4 truques de cabelo para fazer com uma camiseta de algodão: da secagem à definição, aprendas as dicas!

Você sabia que uma camiseta de algodão pode fazer milagres no cabelo? Sim, aquela camisa velhinha que está no fundo da gaveta pode servir para cuidar melhor dos fios, evitar o frizz, pontas duplas e prolongar o efeito da escova de alisamento. Muitas crespas e cacheadas já conhecem as vantagens do tecido por causa da técnica Plopping, que ajuda a definir os cachos enquanto seca as madeixas. Ficou curiosa para saber as vantagens da camiseta? Confira 4 truques!

Pular os slider: Hidra cabelo

Conheça a linha

Elseve Hidra Hialurônico

1 - Secar o cabelo: camiseta evita frizz e pontas duplas

A hora de secar o cabelo é crucial para a boa aparência dos fios: as toalhas tradicionais de banho, geralmente, são mais grossas e causam atrito, o que contribui para o surgimento de frizz e pontas duplas. Já a camisa de algodão causa bem menos atrito e fricção, por ser mais suave e absorver a umidade da água da mesma forma. 

Como fazer: Qualquer pessoa pode secar os fios com uma camiseta de algodão e a técnica é a mesma usada com a toalha. Basta curvar a cabeça para baixo, jogar os cabelos para frente e enrolar todo o comprimento dos fios na camiseta. Jogue para trás e fique assim entre 5 e 10 minutos. 

2 - Método plopping: Camisa ajuda a definir os cachos

Entre as várias técnicas de finalização que as crespas e cacheadas adoram, como a fitagem, a técnica plopping é a favorita de quem precisa definir os cachos e secar os cabelos ao mesmo tempo, sem usar o difusor. Nessa hora, é a camiseta de algodão que vai ajudar na finalização, pelo mesmo motivo anterior: ela ajuda a evitar o frizz e é mais suave para os fios crespos e cacheados, que são naturalmente mais ressecados. 

Como fazer: Lave o cabelo como de costume e finalize como preferir, usando um leave-in ou creme para pentear enluvado nas mechas. Depois, tire o excesso de água com a camiseta de algodão. Primeiro, abra o tecido em um lugar plano e jogue os cabelos em cima. Agora, ao invés de enrolar todos os fios para trás, enrole as laterais. Depois, una as duas divisões na parte de trás da cabeça, rente à nuca. Fique assim por cerca de 30 minutos para secar e aumentar a definição. 

3 - Criar ondas suaves: camiseta de algodão também ajuda a modelar os cabelos

A camisa velha de algodão também pode te dar uma folga no babyliss, já que ela ajuda a criar ondas no cabelo sem ressecar. Para isso, será preciso cortar a camisa em tiras de 2 a 3 centímetros e ter em mãos um produto modelador, como creme para pentear ou spray fixador. A ideia é enrolar essas tiras em cada mecha do cabelo para que ele fique ondulado ao soltá-las. Quanto mais finas, maior será a quantidade de ondas.

Como fazer: Para conseguir o ondulado, os fios precisam estar úmidos para que as mechas sequem com a estrutura ondulada. Aplique o creme para pentear ou o spray fixador e divida os cabelos em mechas grossas. Depois, enrole cada tira de camiseta nos fios até a raiz, como se elas fossem bobes. Dê um nó com as pontas da fitas ou prenda com pequenos grampinhos. 

4 - Evitar o frizz na hora de dormir

Uma das dicas mais práticas é usar a camiseta de algodão durante o sono, para proteger o cabelo do atrito com o travesseiro e, assim, evitar o frizz. É como se ela substituísse a velha conhecida meia na hora de fazer a touca! Ou seja, além de evitar o frizz, a camiseta também ajuda a prolongar o efeito da escova, deixando os fios mais alinhados e com menos volume.

Como fazer: contorne toda a cabeça com mechas de cabelo presas em grampos. Depois, contorne a camiseta por cima, prendendo as laterais com grampos para não soltar durante o sono. Uma outra opção é fazer um coque baixo apertado, rente à nuca, e prender a touca por cima. 

Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.

Pular os slider: Liso-dos-sonhos

Para exterminar o frizz do cabelo liso,

Conheça Elseve Liso dos sonhos