7 dicas para evitar o frizz no cabelo cacheado

Se você tem os fios cacheados, provavelmente já se perguntou “como tirar o frizz do cabelo?”, certo? As cacheadas costumam ter mais frizz por conta do formato espiralado dos cachos, que dificulta o transporte da oleosidade natural dos fios para todo o comprimento. Com isso, há maior chance de o cabelo ficar ressecado, resultando nos fios arrepiados, principalmente na raiz. Mas não se preocupe! Existem muitas maneiras de evitar o tão temido frizz. Confira algumas dicas de como tirar o frizz do cabelo cacheado de maneira prática e eficaz!
$name
1

O shampoo com ácido hialurônico evita o ressecamento e o frizz no cabelo

Os cuidados para evitar o frizz devem começar logo na hora de lavar o cabelo. Ao escolher o shampoo, prefira aqueles sem sulfato, pois essa substância acaba retirando alguns componentes dos fios, levando à desidratação. A dica é escolher um produto com ativos hidratantes, como o ácido hialurônico. Essa substância, que é muito conhecida nos cuidados com a pele, também é uma grande aliada dos fios de cabelo.

O ácido hialurônico no cabelo cacheado consegue reter as moléculas de água, evitando o ressecamento e, consequentemente, o frizz. Ele ainda mantém a hidratação dos fios por mais tempo, além de dar brilho e movimento. Lembre-se de aplicar o shampoo apenas na raiz e, na hora de massagear o couro cabeludo, faça leves movimentos de vai e vem e circulares, para não agredir os fios.

$name
2

Lave sempre os fios com água morna ou fria

Um grande problema causador de frizz no cabelo é a água quente. Um banho quentinho é muito bom, mas infelizmente faz mal para os fios. A água quente facilita a abertura das cutículas, promovendo o ressecamento e o frizz no cabelo. Por isso, o ideal é lavar as madeixas sempre com a temperatura morna ou fria. Além disso, evite lavar o cabelo muitas vezes. Realizar esse processo diariamente deixa os fios mais sensíveis e com menos proteção. O ideal para as mulheres de cabelo cacheado é lavar a cada dois ou três dias, por ser um cabelo geralmente seco.

$name
3

Invista em uma toalha antifrizz para evitar a fricção do cabelo com o tecido

Outro cuidado de como tirar o frizz do cabelo é evitar secar as madeixas após o banho com toalhas normais de banheiro. O cabelo molhado fica mais propenso a quebrar e esfregá-lo em toalhas acaba facilitando ainda mais a quebra. O ideal é secar os cabelos com uma toalha antifrizz de microfibra ou até mesmo uma camisa de algodão, que são menos abrasivas aos fios. Para secar, não esfregue a toalha antifrizz contra o cabelo, apenas dê leves apertadas. Isso vai diminuir o atrito e, assim, a possibilidade de frizz no cabelo.

$name
4

O pente de madeira deve seu sua opção preferida na hora de pentear as madeixas

Também é possível evitar o frizz na hora de pentear o cabelo. Existem inúmeras opções de pentes no mercado, mas a ideal para esse caso é o pente de madeira, pois é um material que consegue neutralizar a estática dos fios. Assim, ela evita que os cabelos fiquem arrepiados - o contrário do pente de plástico, que faz os fiozinhos levantarem. E nunca se esqueça que para os cabelos cacheados, os pentes com dentes largos são os melhores, pois eles desembaraçam sem desmontar os cachos.

$name
5

Aposte em uma finalização com óleos capilares

Uma boa finalização é essencial para evitar o frizz no cabelo. As mais famosas entre as cacheadas são a fitagem e o dedoliss, que ajudam não só no controle antifrizz como na definição dos cachos. Nos dois casos, você vai separar o cabelo em mechas, mas na fitagem você divide cada uma delas em mechas ainda menores, formando fitas, e no dedoliss você as enrosca no dedo para formar os cachos. As duas técnicas têm como resultado cachos definidos, deixando o cabelo ainda mais bonito. Para evitar o frizz ao realizar a fitagem ou o dedoliss, não se esqueça de usar creme para pentear e aposte no óleo capilar: ele é um ótimo finalizador que ajuda a evitar o ressecamento dos fios. Assim, você terá cachos finalizados de forma definida e sem frizz.

$name
6

O creme para pentear é o melhor amigo das cacheadas contra o frizz no cabelo

Além dos óleos capilares, outro finalizador queridinho que toda cacheada deve ter na bolsa é o creme para pentear. Além de desembaraçar os cachos, o creme também é responsável por hidratar as madeixas, deixando-as mais saudáveis e protegidas contra fatores externos, como umidade e vento, que podem causar o frizz. Assim, o finalizador é uma ótima arma antifrizz, que vai blindar seus cabelos contra os fios arrepiados. Você pode usá-lo diariamente, só lembre de não exagerar na quantidade.

$name
7

A hidratação noturna protege o cabelo do frizz causado pelo travesseiro

Um dos maiores motivos para o aparecimento do frizz é o ressecamento dos fios. Por isso é importante manter a hidratação do cabelo em dia, através de idas ao salão e uso de máscaras de hidratação. Mas você sabia que também pode hidratar seus cabelos durante a noite? A hidratação noturna protege e hidrata os fios, deixando-os prontos para um dia seguinte sem o frizz ocasionado pelo travesseiro. Você deve aplicar um creme noturno que não precise de enxágue e que tenha ativos hidratantes. Como no caso do shampoo, o ácido hialurônico é uma ótima opção, pois hidrata e protege os fios do atrito com o travesseiro. A hidratação tem que ser feita no cabelo seco ou úmido algum tempo antes de dormir. Não faça exatamente na hora que for deitar para evitar dormir com os fios molhados. Passe apenas no comprimento e não exagere na quantidade, para não pesar o cabelo. Para garantir cachos ainda mais brilhosos e definidos, vale trocar a fronha comum por uma de cetim, que causa menos atrito.

Matéria publicada em 11 de junho 2021, por Webedia.