Ar frio do secador: saiba para que serve e como usar

O secador de cabelo não tem diferentes temperaturas por acaso - e se bateu a curiosidade de saber para que serve o ar frio do seu aparelho, você veio ao lugar certo!

De início, a gente já adianta que esse vento frio pode ser usado em todos os tipos de cabelo e em várias situações diferentes, desde a secagem dos fios até a finalização com muito mais brilho no pós-escova.

Mas não para por aí, viu? Separamos 4 situações para apostar no jato de ar frio do secador e provamos por quê se deve usá-lo em cada uma delas! Aproveite!

1. Para tirar a umidade dos fios sem alisar os cabelos

Quando a ideia for só retirar a umidade do cabelo, sem esticar ou modelar as madeixas, o ar frio pode ser uma opção bem vantajosa! Ele é mais seguro justamente por não danificar a fibra capilar - diferentemente do ar quente, que é capaz de penetrar e queimar a estrutura interna dos fios.

Mas atenção: o processo de secagem pode demorar um pouquinho mais em relação ao mesmo procedimento feito com o ar quente, ok? Aqui, o segredo é não ter pressa!

2. Para tirar o frizz dos cabelos depois da escova

É bem comum ficar com fios arrepiadinhos em volta da cabeça depois de uma escova caprichada, mas para resolver o problema do tão temido frizz, o segredo é lançar um jato de ar frio nas mechas e finalizar o visual com o óleo capilar. Desse jeito, tudo vai ficar no lugar certo!

Vale lembrar que esse ar é indicado justamente porque, por ser frio, consegue fechar a cutícula do cabelo e garantir que ele fique mais soltinho e direcionado para onde deve ficar. 

Dica extra: se o seu problema é o baby hair arrepiado depois de modelar os fios, é válido dar uma chance a um truque bem específico usando o secador de cabelo e um pouquinho de água - o passo a passo está todo detalhado nesse link aqui, é só conferir!

3. Para dar mais brilho aos fios depois do jato de ar quente

E por falar no jato frio depois da escova, vale lembrar que ele também garante muito mais brilho aos cabelos quando usado depois do ar quente. Depois que as fibras capilares são seladas, além de menos arrepiadas, elas ganham também uma boa dose extra de brilho, movimento e até mesmo durabilidade!

4. Para secar os cachos sem prejudicar as ondas

Especialmente para as cacheadas, vale lembrar que o ar frio é perfeito para secar os fios sem prejudicar o formato do cacho - problema que costuma acontecer quando as madeixas são expostas ao calor do aparelho.

Assim, para uma secagem segura e completa, basta aplicar o leave-in nos fios, acoplar o difusor no secador de cabelo e selecionar a temperatura morna ou fria do aparelho. Simples e bem menos arriscado, né?

Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.