Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade

À medida que envelhecemos, assim como a pele, os cabelos também começam a se mostrar mais frágeis e sensibilizados. Além das agressões externas, questões como níveis hormonais e medicações influenciam em muito a saúde dos fios ao longo dos anos, e a partir dos 40 anos, é necessário tomar alguns cuidados extra para que as madeixas se mantenham sempre bonitas e brilhosas. Confira 4 dicas essenciais para cuidar do cabelo nesta idade!

1. Invista em pentes e escovas de qualidade

Mais ou menos a partir dos 40 anos, os cabelos começam a cair mais e também a ficar mais finos e frágeis. Por isso, todo o cuidado é pouco! É importante sempre evitar certos hábitos que agravam estes problemas, como prender os fios de forma muito apertada ou abusar das químicas. Além disso, vale investir em pentes e escovas de boa qualidade para diminuir o estresse causado aos fios, tanto para os desembaraçar quanto modelar e alinhar. 

2. Comece a dar mais importância à hidratação

Nesta idade, provavelmente a textura e qualidade dos seus cabelos não é mais a mesma: fatores como porosidade, ressecamento e cabelos brancos acabam por deixar as madeixas mais opacas e com mais frizz. Por isso, se antes você já usava condicionador e máscara de tratamento, a partir de agora é importante dar ainda mais atenção a esses passos! O ideal é construir um cronograma capilar específico para as necessidades dos seus fios, com hidratação, nutrição e reconstrução organizadas semanalmente para recuperar e manter a saúde e o brilho do cabelo.

3. Conheça melhor a textura natural do seu cabelo 

Com a idade, é natural que as inseguranças com a aparência comecem a diminuir e você comece a sentir melhor no seu próprio corpo, certo? O mesmo deve valer para o cabelo. Se você é daquelas que não sai de casa sem fazer escova ou vive no salão retocando a progressiva, que tal redescobrir a textura natural dos seus fios e aprender a cuidar dela? Com o corte certo, alguns truques de finalização e os produtos específicos, é possível que você comece a amar as suas ondas ou cachos sem química ou ferramentas de calor! Mas o que importa mesmo é se sentir bem com você mesma: se isso significa babyliss todo o dia ou alisamento frequente, só você pode decidir. 

4. Dê mais atenção à sua alimentação

Outra coisa que também deve ser melhorada com a idade é a alimentação. Se antes, o que comia já fazia toda a difernça na sua aparência, agora, mais ainda! Todos os passos em falso são mais penosos nesta época da vida, e os cabelos, assim como a pele, são dos primeiros a ser afetados. Doces, alimentos processados e frituras devem ser banidos do cardápio, assim como o álcool, o cigarro e o café, já que estes fortalecem os radicais livres responsáveis pela perda de colágeno, que além de estar presente na pele, também está nos fios. 

Tip
1

Enim ad minim veniam