Como escolher o melhor protetor solar para pele oleosa e com acne?

Todo mundo já sabe que o filtro solar é indispensável - mas sabia que ele é ainda mais importante para a pele oleosa e acneica? Nela, o protetor age em três etapas: primeiro protegendo contra os raios solares, depois evitando as manchinhas de acne por contato com sol e, por fim, controlando a oleosidade produzida nas glândulas.

Mas afinal de contas, como escolher o filtro solar certo? Qual é o melhor protetor solar para o rosto oleoso e com acne? Separamos algumas dicas que devem ser levadas em consideração na hora da compra e, agora, é só seguir os conselhos da matéria!

O que é oil free? Entenda por que procurar por essa indicação no protetor solar

Já reparou que alguns produtos para o rosto têm a indicação “oil free” no rótulo? Esse é, na verdade, um ótimo sinal! Esse termo significa que não existe óleo na composição do produto - o que torna ele bem levinho, do jeito que a pele oleosa precisa.

O que acontece é que quanto mais óleo houver na fórmula, mais chances existem dos poros entupirem com a oleosidade e, de quebra, o brilho excessivo no rosto se torna um risco real. Ou seja, melhor evitar, né?

'Toque Seco' e 'Anti Acne' são informações importantes para o filtro solar da pele oleosa

Outras palavrinhas mágicas importantes no rótulo do protetor solar para pele acneica e oleosa são “toque seco” e “anti acne”. Só de ler já dá para entender o que elas querem dizer, né?

No caso do “toque seco”, o que a frase traz é a garantia de que o filtro não vai criar a sensação de pele gordurosa e será absorvido rapidinho pela pele;

Já o termo “anti acne” costuma significar que existem ativos específicos (como o ácido salicílico, por exemplo) dentro da fórmula do produto capazes de controlar a oleosidade e reduzir as imperfeições da acne.

Fórmulas em gel-creme são mais confortáveis para o rosto

Sobre a consistência do filtro solar perfeito para peles oleosas com acne, a melhor indicação é apostar na textura gel-creme. Esse tipo de produto não pesa no rosto, é absorvido mais rápido pela pele e ainda tem a possibilidade de ser encontrado na versão com cor - funcionando simultaneamente como um aliado na skin routine e no look!

FPS 30 pode servir como fator coringa para a pele

Por fim, a última dica para acertar no filtro solar para pele oleosa e com acne é escolher o fator de proteção solar ideal. Aqui, vale lembrar que o Consenso Brasileiro de Fotoproteção recomenda o uso de protetores com FPS acima de 30 - mas quando reaplicado na frequência certa, o tipo 30 pode ser um grande aliado.

Para tirar a dúvida, procure o seu médico dermatologista e entenda qual é a recomendação certeira para o seu tipo e tom de pele. Assim, não vai ter erro!

Matéria publicada em 31 de março de 2021, por Webedia.

Pular os slider: protetores-single-repelente-bottom

Conheça os produtos

protetor solar L'Oréal Paris