Como fazer cauterização no cabelo: passo a passo do tratamento para reconstruir e fortalecer os fios

Se você tem dúvidas sobre como fazer cauterização no cabelo, não precisa mais procurar: com os produtos certos, o tratamento pode até ser feito em casa! Feita à base de queratina, substância que compõe maior parte da fibra capilar, a cauterização é uma das opções para quem quer uma reconstrução profunda dos fios. O resultado: cabelos mais fortes, saudáveis e brilhantes. Ficou interessada? Tire suas dúvidas sobre a cauterização e veja como fazer o tratamento!

Cauterização é um tratamento para reconstrução de fios danificados

Você sente o cabelo mais frágil, poroso, ressecado e com frizz? A cauterização, também conhecida como queratinização, pode ser o tratamento ideal para seu cabelo! O componente principal desse procedimento é a queratina, que também está presente em máscaras e tratamentos reconstrutores. É um tratamento mais profundo, que vai repor a massa perdida por causa de processos químicos e até mesmo danos externos.

Dica: A cauterização deve ser feita apenas uma vez por mês. O excesso de reconstruções à base de queratina pode deixar os fios ásperos e endurecidos.

Cauterização não deve ser confundida com escovas progressivas

Assim como a selagem capilar, a cauterização já foi confundida com escovas progressivas e alisamentos. O motivo é o mesmo: a ação reconstrutora profunda da queratina também tem um efeito redutor de volume, já que deixa os fios mais densos e alinhados - portanto, um pouco mais lisos. É importante lembrar que a cauterização tem como objetivo tratar e reparar o cabelo, ok? Ela pode ser usada nos casos em que os fios precisam de um pouco mais de

Dica: Esteja sempre atenta à composição do produto escolhido para fazer a cauterização. Substâncias como hidróxido de sódio, o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônia têm poder alisante!

Veja passo a passo de como fazer cauterização no cabelo

Entre os seus muitos benefícios, está também a praticidade da cauterização. Com os produtos certos, ela pode até mesmo ser feita em casa! Existem algumas formas de fazer o tratamento, seja com máscaras de poder reconstrutor ou até com queratina líquida. Independente do escolhido, usar o calor do secador e da chapinha é superimportante: ele vai “selar” as cutículas e “prender” a hidratação no interior da fibra capilar. Confira o passo a passo de como fazer a cauterização em casa!

1. Antes de começar a cauterização, lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos ou use um pré-shampoo antes da versão tradicional;

2. Aplique uma máscara ao longo do comprimento para fazer uma rápida hidratação no cabelo;

3. Depois de remover a umidade dos fios, separe o cabelo em mechas e aplique a queratina líquida. Deixe o produto agir por alguns minutos.

4. Chegou o momento de “selar” o produto nos fios: aplique um protetor térmico e, depois, seque com secador e chapinha. A cauterização está feita!

5. Se preferir, você também pode trocar essa combinação por uma máscara de ação reconstrutora que possa atuar nos cabelos secos ou molhados.

 

Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.

Pular os slider: creme-pra-pentear-geral

Conheça os produtos

cuidados com o cabelo