As box braids são queridinhas das cacheadas e crespas, principalmente daquelas que passam pela transição capilar. Estilosas e práticas para disfarçar as duas texturas do cabelo no período de volta aos fios naturais, as tranças afro também são usadas para ajudar no crescimento: afinal, os cabelos crespos demoram mais tempo para ficar compridos porque são espiralados desde a raiz - embora cresçam cerca de 1,5 centímetros por mês, como todos os tipos de cabelo. Para tirar as dúvidas e conferir se as box braids aceleram ou não o crescimento das madeixas, confira a matéria!
Box braids não fazem o cabelo crescer, mas evitam que fios quebrem demais
Muita gente acredita que as tranças afro fazem o cabelo crescer por causa da tensão no couro cabeludo. Mas, essa afirmação é um mito, e o que acontece é o seguinte: como são estilizadas em volta dos fios, as tranças sintéticas criam uma barreira de proteção contra o sol, vento e poluição, que podem danificar o cabelo natural e, consequentemente, ocasionar quebra. Com o cabelo protegido e bem encapado, as chances de ele crescer mais rápido e saudável são muito maiores.
Tranças afro não quebram e nem abafam os cabelos crespos e cacheados
Ainda em relação ao crescimento do cabelo natural, existe uma outra questão sobre as tranças afro: elas podem abafar e quebrar os fios? Ao contrário do que muita gente pensa, as box braids não detonam as madeixas, já que permitem que a pessoa lave o couro cabeludo normalmente com shampoo, cerca de 3 vezes por semana - o que previne a caspa e, por consequência, o entupimento dos folículos, que precisam estar limpos para o cabelo crescer saudável. Além disso, as tranças sintéticas têm duração de até 3 meses: ao passar desse tempo, aí sim, elas podem danificar os fios naturais.
3 dicas além das box braids para acelerar o crescimento do cabelo
Além das trancinhas afro, o cabelo crespo e cacheado pode crescer mais rápido do que você pensa. Para isso, alguns cuidados no dia a dia são essenciais. Confira os mais importantes:
1. Aposte na umectação com óleo capilar uma vez por semana. A técnica, que aplica o produto com uma massagem no couro cabeludo, ativa a circulação e acelera o crescimento dos fios.
2. Não fique tanto tempo sem lavar os cabelos. Os crespos e cacheados são realmente mais secos e o excesso de shampoo pode ressecar ainda mais. No entanto, o entupimento dos poros do couro cabeludo por cremes e pela transpiração pode causar caspa e impedir que o fio cresça na medida certa e de modo saudável.
3. Use sempre um óleo ou leave-in com proteção térmica antes de usar difusor, secador, chapinha ou babyliss. O calor dessas ferramentas pode ressecar e quebrar o fio, fazendo com que o cabelo pareça cada vez mais curto.
Dica extra: para quem deseja dar impressão de fios mais longos, o método "banding" pode ser uma ótima opção para diminuir o fator encolhimento do cabelo crespo. A técnica, que usa elásticos para tensionar e alongar as mechas, pode ser conferida aqui!
Matéria publicada em 4 de Março 2021, por Webedia.