Cabelos brancos: descubra 5 mitos sobre os fios despigmentados

É inevitável: mais cedo ou mais tarde, os fios de cabelo branco acabam por aparecer aos poucos nas madeixas. Embora as mulheres estejam assumindo os grisalhos cada vez mais, muitas preferem escondê-los com coloração. No entanto, ainda existem muitos mitos em torno dos fios que perdem melanina, como por exemplo, que eles só podem ser disfarçados com tintas permanentes. Confira os 5 mais comuns e descubra a verdade por trás deles! 

Pular os slider: Casting-sem-amonia

Conheça a coloração sem amônia de

L’Oréal Paris

Mito #1: Se você arrancar um cabelo branco, três novos crescerão no lugar dele

Este é o mito mais recorrente quando o assunto é cabelo branco! Muitas mulheres ainda acreditam que se puxarem um fio grisalho, vários outros surgirão. Na verdade, a genética é a principal responsável pelo aparecimento dos cabelos brancos: de acordo com o gene determinante do envelhecimento, você pode ficar com cabelos brancos mais tarde ou mais cedo, e a uma velocidade variável. É importante lembrar que a canície - nome dado ao processo de envelhecimento dos fios - é irreversível e, embora possa ser disfarçada, não há fatores externos que a possam retardar ou acelerar. 

Mito #2: Colorir o cabelo faz com que os fios percam o pigmento mais rapidamente

Esse também está longe de ser verdade! A coloração nada tem a ver com a perda de pigmento, e se for feita adequadamente, também não traz qualquer risco ao cabelo. No entanto, é comum deixar de lado o tratamento específico para os fios pintados ou descoloridos, o que os deixa ressecados, opacos e sem vida. Para que isso não aconteça, prepare um cronograma capilar específico para as necessidades das suas madeixas, além de tentar espaçar ao máximo as colorações.

Mito #3: O cabelo branco só pode ser colorido com tinta permanente 

 

Embora as colorações permanentes sejam imbatíveis na cobertura dos fios brancos, especialmente para quem já possui o cabelo totalmente grisalho, algumas fórmulas semi-permanentes também cumprem essa função. Essa pode ser uma excelente alternativa para quem busca uma tintura sem amônia - menos agressiva para as madeixas.

Mito #4: Os cabelos brancos só aparecem em pessoas mais velhas

 

Sim, os fios brancos aparecem com a idade, mas isso não significa que um ou dois deles não possam surgir tão cedo quanto os 15 ou 16 anos. Além disso, muitas pessoas possuem mechas sem qualquer pigmento - totalmente brancas - já desde nascença, o que se trata de uma condição puramente genética. 

Mito #5: A exposição solar acelera o aparecimento de cabelos brancos

O sol é o grande inimigo da pele e, quando se trata de ressecamento ou pontas duplas, digamos que ele também não tem muita afinidade com o cabelo! No entanto, ao contrário do que causam na derme, os raios solares não são responsáveis pelo envelhecimento dos fios, e muito menos do aparecimento de cabelos brancos. Mas nada de ficar com as madeixas ao sol sem proteção: os grisalhos são mais sensíveis aos danos solares, por isso é essencial sempre usar um chapéu e um creme de pentear ou óleo capilar com FPS.

Matéria publicada em 29 de março 2021, por Webedia.

Pular os slider: Oleo-extraordinario

Conheça a linha

Elseve Óleo Extraordinário