Coloração: entenda porque produtos a base de sais metálicos são incompatíveis com água oxigenada

A falta de compatibilidade entre processos químicos é a principal causa responsável por danos capilares durante a coloração, que causam a quebra e até a queda dos fios. Um dos erros mais comuns é aplicar tinturas de oxidação, que contêm água oxigenada, sobre produtos à base de sais metálicos, tais como henna e henê. Antes de usar um novo produto em cabelos previamente tratados, é fundamental ter atenção às orientações da embalagem, afim de evitar qualquer tipo de problema. Entenda porque é desaconselhado misturar estes dois tipos de coloração.

Produtos de coloração progressiva contêm sais metálicos

Os sais metálicos são utilizados em colorações progressivas, aquelas que necessitam de várias aplicações para atingir a cor ideal. As fórmulas são à base de nitrato de chumbo, acetato de chumbo e nitrato de prata, que reagem com o enxofre presente na proteína do cabelo, de modo a formar o sulfeto de zinco, que tem uma cor escura e forma uma cobertura externa com certa penetração nos fios.

Produtos comumente utilizados na rotina de cuidados capilares das mulheres, como henna e henê, são à base de sais metálicos. Estes produtos podem possuir ativos incompatíveis com colorações de oxidação - as permanentes ou semipermanentes, que contêm água oxigenada - e, ao serem sobrepostos, correm o risco de danificar a saúde dos cabelos severamente, deixando os fios quebradiços e com maior tendência à queda.

Orientações e teste de mecha podem evitar transtornos

Como a aplicação da coloração sobre fios com produtos à base de sais metálicos é desaconselhada, o ideal é aguardar que os fios cresçam antes de mudar a cor das madeixas. Mas, no caso de aplicar uma química sobre a outra, leia com atenção as orientações do folheto explicativo da embalagem, onde estão contidas as informações essenciais e as precauções de uso do produto, e, se possível, consulte um profissional.

Para ter certeza de que a tintura não vai causar nenhum tipo de dano aos cabelos, faça o teste de mecha antes de colorir os fios por completo. Separe uma parte de cabelo próxima à nuca para aplicar o produto, e fique 48 horas sem lavar o local. Se, ao final do período, os fios estiverem em condições normais, mantendo textura e aparência boas, o uso da coloração nas madeixas está liberado.

Matéria publicada em 04 de Fevereiro de 2021, por Webedia.

Profissional Passando Colorao Em Cabelo Loiro

Saiba qual a cor que combina com o seu estilo!

Pular os slider: Linha 170

Conheça a linha completa

para cabelos coloridos ou com mechas