Cabelo loiro perfeito: 10 dicas de coloração e cuidados para fios claros

Tendências capilares vêm e vão o tempo todo, mas algo que permanece em alta é o cabelo loiro. Natural, platinado, iluminado… Não importa: os fios descoloridos seguem com destaque no look das brasileiras. Mas para exibir madeixas saudáveis e com o tom impecável, não basta usar a melhor tinta de cabelo loiro e pronto. Também é preciso seguir uma rotina de cuidados constantes e apostar nos produtos certos - como máscara, matizador e o melhor shampoo para cabelos loiros - para que a transformação não cause arrependimentos. Pensando nisso, separamos 10 dicas para te ajudar com esse objetivo que, para muitas, é quase um estilo de vida. Vem conferir:

1 - INVISTA EM UMA ROTINA DE CUIDADOS INTENSA ANTES DE APOSTAR NO CABELO LOIRO

Bateu a vontade de mudar o look e você decidiu apostar em um dos tons de cabelo loiro? A principal dica é começar já uma rotina de cuidados intensa! Como o cabelo vai passar por uma descoloração - global ou parcial, dependendo do efeito escolhido -, a fibra capilar precisa estar preparada para passar pelo processo sem sofrer grandes danos com a perda de nutrientes.

Organize um calendário de cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução - o famoso cronograma capilar - para que os fios recebam água, óleo e toda a proteína necessária para que continuem saudáveis depois da mudança de visual.

2 - PROCURE UM CABELEIREIRO DE CONFIANÇA E QUE USE PRODUTOS DE QUALIDADE PARA CABELOS LOIROS

 

Outro cuidado muito importante para quem está pensando em entrar no mundo dos cabelos loiros de forma radical é escolher um bom profissional para a transformação. Às vezes, o cabeleireiro que você está acostumada a ir é até ótimo em alisamentos e cortes, mas vale investigar como ele trabalha com descolorações para analisar se não é válido procurar outro salão. 

Se você não for levar os seus próprios produtos, procure saber que descolorante e tinta de cabelo loiro ele usa para ter certeza que os fios serão clareados com material de qualidade. 

3 - CABELO LOIRO PLATINADO OU ILUMINADO? PESQUISE BASTANTE ANTES DE DEFINIR O TOM DA TRANSFORMAÇÃO 

Existe um mundo de tons de cabelo loiro - mas, na hora de escolher o seu, é bom ter cautela. A principal recomendação dos visagistas é escolher um loiro que contraste com o tom de pele para que o visual fique harmonioso: ou seja, peles frias pedem nuances mais quentes, enquanto peles quentes casam melhor com tonalidades frias. 

O cabelo loiro platinado, por exemplo, costuma ficar melhor com quem tem a pele com fundo mais quente; já o cabelo loiro iluminado realça o look de quem tem o subtom mais frio. O principal, claro, é considerar seu gosto pessoal e o efeito desejado - mas esses truques podem te ajudar a valorizar ainda mais a sua nova produção.  

Outra dica para quem quer ser loira e ainda está insegura é trocar a coloração global por mechas, luzes ou highlights para fazer uma mudança gradual. Também vale começar por tons mais fechados e coringas - como o loiro nude, por exemplo. 

4 - A HIDRATAÇÃO PARA CABELO LOIRO DEVE SER CONSTANTE DEPOIS DA MUDANÇA

Quando falam que o loiro é um estilo de vida não é por acaso. É que, ao investir na cor, é preciso redobrar os cuidados para que as madeixas continuem saudáveis e que o tom continue em dia após a coloração. Nesse processo, a hidratação para cabelo loiro aparece como a principal aliada - e é indispensável investir nesse passo por, pelo menos, duas vezes na semana. 

Nos dias em que a rotina estiver muito corrida, você pode usar a máscara para cabelo loiro no banho - que garantem resultado em apenas alguns minutos - já resolvem o problema. O que não vale é deixar esse cuidado esquecido, porque a hidratação está para o cabelo loiro quase como a água está para o corpo humano (é sério!). 

5 - RECONSTRUÇÃO CAPILAR TAMBÉM NÃO PODE FICAR DE FORA DA SUA ROTINA DE CUIDADOS COM O CABELO LOIRO

 

Se todo cabelo precisa de reconstrução capilar para repor as proteínas que acaba perdendo no dia a dia, o que dirá aqueles que passaram por um processo de descoloração e perderam pigmentos de cor dos fios. 

Sendo assim, tenha sempre o cuidado de aplicar uma máscara reconstrutora de 15 em 15 dias para que a fibra capilar recupere sua massa e fique livre de quedas, pontas duplas e porosidades - além, claro, de continuar preparada para os retoques do loiro. 

6 - CUIDADO COM O ENCANAMENTO DE COBRE NO CHUVEIRO: O METAL É AGRESSIVO E ALTERA O LOIRO DOS FIOS

Você sabia que o encanamento do seu chuveiro também pode influenciar no seu tom de loiro? As versões de cobre são muito prejudiciais para os fios descoloridos porque o metal altera a nuance ao longo das lavagens, além de também aumentar a porosidade. 

Por isso, antes mesmo de fazer a transformação, verifique de que tipo é o seu encanamento e, caso seja de cobre, providencie um filtro para o seu chuveiro. Seu cabelo loiro agradece! 

7 - RAIZ ESFUMADA É TENDÊNCIA E AJUDA A DIMINUIR A FREQUÊNCIA DE RETOQUES DO LOIRO

 

Perfeita para um cabelo loiro com look mais natural, o efeito esfumado - que deixa alguns dedos da raiz em tom mais escuro - continua em alta! Uma das vantagens desse estilo é criar um visual mais harmonioso, principalmente para aquelas que têm a sobrancelha escura e não pensam em clarear. 

Além disso, a saúde dos fios e a economia do bolso também agradecem, já que a rotina de retoques pode ser bem menor. Como a raiz já é mais escura, está liberado dar um espaço maior entre uma coloração e outra. 

8 - SHAMPOO PARA CABELO LOIRO, MATIZADOR PARA CABELO LOIRO… TUDO ISSO DEVE FAZER PARTE DA SUA PRATELEIRA DE PRODUTOS

Para manter a saúde e a beleza dos fios, também é importante investir nos produtos certos - como shampoos, condicionadores e máscaras específicos para cabelos loiros. Os matizadores, que contém pigmentos violeta, devem ser usados uma vez por semana ou a cada 15 dias para que as madeixas não fiquem amareladas ou alaranjadas com o passar do tempo. 

9 - CUBRA OS BRANCOS COM OUTRA COLORAÇÃO E APROVEITE OS TONS DE CABELO LOIRO PARA CRIAR UM VISUAL ILUMINADO

O loiro pode, sim, ser usado por quem deseja cobrir os cabelos brancos. Mas, por se tratar de um tom mais claro, ele pode acabar exigindo um retoque mais frequente que o recomendado. 

No entanto, isso não quer dizer que você precisa desistir do sonho de ser loira: a dica é usar outra tinta - como um castanho claro, por exemplo - para cobrir o branco e, depois, investir em mechas loiras para completar o look. O resultado vai ser o loiro iluminado que continua super em alta!

10 -  FINALIZADOR COM FILTRO SOLAR É INDISPENSÁVEL PARA MANTER O LOIRO EM DIA

Na hora de finalizar o cabelo loiro, não esqueça de aplicar produtos que tenham filtro solar em sua fórmula. Para ir à praia e piscina, esse cuidado é mesmo indispensável, mas ele também é recomendado para o dia a dia - já que nossos fios estão sempre expostos à radiação solar quando estamos na rua, ainda que em menor intensidade. 

Antes de usar chapinha e secador, também não abra mão do protetor térmico para que o calor não prejudique a saúde dos fios e nem cause nenhuma alteração indesejada na cor. 

Matéria publicada em 14 de Abril de 2021, por Webedia.