Descubra como a máscara de hidratação melhora a saúde capilar e o brilho dos fios

A máscara de hidratação é um item essencial na rotina de cuidados capilares, e você com certeza já ouviu falar dos benefícios que ela oferece ao cabelo: recuperação do brilho e maciez, diminuição do frizz e restauração da saúde capilar são alguns exemplos. Mas o que poucas pessoas sabem é como a máscara hidratante age na fibra para proporcionar todos esses benefícios. Outra dúvida muito comum é como fazer a hidratação no cabelo de forma correta para aproveitar tudo que o creme pode oferecer às madeixas. Pensando nisso, preparamos essa matéria com tudo que você precisa saber sobre a ação desse tratamento. Confira!

A MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO PENETRA PROFUNDAMENTE NO CABELO E É MAIS CONCENTRADA QUE O CONDICIONADOR

Muitas pessoas se perguntam por que usar a máscara de hidratação se o condicionador já faz o trabalho de deixar os cabelos macios após o uso do shampoo. A principal diferença entre esses dois produtos é que a máscara hidratante tem uma concentração maior de ativos e penetra a fibra capilar mais profundamente. Assim, ela é capaz de reparar os danos e repor água no interior do fio, que é um nutriente fundamental para a saúde dos cabelos. Essa ação faz toda a diferença, principalmente para quem tem cabelos ressecados e com acúmulo de danos, que necessitam de uma hidratação profunda e potente - o que o condicionador sozinho não é capaz de oferecer.

ÓLEO DE COCO, ÓLEO DE RÍCINO, ÁCIDO HIALURÔNICO... INGREDIENTES DA MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO SÃO RESPONSÁVEIS POR TRATAR E DEVOLVER BRILHO

Quando se fala em benefícios da hidratação de cabelo, não podemos esquecer dos ativos presentes nas máscaras capilares. Eles são o que diferencia um tratamento do outro e determinam quais são os resultados que você pode esperar após o uso. Ativos como o ácido hialurônico, o óleo de coco e o óleo de rícino são exemplos de ingredientes que atuam devolvendo a saúde e o brilho dos fios. 

Por serem altamente umectantes e conseguirem penetrar profundamente na fibra capilar, eles reparam os cabelos de dentro para fora, deixando-os mais encorpados e fortes. Além disso, o ácido hialurônico e os óleos fecham as cutículas, selando o tratamento na fibra e fazendo com que os cabelos fiquem mais alinhados e reflitam a luz, o que confere um efeito super luminoso. Por isso, quando for comprar uma máscara de hidratação para o cabelo, vale sempre ficar atenta aos ativos que aparecem na embalagem para escolher as melhores fórmulas.

COMO FAZER O RITUAL DE HIDRATAÇÃO CASEIRO E CONSEGUIR TODOS OS BENEFÍCIOS DA MÁSCARA 

Para quem não sabe como hidratar o cabelo e conseguir resultados satisfatórios, a dica depois de escolher a máscara de hidratação é criar uma frequência de uso de acordo com a necessidade que os seus fios apresentam no momento:

Hidratação para cabelos normais ou saudáveis: deve ser feita uma vez por semana. Nesses casos, procure uma máscara de hidratação leve que vai atuar na manutenção da saúde dos fios.

Hidratação para cabelo ressecado ou desidratado: para combater o ressecamento e a desidratação, recomenda-se duas hidratações semanais com uma máscara hidratante intensiva e rica em ativos umectantes, como o ácido hialurônico.

Hidratação para cabelos mistos ou oleosos: excesso de hidratação no cabelo misto ou oleoso pode pesar os fios. Por isso, hidrate uma vez por semana com uma máscara voltada para o controle de oleosidade.

Hidratação para cabelos danificados por químicas: deve ser feita duas vezes por semana. A melhor máscara de hidratação nesse caso é a intensiva e voltada para a reparação de cabelos quimicamente tratados.

COMO APLICAR A HIDRATAÇÃO NO CABELO?

A máscara hidratante sempre vem logo após o shampoo. Remova o excesso de água e aplique nos cabelos úmidos, enluvando as mechas e evitando a raiz. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue bem. Depois aplique o condicionador, enxágue novamente e finalize com o seu leave-in ou creme de pentear.

Por fim, lembre-se que no cronograma capilar, hidratação, nutrição e reconstrução caminham juntos. Sempre avalie a saúde do cabelo para saber quando ele necessita de cada tratamento e, assim, garantir que ele tem todos os nutrientes que precisa.

Matéria publicada em 16 de abril de 2021, por Webedia.