5 truques para fazer qualquer tipo de trança perfeita, sem frizz e pontas duplas

A trança é o penteado perfeito para todas as ocasiões, seja no dia a dia quanto em eventos especiais. Mas com ela vêm dois grandes problemas: frizz no cabelo e pontas duplas. Por contornar uma mecha em cima da outra, os fios mais arrepiados acabam aparecendo mais, criando uma estática ao longo do penteado. Além disso, o cabelo é preso bem na pontinha, então quem tem pontas duplas acaba deixando-as ainda mais evidentes. Porém, existem alguns truques que podem ajudar a acabar com esses problemas. Confira essas 5 dicas para fazer qualquer trança ficar perfeita
$name
1

O pente de madeira é o maior aliado para acabar com o frizz no cabelo

Para fazer uma trança ideal, seu cabelo precisa estar bem desembaraçado. Isso facilita na hora de fazer o penteado e também evita que os fios fiquem bagunçados. Por isso, é importante pentear bem com o pente ideal para seu tipo de cabelo. Para os mais lisos, evite utilizar pentes finos na hora de desembaraçar, pois podem deixar os fios arrepiados, causando assim o temido frizz no cabelo. Os outros modelos costumam dar um bom resultado na hora de pentear. Para os cabelos crespos e cacheados, evite aqueles com cerdas muito próximas e finas, pois podem danificar e criar um volume desigual. O pente de madeira com dentes espaçados é perfeito, pois a madeira consegue neutralizar a eletricidade estática dos fios, impedindo que fiquem arrepiados. É uma ótima opção também para os cabelos lisos. Na hora de dividir as mechas para fazer a trança, opte pelos dentes e cabos finos.

$name
2

Prepare as madeixas antes de fazer a trança para evitar o frizz no cabelo

Para ter o penteado perfeito sem frizz no cabelo e pontas duplas, os truques começam na hora da lavagem. Após usar um shampoo e condicionador próprio para seu cabelo, seque os fios levemente com uma toalha de algodão. Nada de esfregar os cabelos na toalha, pois isso pode causar frizz. Então, delicadamente, vá apertando as madeixas. Após pentear com o pente ideal, você pode secar os cabelos com secador ou deixar naturalmente. Nos dois casos, não esqueça do leave-in com proteção térmica! Esse produto vai proteger os fios do calor e também evitar o frizz. O leave-in ainda vai deixar suas madeixas mais soltas deixando sua trança com mais leveza e movimento.

$name
3

Como evitar frizz na trança: aposte no óleo capilar

A dica de ouro de como evitar o frizz nas tranças é o óleo capilar, como o óleo de coco. Ele é muito leve, então ao contrário do que pode-se pensar, não causa um efeito oleoso. Separe as mechas já secas com a cerda ou a ponta fina do pente. Então, pingue algumas gotas do óleo capilar no dorso da sua mão, molhe a pontinha dos dedos com o óleo e coloque na primeira mecha. Então, já pode começar a trançar. Em cada mecha que você for fazer a trança, aplique o óleo e pronto! Você vai ter uma trança sem frizz, com acabamento perfeito e brilho. Se ao final você tiver o cabelo com frizz na raiz, você pode aplicar um pouco de óleo na região também. Mas não exagere: basta molhar a pontinha dos dedos.

$name
4

Para acabar com as pontas duplas de vez, o corte bordado é uma boa solução

Se você não quer apenas disfarçar e sim tirar as pontas duplas, sem afetar o comprimento, pode fazer o corte bordado. Ele pode ser feito com uma tesoura própria para corte de cabelo - jamais use as tesouras de papelaria ou cozinha! Para apostar na técnica, você precisa pentear o cabelo seco, dividi-lo ao meio e separar mechas finas. Segure-a entre os dedos indicador e médio e deslize-os pelo comprimento, até que os fios arrepiados nas pontas (ou seja, as pontas duplas) apareçam. Aí é só cortar! Outra opção, talvez mais rápida, seja cortar as pontas duplas e outros fios quebrados depois que a trança estiver pronta. Lembre-se de fazer o corte bordado devagar e com atenção, para evitar que algo dê errado no corte.

$name
5

Tranças mais apertadas e finalizadores vão fazer a trança durar mais tempo

Se você quer que sua trança dure por mais tempo sem frizz, a dica é deixar os gominhos dela bem apertados. Quando ficam muito soltos, é mais fácil que o penteado desmanche ao longo do dia, e o frizz pode voltar a aparecer com os fios arrepiados que se soltam. Caso seu cabelo seja muito fino e a trancinha fique sem volume com os gominhos apertados, faça ondas com babyliss no cabelo antes de trançar. Assim, ele terá mais volume e, consequentemente, o penteado também.

Matéria publicada em 10 de junho de 2021, por Webedia.