Cabelo loiro no inverno: como cuidar? 5 dicas para prevenir desbotamento e manter os fios saudáveis

Não é só no verão, com o excesso de sol, praia e piscinas, que os cabelos loiros precisam de cuidados especiais: se a ideia é manter os fios claros saudáveis e brilhosos no inverno, a rotina de cuidados também deve ser pensada com carinho! Tudo para prevenir o ressecamento, aspecto amarelado e outros danos comuns durante a estação mais fria, né?

Para não deixar que o vento frio, a água quente e o clima mais seco deixem como madeixas loiras desbotadas, é só seguir as dicas.

1- Evite lavar os fios loiros com água quente

O banho bem quentinho é a preferência da maioria de nós no inverno, né? Mas ainda que a sensação seja de relaxamento para o corpo, é bom lembrar que a alta temperatura da água abre como cutículas do cabelo e acaba provocando a saída do pigmento loiro dos fios - ou seja, o desbotamento é quase certo!

Assim, a melhor saída é tentar priorizar os banhos mornos ou seguir o truque do jato de água fria no fim da lavagem das madeixas. Depois de higienizar os fios, termine o ritual com água gelada para fechar a cutícula do fio!

2- Lembre-se sempre de deixar para blindar os fios no dia a dia

E por falar em leave-in, é importante lembrar que a recomendação é que esse produto seja de uso diário para loiras - não só antes da estilização dos fios, mas também no dia a dia para blindar como madeixas da ação do vento frio ao ar livre e do clima mais seco que costuma ser o grande vilão dos cabelos durante essa estação.

3- Apontar sem shampoo matizante uma vez por semana

Quanto cuidados para evitar o aspecto amarelado no cabelo loiro com luzes , o uso do shampoo matizante segue como uma ótima solução mesmo durante o inverno - mas com moderação, sempre! É importante limitar o uso a no máximo uma vez por semana e, para não ressecar os fios, sempre combinar o produto com um condicionador de fórmula hidratante. 

4- Reforce como hidratações caseiras com nutrições e reconstruções

Outro conselho pra lá de importante nos dias frios é não abrir mão das hidratações caseiras , especialmente se você pretende fazer o retoque das luzes nesse período. Uma vez que as madeixas ficam bem desgastadas pelo clima e pela coloração, é importante repor a água e os nutrientes nos cabelos garantindo mais força e brilho ao visual.

Dica de ouro: para um resultado realmente potente, combine como hidratações com reconstruções e nutrições no seu cronograma capilar. Dessa maneira a fibra capilar receberá o reforço necessário de proteínas para se regenerar dos danos causados pela descoloração e se manterem impecáveis no inverno!

5- Priorize uma linha de tratamento para cabelos tingidos

Sabia que uma linha de tratamento própria para cabelos coloridos pode fazer toda diferença no visual loiro? Isso acontece porque shampoos, condicionadores e cremes de tratamento desse tipo têm ceramidas e outros ativos na composições - e elas são como responsáveis por evitar as manchas e, de quebra, deixarem a cor loira vibrante por mais tempo no visual. 

 

Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.