Ácido hialurônico no cabelo? Conheça os benefícios do ativo para os fios

ácido hialurônico invadiu o universo dos cabelos. Esse ativo, que é muito conhecido no mundo do skincare e é bastante utilizado em hidratantes e séruns faciais, agora pode ser encontrado em produtos capilares, como máscaras, shampoos, condicionadores, cremes para pentear e até em cremes noturnos. Mas quais os benefícios do ácido hialurônico para o cabelo? Contamos a seguir tudo que você precisa saber sobre a ação desse ativo nos fios!

Pular os slider: hydra-hialuronico

Conheça os produtos

com ácido hialurônico para cabelo da L'Oréal Paris

O QUE É O ÁCIDO HIALURÔNICO?

Não deixe o nome te enganar: o ácido hialurônico não tem relação com aqueles ácidos para esfoliação facial que você provavelmente conhece. Essa substância é naturalmente produzida pelo organismo e tem a função de estimular a produção de colágeno, dando sustentação à pele.

Nos cosméticos, o ácido hialurônico age como um hidratante, retendo água no interior da célula, o que auxilia na regeneração da pele e também do cabelo. Por esse motivo, é considerado uma ótima hidratação para cabelo, combatendo a desidratação, o ressecamento e o frizz, além de atuar na reparação de pontas duplas.

ÁCIDO HIALURÔNICO PARA O CABELO: HIDRATAÇÃO PROFUNDA E REGENERAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Você tem cabelo com frizz, ressecado e com pontas duplas? Então pode incluir o ácido hialurônico no seu cronograma capilar. Devido ao seu alto poder de hidratação, o ativo age diretamente sobre esses danos, que são sinais de que o cabelo está desidratado e precisando de reposição de água. Isso pode acontecer devido a agressões químicas (relaxamentos, alisamentos e descolorações), mecânicas (secadores, pranchas e lavagens com água quente) e externas (sol, umidade, água de piscina, etc).

Outro benefício do ácido hialurônico para cabelo é a regeneração dos fios. Devido a sua ação hidratante e preenchedora, ele protege a fibra capilar e evita a abertura das cutículas, retendo o tratamento no interior dos fios. Isso não apenas repara os danos como evita a quebra e dá mais brilho às madeixas. Para quem tem cabelo fino ou poroso, o ativo também é certeiro, deixando os fios mais encorpados e saudáveis.

CREME COM ÁCIDO HIALURÔNICO PODE SER USADO COMO UMECTAÇÃO NOTURNA 

Você sabia que o contato com a fronha durante a noite pode desidratar o cabelo? Devido a fricção dos cabelos com o tecido, eles perdem água e boa parte dos nutrientes dos tratamentos que você pode ter feito anteriormente, o que provoca o frizz e a opacidade no dia seguinte. Para evitar esse efeito, o tratamento noturno com ácido hialurônico é um grande aliado. 

Por reter as moléculas de água no interior da fibra, o ativo age como uma umectação noturna, protegendo as madeixas do contato com o travesseiro à noite, o que resulta em cabelos revitalizados e sem frizz pela manhã. A principal diferença entre o tratamento noturno com ácido hialurônico e a umectação capilar tradicional feita com óleos é que o primeiro age como uma hidratação e a segunda como uma nutrição capilar.

Para fazer essa técnica, é indicado utilizar produtos sem enxágue e específicos para tratamento noturno, uma vez que os cremes e máscaras comuns podem pesar nos fios e deixá-los ressecados.

 

CRONOGRAMA CAPILAR COM ÁCIDO HIALURÔNICO PARA CABELO: QUAIS PRODUTOS USAR E COMO INCLUIR NA ROTINA

O ácido hialurônico para o cabelo já pode ser encontrado em linhas completas de produtos capilares e você pode incluí-los no seu dia a dia ou na fase de hidratação do seu cronograma capilar, uma vez que a principal função desse ativo é hidratar profundamente os fios.

A nossa dica de produto é a linha Elseve Hidra Hialurônico de L’Oréal Paris, que é composta por shampoo hidra preenchedor, condicionador selador, máscara de hidratação intensiva, creme de pentear e um creme de tratamento noturno. 

O shampoo com ácido hialurônico abre a rotina de cuidados com uma limpeza que não resseca os fios e proporciona brilho e leveza. O segundo passo da rotina é a máscara intensiva, que vem para hidratar os fios profundamente, combatendo a desidratação e a opacidade. Já o condicionador selador, que deve ser aplicado após a remoção da máscara, vem para selar o tratamento no interior da fibra capilar e facilitar o desembaraço.

O creme de pentear hidra preenchedor serve para completar e finalizar a rotina de hidratação e preservar o efeito dos outros produtos ao longo do dia, além de modelar as madeixas. Quanto ao tratamento noturno com ácido hialurônico, a dica é aplicá-lo antes de dormir, com os cabelos secos ou úmidos, no comprimento e nas pontas, quantas vezes na semana você considerar necessário. Não é preciso enxaguar no dia seguinte, mas atente-se para a quantidade de produto para que os fios não fiquem pesados.

 

Matéria publicada em 14 de abril 2021, por Webedia.

Pular os slider: coque-baixo

Conheça os produtos

creme para pentear L'Oréal Paris