os poros -, a esfoliação também é uma importante aliada no tratamento contra o envelhecimento precoce. Com suas microesferas esfoliantes e massagem em movimento circular, ela ajuda a eliminar manchas e a amenizar os sinais da idade por estimular a produção de colágeno. 

Sendo assim, se você ainda não tinha o hábito de reservar um tempo para esse cuidado, não espere passar dos 35 anos para começar! Compre um bom esfoliante e passe a fazer a técnica de acordo com a frequência indicada para o seu tipo de pele: até duas vezes na semana, se ela for oleosa; de 15 em 15 dias, se for seca; e uma única esfoliação semanal se for normal ou mista. 

6. Ter um blur mágico para atenuar, instantaneamente, as linhas que já estão mais marcadas

Se você já tem bigode chinês ou linhas bem marcadas na área dos olhos, com o tempo, um bom creme anti-envelhecimento vai ajudar a amenizar o problema. Mas, se estiver precisando de um efeito imediato para alguma ocasião especial, a dica é contar com a ajuda de um blur mágico! Aplicado depois do protetor solar e antes da base, o produto ajuda a preencher os sulcos, linhas e poros da pele, criando uma superfície lisa para que a maquiagem fique impecável e o rosto mais jovem. 

7. Iluminar as pálpebras na maquiagem 

Para usar a maquiagem ao seu favor, uma boa dica é trocar o esfumado escuro por sombras mais claras e metalizadas. Além de estar em alta, o truque de iluminar a pálpebra ainda ajuda a rejuvenescer o look por adicionar um toque glam que abre o olhar!

Se desejar, você também pode deixar toda a pele mais iluminada para que seu acabamento fique mais natural e com um ar mais jovem. 

8. Caprichar nas camadas de máscara de cílios para levantar o olhar

Ainda falando em maquiagem, outro truque simples para quem já passou dos 35 anos é não abrir mão do olhar de boneca. Para conseguir esse efeito, você pode usar cílios postiços ou caprichar nas camadas de máscara - nos fios superiores e inferiores - para deixar a expressão mais viva. Se combinar esse look com as pálpebras iluminadas, então... O sucesso é certo!

9. Intensificar a rotina de tratamento capilar para evitar o ressecamento

A perda de melanina faz com que os fios brancos sejam mais ressecados que o normal - já que, sem o pigmento de cor, o cabelo fica mais suscetível aos danos externos, absorve mais umidade e perde os nutrientes com facilidade. Por causa disso, quando as primeiras mechas grisalhas começarem a aparecer, tenha o cuidado de intensificar a rotina de tratamento com hidratações, nutrições e reconstruções regulares. 

10. Nunca sair de casa sem filtro solar  

Como os raios ultravioleta aceleram o envelhecimento precoce da pele, é muito importante adquirir o hábito de aplicar protetor solar pela manhã - com FPS 30, no mínimo, para garantir a proteção necessária. E o mesmo vale para os dias nublados, já que a incidência das radiações solares continua a mesma. 

 

Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.