Argila: saiba os benefícios da substância para a pele e conheça seus diferentes tipos

Um componente natural e abundante na natureza é também um grande aliado da pele perfeita: a argila usada no rosto, principalmente nas máscaras faciais, é a substância mais indicada para quem deseja esfoliar, revitalizar e acalmar a derme de uma só vez - e tudo por causa da grande concentração de minerais como magnésio, zinco e titânico que são capazes de tonificar e renovar a aparência mais cansada. Agora, para entender o motivo do sucesso da argila no tratamento da pele e saber como cada um dos seus tipos pode ajudar a afastar o risco de envelhecimento precoce para bem longe, basta continuar lendo a matéria e anotar as dicas!

Argila ajuda a cicatrizar e tratar a pele do rosto com suas propriedades naturais

Conhecida como argiloterapia, o tratamento cutâneo com a argila em forma de máscara facial é um dos mais antigos e, ainda assim, eficientes quando o intuito é se livrar de manchinhas na pele, minimizar as linhas de expressão e, de quebra, firmar a derme em um ritual caseiro e simples. Por ser composta por alumínio, sílica e água, a verdade é que os seus componentes acabam se tornando perfeitos para remover as toxinas presentes na pele - e, nesse papel, cada um dos tipos e cores da argila apresentam benefícios diferentes.

Descubra os benefícios dos principais tipos de argila 

Argila verde - com ação tonificante, secativa e cicatrizante, a argila verde é perfeita para estimular a pele e renová-la enquanto cuida das feridinhas da acne. O público mais indicado para esse tratamento é o de pessoas com peles oleosas e tendência a cravos e espinhas.
 
Argila cinza - queridinha de quem deseja se livrar de manchas e equilibrar a pele oleosa, a argila cinza oferece propriedades antioxidantes naturais e ajuda a esfoliar a pele, mantendo o rosto livre de cravos e espinhas.
 
Argila branca - perfeita para clarear e suavizar o aspecto da pele, esse tipo de argila é a mais recomendada para quem lida com manchinhas de sol ou da idade, além de sinais de envelhecimento. Ela trabalha cicatrizando e absorvendo a oleosidade da pele sem deixá-la ressecada.
 
Argila vermelha - ideal para quem possui a pele mais sensível do que o comum, a argila vermelha atua renovando as células e estimulando seu funcionamento - do jeito que quem foge dos sinais da idade precisa.
 
Argila rosa - fruto da mistura entre as argilas vermelha e branca, ela combina um pouco dos benefícios desses dois tipos. Por ser mais suave, a rosa é indicado também para as peles mais delicadas. 
 
Argila marrom - um dos tipos mais raros, a argila marrom tem o efeito equilibrador e revitalizante, ajudando a manter o aspecto jovem por mais tempo na pele.
 
Argila dourada ou amarela - perfeita para quem procura um tratamento com ação tonificante, as máscaras amarelas e dourados são mais indicadas para mulheres com peles maduras.
 
Argila preta  - considerada o tipo mais nobre, a argila preta apresenta ação anti-inflamatória e capaz, inclusive, de absorver o estresse. Dentre os seus benefícios, um dos principais é a função rejuvenescedora.

 

Matéria publicada em 26 de fevereiro 2021, por Webedia.

Pular os slider: argila-single

Conheça os produtos

cuidados com a pele