Creme de hidratação como escolher o melhor para cada tipo de cabelo

creme de hidratação é um item que não pode faltar na vida de quem quer cabelos bonitos e saudáveis. Essencial no cuidados com os fios, a hidratação deve ser feita semanalmente para prevenir o ressecamento e manter as madeixas macias e com brilho. Mas para alcançar esse resultado é fundamental escolher o creme para hidratação mais adequado para o seu tipo de cabelo e as necessidades que ele apresenta, afinal de contas nem todo cabelo é igual. Hoje, o mercado oferece opções cada vez mais específicas para atender as necessidades da diversidade da mulher brasileira. E para te ajudar escolher o melhor creme de hidratação para o seu tipo de cabelo, a gente preparou essa matéria com dicas e sugestões de produtos; confira:

CREME DE HIDRATAÇÃO PARA CABELOS CACHEADOS: APOSTE NAS FÓRMULAS RICAS EM ÓLEOS

Os cabelos cacheados e crespos são os fios que mais sofrem com ressecamento. Como a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue percorrer esse tipo de fio, os cabelos ficam secos no comprimento e, principalmente, nas pontas. Por esse motivo, os melhores cremes de hidratação para cabelos cacheados serão aqueles ricos em óleos vegetais, para repor os lipídios que a fibra capilar não recebe naturalmente e que são essenciais para a saúde do fio. Sem esses lipídios, os cabelos ressecam, perdem o brilho, movimento e maciez.

Quando for comprar o seu creme de hidratação para cabelos cacheados, procure por produtos que indiquem a presença de óleos, como o óleo de coco na composição - um dos tipos de óleos mais indicados para cachos e crespos devido a sua ação super umectante. A sugestão do Beleza Extraordinária é o creme de hidratação L’Oréal Elseve Óleo Extraordinário Cachos, cujo a fórmula contém não apenas o óleo de coco mas também um mix de óleos de flores preciosas que, juntos, atuam combatendo o ressecamento e a opacidade das madeixas.

CREME DE HIDRATAÇÃO PARA CABELOS LISOS E ONDULADOS: INVISTA NO CONTROLE DA OLEOSIDADE

No extremo oposto do cabelos cacheados e crespos estão os lisos e ondulados, que podem sofrer com a oleosidade e a falta de alinhamento. Os cabelos ondulados costumam ser mais oleosos na raiz e mais secos nas pontas, enquanto os fios lisos tem uma melhor distribuição dos óleos produzidos no couro cabeludo por todo o comprimento, já que o fio reto permite que a substância percorra por todo o cabelo. De toda a forma, quem tem essas texturas de cabelo deve apostar em um creme de hidratação que ofereça maciez para o comprimento e purificação do couro cabeludo.

Essências e extratos naturais são os ativos indicados para as donas dessas texturas, porque hidratam sem pesar e sem estimular mais produção de óleo. A nossa sugestão de produto para as onduladas e lisas naturais é o creme para hidratação Elseve Hydra Detox 48h que foi desenvolvido especificamente para cabelos que sofrem com a oleosidade, com essência verde, que oferece sensação refrescante, e extrato de alga azul, que entrega uma recarga de hidratação equilibrada para esses tipos de cabelo.

CABELOS COLORIDOS, DESCOLORIDOS E RELAXADOS: FOCO NA REPARAÇÃO DE DANOS PROFUNDOS

Coloração, descoloração e relaxamento são procedimentos que deixam os cabelos muito bonitos, mas que também podem causar danos a longo prazo. Essas químicas de transformação penetram a fibra capilar muito profundamente e, durante o processo de transformação, removem nutrientes que estruturam os fios de cabelo, deixando-os frágeis e expostos à quebra. Por isso, o melhor creme de hidratação para cabelos com luzes, coloração e relaxamento é um produto com foco na reparação de danos profundos e na restauração da integridade do fio de cabelo.

Ativos como a queratina, que é uma proteína encontrada que compõe os fios de cabelo, e as bioceramidas, um lipídio que potencializa a hidratação e retém os tratamentos na fibra capilar, são alguns exemplos de ingredientes para procurar nas fórmulas do seu creme de hidratação para cabelos com químicas. Em Elseve você encontra essa dupla na composição do creme de tratamento Reparação Total 5 Especial Química, que foi desenvolvido para combater os principais sinais de danos dos fios quimicamente tratados: porosidade, frizz, quebra, opacidade e ressecamento.

EM CABELOS CABELOS ALISADOS COM PROGRESSIVA O CREME PARA HIDRATAÇÃO DEVE OFERECER UMA RECARGA DE QUERATINA

Sim, é importante investir em um creme de hidratação para cabelos com progressiva. Isso porque, embora muitas progressivas sejam consideradas químicas mais leves, elas também podem danificar a fibra capilar. Além disso, os cabelos alisados têm necessidade especiais e podem sofrer com o ressecamento e o aspecto espigado, devido ao uso contínuo de pranchas alisadoras, e oleosidade.

Assim, vale investir em um creme para hidratação que ofereçam uma recarga de queratina - ativo muito importante para cabelos com químicas -, além de proteção térmica e controle de oleosidade. O creme de hidratação L’Oréal Elseve Quera Liso MQ é a nossa sugestão para os cabelos com progressiva, porque oferece proteção térmica em ferramentas de calor de até 230°C, além de contar com a Micro queratina, um ativo que foi desenvolvido especificamente para recarregar as madeixas com queratina e uniformizar a superfície dos fios.

COMO UTILIZAR O CREME DE HIDRATAÇÃO: DICAS PARA O TRATAMENTO DAR CERTO

Escolher o melhor creme de hidratação para o seu tipo de cabelo é essencial, mas a frequência de uso e a forma de aplicação também contam no resultado final. Para que seu tratamento dar certo, a primeira dica é sempre fazer a hidratação após o shampoo, deixando o condicionador para ser aplicado depois da remoção do creme. Para que o tratamento seja mais completo, recomenda-se utilizar um shampoo e condicionador da mesma linha que a máscara. Outro truque é dividir os cabelos e fazer a aplicação mecha a mecha, enluvando os fios de cabelo.

Lembre-se de sempre respeitar o tempo de ação indicado na embalagem e utilize uma touca térmica enquanto o creme de hidratação age nos fios. Quanto a frequência de uso do produto, o ideal é fazer esse ritual de hidratação ao menos uma vez por semana, principalmente se seus cabelos forem danificados. Se possível, invista em um cronograma capilar para alternar a hidratação com outros tratamentos.

Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.