Como lavar as box braids: confira dicas para não errar!

Seja para garantir um toque a mais de estilo ou deixar a rotina prática,as box braids aparecem como a opção perfeita para quem gosta da ideia de recorrer à apliques diferentes para conseguir um visual novo. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, usá-las não significa se livrar dos tratamentos e cuidados para preservar a saúde dos cabelos - e o principal deles diz respeito à hora da lavagem, que deve ser feita a cada duas ou três semanas! Pensando nisso, confira dicas especiais de hairsylists de celebridades - divulgadas em uma matéria da Lipstick - para você não errar no momento de higienizar os fios!

1 - Condicione e hidrate bem o cabelo antes de colocar as boxbraids

 

Um cuidado muito importante para facilitar a higienização do cabelo durante o uso das boxbraids é caprichar no pré-tratamento antes de colocar os apliques. Segundo a hairstylist Kim Kimble - que trabalha com celebridades como Beyoncé, Zendaya e Rihanna -, o segredo está em hidratar e condicionar bastante os fios para que eles retenham toda a umidade necessária: "Antes de trançar, lavar, condicionar regularmente e usar tratamentos de hidratação profunda irá adicionar umidade ao seu cabelo", explica a especialista.

2 - Não esfregue as tranças na hora da lavagem

 

De acordo com a especialista Susi, do Hair by Susi - que cuida dos fios de Solange Knowles and Zoe Kravitz - , na hora de lavar as boxbraids, o ideal é usar um shampoo antirresíduos para que o couro cabeludo fique realmente livre de toda sujeira e acúmulo de oleosidade. Em relação aos movimentos dos dedos, ela recomenda: "Lave o cabelo do couro cabeludo às pontas, fazendo movimentos verticais para impedir o aparecimento de frizz na raiz e nas tranças". Além disso, a especialista também indica usar uma pequena quantidade de condicionador apenas nas extremidades para conservar o aplique com uma aparência bonita e bem cuidada. 

3 - Seque bem depois da lavagem

 

Deixar as box braids úmidas pode acabar causando alguns probleminhas no couro cabeludo - como as desagradáveis caspas, por exemplo; por isso, antes de envolver as tranças em algum penteado estiloso, é fundamental ter a certeza de que elas ficaram bem secas após a lavagem. Segundo a tricologista e fundadora da "Mahogany Hair Revolution Salon", Kari Williams, usar o secador por, pelo menos, 30 minutos é uma boa maneira de secar os fios. Mas, para quem não gosta de usar o aparelho e prefere secar ao natural, o ideal é aguardar um dia antes de prender as box braids: "Você deve deixar sua tranças secando por um dia inteiro. Não puxe-as em um penteado até que estejam completamente secas", esclarece. 

4 - Observe o seu couro cabeludo

 

Mesmo com todos esses cuidados durante e depois da lavagem, se começar a sentir o couro cabeludo pesado e coçando demais, o ideal é tirar as box braids e deixar os fios naturais respirarem por uns 15 dias antes de recorrer à uma nova aplicação. Além de observar esses detalhes, vale lembrar também que, segundo especialistas do assunto, o ideal é não ficar com as tranças por mais de dois meses consecutivos. 

Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.