Água quente faz o cabelo desbotar mais rápido? Confira a opinião de um profissional

O tempo frio do inverno pede um banho quente, mas quem colore o cabelo pode estar estragando o visual sem saber. O colorista Ítalo Cardoso, do salão Casa Majestic, revela porque a alta temperatura da água faz a cor do cabelo desbotar com maior facilidade e ainda ensina um truque para não ter que encarar duchas geladas nessa época do ano só para manter o visual, confira!

Banho quente acelera o processo de desbotamento por causa da abertura da cutícula

Antes de entender porque a água quente faz a coloração desbotar mais rápido é preciso saber que todo fio de cabelo é revestido por uma espécie de capa flexível chamada cutícula: para que a tinta penetre nas madeixas, essa estrutura se abre deixando o pigmento entrar e depois se fecha de novo. Ítalo Cardoso explica que a água quente tem o poder de abrir essa cutícula deixando a cor escapar mais fácil: "a cutícula funciona como uma proteção para a cor", diz o profissional.

Um único jato de ducha fria no final do banho pode ajudar a conservar a cor

Para quem não consegue abrir mão do banho quente no inverno, Ítalo diz que há um jeito de evitar o avanço do desbotamento: "quando terminar de lavar, use pelo menos um jato de água fria no cabelo antes de sair", aconselha. O choque térmico ajuda a fechar as cutículas e parar a perda de pigmento. Outra dica do cabeleireiro é nunca descuidar da hidratação, já que as madeixas coloridas são mais sensíveis e ressecadas.

Cabelos mais claros são aqueles que mais sofrem com a perda de pigmento

Quem tem o cabelo escuro e quer clarear as madeixas precisa usar descolorantes que abrem as cutículas do cabelo para retirar o pigmento original. Isso acontece muito com as loiras e com as ruivas, que têm que clarear os fios antes de receber uma nova cor. O problema é que, nesses casos, a cutícula não volta completamente ao lugar e se abre com mais facilidade depois: "as cores mais claras, principalmente os vermelhos acobreados que estão muito em alta, são as que mais desbotam com água quente", conta o colorista.

 

Matéria publicada em 15 de março de 2021, por Webedia.