Cabelo crespo e longo: 15 fotos para inspirar e dicas para te ajudar no projeto Rapunzel

Dependendo da curvatura, o cabelo cacheado longo pode ser conquistado com facilidade. As donas de fios crespos, por sua vez, costumam ter um pouquinho mais de dificuldade na hora de garantir o visual de Rapunzel por causa do fator encolhimento. O formato bem fechadinho dos fios crespos tende a diminuir mais de tamanho depois de secos, e, ao mesmo tempo, demonstram menos o crescimento no comprimento — eles costumam dar a impressão de que crescem apenas para cima, com volume.

Mas sabe de uma coisa? Conquistar o cabelo crespo longo não é impossível. Hoje, o Beleza Extraordinária vai te mostrar como conseguir valorizar o comprimento do seu cabelo crespo ou cacheado com algumas dicas de finalização e cuidados. Confira!

 

Pular os slider: Oleo-extraordinario-cachos

Conheça a linha

Elseve Óleo Extraordinário Cachos

MÉTODO 'BANDING' AJUDA A DIMINUIR O FATOR ENCOLHIMENTO E DÁ A IMPRESSÃO DE CABELO CACHEADO LONGO

Quer testar o visual comprido antes mesmo do cabelo ficar longo? Então, uma dica prática - e até divertida - é apostar no método "banding" para diminuir o fator encolhimento. A técnica usa elásticos para causar uma espécie de tensão nas mechas e, assim, deixá-las mais próximas de seu tamanho real, sem o encolhimento. Veja como colocar o truque em prática:

Passo 1) divida o cabelo em mechas médias quando ele estiver apenas úmido, depois da lavagem e da finalização;

Passo 2) prenda elásticos no comprimento de cada mecha, de forma que o fio fique “esticado”;

Passo 3) espere o cabelo secar e retire os elásticos delicadamente;

Passo 4) passe os dedos na raiz para dar um pouco de volume nos fios e desfazer a marca das divisões nos fios.

Use o secador na finalização para aumentar o comprimento dos fios

Outra dica para driblar o fator encolhimento que você pode colocar em prática na hora da finalização do cabelo crespo é a do secador na raiz. Para isso, alguns cuidados são necessários. O primeiro deles é a proteção térmica: antes de usar qualquer ferramenta de calor, é ideal proteger os fios do efeito das altas temperaturas. Depois disso, fique atenta à distância entre o secador e a raiz dos fios na hora da secagem. 

Para diminuir o fator encolhimento com o secador, você vai precisar “esticar” a raiz do cabelo crespo e acelerar a secagem dessa forma. Esse efeito é garantido de forma simples: puxe delicadamente a ponta dos fios e mantenha o jato de ar na raiz até ela ficar completamente seca. As mechas da parte de baixo da cabeça, perto da nuca, são as que vão dar mais efeito de comprimento no visual como um todo, então capriche nelas! 

 

AS BOX BRAIDS AJUDAM A CONQUISTAR O CABELO CACHEADO LONGO E ADIANTAM O EFEITO COMPRIDO

Se você quer ter cabelos crespos ou cacheados longos em menos tempo, pode apostar nas box braids como uma forma de acelerar o processo. Muito se fala que as tranças sintéticas fazem o fio crescer, mas nem todo mundo sabe o porquê. O que acontece é o seguinte: por deixarem todas as mechas do cabelo bem encapadas e protegidas das agressões externas, como sol e vento, elas previnem a quebra, o que ajuda no crescimento dos fios.

Além disso, dependendo do tamanho de box braids que você escolher, fica bem fácil de adiantar a sensação de cabelão de forma simples e estilosa. Para conseguir bons resultados das tranças sintéticas, é importante que a aplicação seja feita por profissionais que não vão danificar a raiz dos seus fios na hora de fazer o estilo. 

UMECTAÇÃO E MASSAGEM NO COURO CABELUDO ESTIMULAM O CRESCIMENTO DO CABELO CACHEADO E CRESPO

Cabelos crespos e cacheados têm a mesma média de crescimento de fios lisos e ondulados, ou seja, crescem cerca de 1 a 1,5 centímetros por mês. No entanto, como são mais frágeis e secos, eles tendem a quebrar com facilidade, atrasando o processo. O segredo para ter um cabelo cacheado longo, então, é manter o couro cabeludo bem nutrido, já que é a partir dos folículos que todo fio cresce.

Para isso, aposte na umectação uma vez por semana: a técnica nada mais é do que aplicar um óleo vegetal no cabelo inteiro, massagear o couro cabeludo com ele e deixar o produto agir por duas horas ou durante toda a noite. Essa massagem na raiz com as pontinhas dos dedos estimula a circulação sanguínea, o que é ótimo para o ciclo de crescimento do cabelo. O bônus da umectação é que o óleo capilar - que pode ser o queridinho e prático óleo de coco - também nutre as pontas dos fios, evitando que elas quebrem e que o cabelo pareça mais curto. 

 

4 DICAS EXTRAS PARA ACELERAR O CRESCIMENTO DO CABELO CRESPO OU CACHEADO

Dica 1. Seja delicada ao pentear! Ao escovar os fios com força, eles podem quebrar mais rápido, o que vai dificultar, cada vez mais, o crescimento; 

Dica 2. Evite fazer penteados muito apertados e mantê-los por muito tempo, para não danificar o fio desde o folículo, na raiz;

Dica 3. Faça um cronograma capilar composto por hidratação, nutrição e reconstrução, para entregar nutrientes que o cabelo cacheado e crespo precisa para ficar saudável;

Dica 4. Use sempre shampoos e condicionadores ricos em óleos e que tenham textura hidratante, para não ressecar os fios crespos.

Matéria publicada em 2 de Março 2021, por Webedia.

Pular os slider: Oleo-extraordinario

Conheça a linha

Elseve Óleo Extraordinário