Cabelo loiro escuro: o que é e como chegar nessa tonalidade?

 

O cabelo loiro escuro é um tom versátil e de manutenção prática, que agrada a muitas pessoas que optam por mudar o visual sem perder a naturalidade. A tonalidade que transita entre o loiro e o castanho é perfeita para quem quer optar por um visual moderno e discreto, pois mesmo pintado garante um aspecto natural aos fios. Para quem ama um contraste com reflexos na cor dos fios, há também opções de coloração com nuances variadas como o loiro escuro acinzentado e o loiro escuro acobreado, que proporcionam reflexos ao cabelo sem perder a naturalidade que só esse tom pode te oferecer.

Para te ajudar a entender melhor as maravilhas que o cabelo loiro escuro pode te oferecer e também, desmentir alguns achismos sobre o tom, o blog de Beleza Extraordinária separou te explica como é o tom de cabelo loiro escuro e como chegar nessa tonalidade.

Quais são as características do cabelo loiro escuro?

O cabelo loiro escuro é um tom de cabelo que possui a base mais fechada, com leves reflexos claros, que se remetem ao tom mais quente do loiro. O cabelo loiro escuro é um tom natural que agrada a muitas pessoas, pois ele não possui uma pigmentação tão intensa mas por ainda ter uma base fechada, facilita os cuidados diários com o cabelo.

Precisa descolorir o cabelo para chegar no loiro escuro?

Para conseguir alcançar a tonalidade de loiro escuro é importante entender qual a cor presente no seu cabelo. Se você possui cabelos com tonalidade castanho ou que nunca foram tingidos, haverá maior facilidade de conseguir obter o cabelo loiro escuro, uma vez que o pigmento conseguirá fixar melhor na fibra capilar e abrir o necessário para ter a cor nos fios.

Mas se você possui coloração nos fios, seja ela clara ou escura, é necessário obter alguns cuidados ao pintar o cabelo. Para quem tem os cabelos tingidos com tons escuros, como o preto ou castanho escuro, a descoloração será necessária para remover o pigmento escuro da fibra e deixá-la limpa para receber a nova pigmentação de base loiro escuro. Mas se o seu cabelo é tingido com tons claros, com o loiro médio ou castanho claro, será mais fácil de alcançar o tom, uma vez que o a cor loiro escuro é um tom de base natural, dessa forma ele neutraliza os reflexos dos fios e deixa o cabelo com aspecto natural, sem a necessidade de descoloração.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-loiro-escuro" }
Mulher de pele negra e cabelo cacheados com tom loiro escuro

6 coisas que você precisa saber o loiro escuro

Apesar de ser um tom com base natural, o cabelo loiro escuro possui algumas particularidades na sua gama de cores, como variações de tonalidades e tendências de coloração que unem o tom loiro escuro com outros tons de cabelo loiro, deixando os fios deslumbrantes. Confira 6 coisas que você precisa saber sobre o cabelo loiro escuro antes de pintar o seu cabelo.

1- Cabelo loiro escuro natural e cabelo castanho claro não são a mesma coisa

Apesar de serem bem parecidos, o cabelo loiro escuro e o cabelo castanho claro não são da mesma cor. A diferença está na coloração da base do fio. Enquanto no cabelo castanho claro tem uma base de fundo que varia entre o marrom e o avermelhado, a tonalidade loiro escuro contém a base de tom mais amarelado, que pode também ter uma variação para o dourado, acobreado ou acinzentado, sendo muito mais fácil chegar aos fios loiros mais claros.

2- O cabelo loiro escuro tem diferentes nuances

As colorações de cabelos possuem uma base de cor, que são denominadas como cor natural e geralmente são as primeiras cores na escala de coloração dos fios. É com base nesses tons que podemos pensar nas misturas de coloração para fazer as luzes e mechas nos fios, além de clarear o tom do cabelo.

O cabelo loiro escuro por exemplo tem um fundo de cor que varia entre o dourado, acobreado e acinzentado. A tonalidade final fica a cargo do tom natural do seu fio, que pode abrir o tom de coloração de diferentes formas, dependendo apenas do tom do seu fio.

O loiro escuro é identificado pelo número 6.0 na tabela de cores, podendo ser encontrado com variações de cores como o loiro escuro acobreado (6.1) ou loiro escuro dourado (6.3), que são tinturas que contém a cor o loiro escuro como base, mas trazem leves reflexos que neutralizam o tom do cabelo e proporcionam diferentes acabamentos aos fios.

3- Todos os tipos de cabelo combinam com cabelo loiro escuro

Todos os tipos de cabelo podem se beneficiar com a coloração de cabelo loiro escuro, permitindo que os fios tenham uma cor mais clara de forma sutil. Cabelos cacheado, crespos, lisos e ondulados conseguem chegar ao tom de loiro escuro sem necessitar passar pelo procedimento de descoloração, já que comumente as tinturas podem abrir o tom em até 3 tonalidades mais claras em comparação ao tom natural do fio.

4- O cabelo loiro escuro tem uma facilidade para clarear

Uma das grandes vantagens do cabelo loiro escuro é sua facilidade de clarear. Quem tem os fios mais claros normalmente não precisa passar pela descoloração para alcançar tonalidade de loiro mais claros. Se o cabelo está mais escuro pode ser necessário descolorir, para que o tom tenha uma abertura melhor e consiga o tom desejado nos fios.

A recomendação é de que o clareamento do fio ocorra de forma gradual, ou seja, abrir o tom do fio aos poucos realizando coloração nos fios a partir do tom seguinte ao natural, para obter os fios de cabelo loiro sem prejudicar a fibra do fio com o processo de descoloração. Para isso, é importante realizar o teste de mechas antes de realizar qualquer procedimento de coloração no cabelo.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-loiro-escuro" }
Mulher de cabelo liso comprido loiro escuro

5- Se você quer ter luzes, é possível com o cabelo loiro escuro

Para quem gosta de contraste nos fios, as luzes são indicadas para deixar o cabelo destacado com sutileza, realçando o visual com a tonalidade mais próxima da cor original do fio. Há diversas técnicas que permitem que os fios ganhem um upgrade e tenham maior destaque, como o balayage e ombré hair que trazem mechas diferenciadas aos fios, usando o cabelo loiro escuro como base mantendo a naturalidade do visual, além de também iluminar o rosto.

6- Qualquer tom de pele combina com o cabelo loiro escuro

Outra grande vantagem do cabelo loiro escuro é que combina bem com todos os tons de pele. Mulheres negras, amarelas e brancas podem apostar na tonalidade, seja de forma global ou criando pontos de luz. Uma dica é apenas prestar atenção na temperatura da sua pele. Tons de pele quente combinam mais com tons de cabelo quentes e tons de pele fria combinam mais com tons de cabelo frios.

O cabelo loiro escuro é fácil de cuidar?

O cabelo loiro escuro é mais fácil de ser cuidado do que outras tonalidades de cabelo, mas isso não significa que não precisa de cuidados. Apesar de ser menos agressiva, não deixa de ser uma química no cabelo e como qualquer química, nutrientes são perdidos no processo.

Por isso, é importante que você tenha uma rotina de cronograma capilar para repor os nutrientes que seus fios carecem, como os lípidos, massa e obter melhor retenção de água nos fios. A hidratação deixa os fios mais brilhantes, saudáveis e com movimento. Portanto, mantenha sempre um cronograma capilar voltado à nutrição, hidratação e reconstrução. Além disso, opte sempre por produtos específicos para cabelos com tingidos, que vão proteger e manter a cor por mais tempo.

Outra alternativa é apostar em colorações que agridem menos os fios e que tenham em seu kit de coloração, tratamento pós-coloração, que é formulado especialmente para tratar o fio e manter o brilho e maciez do cabelo. Para isso, aposte no kit de coloração de Imédia Excellence Sem Amônia, a primeira coloração permanente sem amônia que garante mais cor e brilho.

Como pintar meu cabelo de loiro escuro?

O primeiro passo para poder pintar o seu cabelo de loiro escuro é fazer o teste de mecha. Ao utilizar a coloração loiro escuro nos fios, o tom do fio pode ter um efeito diferente do desejado por conta do tom de fundo dos fios, deixando o cabelo com a tonalidade mais escura ou mais clara. Se o seu cabelo é virgem, faça o teste de mecha para saber como o tom irá abrir no seu cabelo e averiguar se há algum tipo de reação alérgica também.

No caso de fios mais escuros, o tom pode abrir com reflexos de fundo levemente acobreado, mas com o tom base ainda escuro. Se o fio for mais claro, o reflexo pode ser mais alaranjado ou amarelado, deixando o tom base levemente marrom. Mas se seus fios são coloridos, deve-se atentar a altura de tom que os fios estão tingidos para que possa aplicar a coloração loiro escuro e tenha o resultado esperado, sem correr o risco de manchar o comprimento.

Porque o cabelo loiro escuro fica avermelhado?

A coloração loiro escuro possui o fundo de tom com reflexos avermelhados, que dependendo do fundo de tom do cabelo pode variar a cor durante o processo de desbotamento da coloração. Quanto mais escuro for a coloração, mais vermelho será o seu fundo de tom, pois a tonalidade é naturalmente puxada para essa cor. O loiro escuro está entre os tons castanho e loiro, sendo o entremeio na tabela de cores de coloração de cabelo. Por ocupar esse lugar, o seu fundo de tom é avermelhado, num tom mais puxado para o cobre e dourado.

Como deixar o cabelo loiro escuro natural?

Para alcançar o cabelo loiro escuro natural, o ideal é que você opte por pintar os fios com a coloração base (6.0), pois ela irá deixar os fios com o tom natural desejado. Se o seu cabelo for castanho escuro ou preto, o ideal é que seja feito a descoloração para conseguir alcançar a altura de tom do loiro escuro, caso contrário a coloração não conseguirá segurar bem no fio, pois o mesmo estará pigmentado com um cor intensa, impossibilitando a abertura do tom. Se os fios contém coloração mais clara, como o castanho claro ou loiro natural, as chances de alcançar a tonalidade loiro escuro são maiores, uma vez que o fio terá a pigmentação menos intensa

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-loiro-escuro" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/tinta-de-cabelo-permanente-sem-amonia", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"tinta-de-cabelo-permanente-sem-amonia", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/landings/2023/tinta-de-cabelo-permanente-sem-amonia/v2/imagem-banner-modelos-excellence-sem-amonia.jpg?rev=e1cd95ca1aa148289e59e0e80bd556d3", "height":900, "width":2000 }, "datePublished": "2023-07-03T19:10:45+00:00", "dateModified": "2024-04-26T21:51:00+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-pintar-cabelos-com-quimica", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como-pintar-cabelos-com-quimica", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/como-pintar-cabelos-com-quimica/como-pintar-cabelos-com-quimica-min.jpg?rev=c28c22b70d9942dfaa650e6e6262416c", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-10-25T15:21:17+00:00", "dateModified": "2022-10-25T15:22:18+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/coloracao-sem-amonia", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"coloracao-sem-amonia", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/coloracao-sem-amonia/coloracao-que-menos-agride-o-cabelo-min.jpg?rev=de0a3cbca6f947b496eb20898be8baa4", "height":1000, "width":1900 }, "datePublished": "2022-08-23T18:21:51+00:00", "dateModified": "2022-08-30T19:05:17+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/o-que-e-amonia-entenda-os-beneficios-da-coloracao-sem-amonia", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"o-que-e-amonia-entenda-os-beneficios-da-coloracao-sem-amonia", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2024/cabelo/hair-care/o-que-e-amonia-entenda-os-beneficios-da-coloracao-sem-amonia/coloracao-sem-amonia.jpg?rev=890705e481d74be29e846b80af6627f8", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-05-29T17:51:15+00:00", "dateModified": "2024-05-29T17:55:23+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-loiro-escuro", "name": "cabelo-loiro-escuro" } } ] }