Como recuperar pontas ressecadas? Confira 5 dicas que vão tratar e evitar o ressecamento do cabelo

Independentemente de qual seja o seu tipo de cabelo, é bem provável que em algum momento da vida você tenha tido pontas ressecadas. Esse problema é mais comum nos fios cacheados, crespos ou com química, mas pode acontecer com qualquer tipo de cabelo - até mesmo em quem tem os fios oleosos.

Se você tem pontas ressecadas e não sabe mais o que fazer para recuperá-las - e para evitar que voltem a ressecar -, vem conhecer essas dicas.

1. Faça hidratação e umectação nas pontas

Os fios ficam ressecados quando perdem água, então é importante repor esse líquido para recuperar os danos sofridos. O ideal é começar fazendo uma hidratação intensa - que repõe a água perdida - e depois fazer umectação nas pontas, para evitar que elas voltem a ressecar. Para umectar, aposte em óleos nutritivos,que criam uma camada para impedir que o cabelo resseque. 

2. Aposte em um leave in de tratamento

Não é segredo que a finalização é importante para deixar o cabelo bonito e macio. Mas a importância vai além da estética: também é possível tratar danos como o ressecamento com produtos para finalizar. Dê preferência para os cremes ou óleos leave in que continuem tratando os fios ao longo do tempo. Eles podem reparar, selar o fio e até proteger contra a umidade e o calor.

3. Evite as fontes de calor

As fontes de calor, como o secador e a chapinha, causam muitos danos para o seu cabelo - especialmente paras as pontas, que perdem água com mais facilidade. Se os seus fios estão ressecados, é melhor deixar esses itens de lado. Para quem não gosta de deixar o cabelo secar naturalmente, uma boa alternativa é utilizar o secador apenas no modo de ar frio. Se precisar usar ar quente ou chapinha, aposte em produtos com proteção térmica para minimizar os danos. 

4. Troque o banho quente pela água morna

A regra de evitar o calor também vale para os banhos quentes. Como a água em temperaturas mais altas retira a oleosidade natural dos fios, é comum que isso acabe aumentando o ressecamento. Por isso, é melhor lavar o cabelo com água fria ou morninha.

5. Comece uma rotina de cuidados com o seu cabelo

Apesar de existirem várias formas para recuperar as pontas ressecadas, o melhor é cuidar bem do seu cabelo para que o ressecamento não aconteça. Uma ótima opção para isso é seguir um cronograma capilar, hidratando, nutrindo e reconstruindo de acordo com as necessidades dos fios.

6. Faça um corte que preserve o comprimento

Cortar o cabelo é a melhor forma de eliminar os fios ressecados. Mas a gente sabe que, muitas vezes, você não quer tirar o comprimento, né? Para esses momento, existem opções que retiram apenas as pontas duplas ou ressecadas, mantendo o comprimento. O corte bordado é uma ótima alternativa para quem quer eliminar o ressecamento sem fazer um corte radical. 

Matéria publicada em 29 de março de 2021, por Webedia.