Cabelo loiro: qual a melhor época do ano para clarear os fios

Quem ama cabelo loiro quer manter os fios claros o ano inteiro. Mas essa decisão vem com a responsabilidade de cuidar das madeixas claras em diferentes estações e climas. Além disso, as mais antenadas no mundo da beleza se preocupam em escolher a melhor cor de cabelo para cada época do ano.

A verdade é que não existe época ruim para fazer uma transformação capilar. Se pintar os cabelos de loiro é o que você deseja, você pode colorir os fios quando sentir vontade. O que muda de estação para estação é a manutenção das madeixas. Quem tem cabelos loiros no verão, por exemplo, deve tomar os cuidados para proteger os fios da água de piscina e dos raios solares. Já no inverno, o problema é a água quente e o clima seco, que também pode causar o desbotamento do loiro.

A seguir, confira as diferenças entre os cuidados com os cabelos loiros na estação mais quente e na estação mais fria do ano e anote as dicas!

CABELO LOIRO NO VERÃO PRECISA DE CUIDADOS EXTRAS DEVIDO A ALTA EXPOSIÇÃO AO SOL

Cabelos loiros são uma ótima escolha para valorizar o visual nos dias quentes, mas eles vão precisar de cuidados extras para evitar problemas como opacidade e desbotamento. A ação dos raios ultravioleta é uma das principais causas de danos nos fios, porque as altas temperaturas removem nutrientes importantes para a saúde da fibra capilar, como água, minerais, lipídios e proteínas. 

Como no verão a exposição é maior, é preciso investir em tratamentos capilares que vão repor esses nutrientes. Caso contrário, o cabelo loiro pode não só desbotar, como ressecar, formar pontas duplas e até mesmo quebrar, visto que para alcançar determinados tons de loiro é preciso descolorir os fios, o que pode sensibilizá-los. É aconselhável investir em produtos protetores de cor e seguir um cronograma capilar para o verão, que contenha máscaras de tratamento reparadoras e nutritivas, ricas em ativos como óleos vegetais e ceramidas. 

No dia a dia, um óleo capilar e um leave-in com proteção térmica serão aliados não só para proteger os fios da ação dos raios solares, como também da água salgada da praia e do cloro da água de piscina - que pode esverdear os fios. Lembre-se também do shampoo matizador, que deve ser utilizado uma vez por semana ou a cada dez dias, especialmente se você tiver tons de loiro muito claros, como o loiro platinado.

CABELOS LOIROS NO INVERNO SÃO MAIS FÁCEIS DE CUIDAR MAS TAMBÉM PODEM DESBOTAR

Durante o inverno, os cuidados com o cabelo loiro são relativamente mais simples, mas é preciso ficar atenta porque alguns hábitos podem prejudicar a saúde dos fios e causar problemas como o ressecamento e desbotamento da cor.

Nessa época a frequência dos banhos quentes aumenta, mas lavar os cabelos com águas em altas temperaturas pode ressecar e deixar as madeixas opacas. Por isso, quando for dia de lavar o cabelo, prefira tomar banho de água morna. Se possível, lave os cabelos separadamente, após o banho, com água fria - essa temperatura auxilia na selagem das cutículas, o que promove mais brilho e maciez aos fios.

Também é importante manter o uso da linha de shampoo e condicionador com proteção de cor, alternando com o uso do shampoo matizador. O leave-in com proteção térmica também é um aliado dos cabelos loiros no inverno, já que as madeixas demoram mais para secar com o tempo frio e muitas mulheres recorrem lançam mão do secador para acelerar o processo de secagem e da prancha para modelar os fios.

QUAIS OS MELHORES TONS DE LOIRO PARA CADA ÉPOCA DO ANO?

Se você gosta de acompanhar as tendências, a dica é apostar nos tons de loiro mais claros e quentes, como o loiro mel e o loiro claro dourado, na primavera e no verão, que são estações mais vibrantes e iluminadas.

Já no outono e no inverno, os cabelos loiros mais frios ficam em alta e essas são ótimas épocas para investir no loiro platinado e no loiro acinzentado, duas nuances de fundo frio que combinam com o clima das estações.

Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.