Dezembro Laranja: conheça a campanha de prevenção do câncer de pele e veja a importância de usar protetor solar todos os dias

Você com certeza conhece o Outubro Rosa ou até mesmo o Novembro Azul, mas já ouviu falar também do Dezembro Laranja? Criada em 2014, a campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é uma forma de conscientizar a população sobre o combate e prevenção do câncer de pele, tipo que corresponde a 30% dos tumores identificados no Brasil. O uso do protetor solar todos os dias não poderia ficar de fora - é uma das formas mais eficazes de se prevenir contra os danos dos raios UV, viu? Confira mais detalhes sobre as iniciativas do Dezembro Laranja!

Campanha do Dezembro Laranja alerta sobre os perigos da exposição solar descuidada

Verão é sinônimo de praia, piscina e, claro, muito sol! É superimportante não descuidar da saúde da pele nesse momento - e é justamente disso que o Dezembro Laranja fala! Com o slogan “Se exponha, mas não se queime”, a SBD quer chamar atenção para os riscos da exposição solar em excesso. O maior deles? O câncer de pele, multiplicação desordenada das células provocada pela ação dos raios UV sobre a derme. A doença é ainda mais perigosa por ser bem silenciosa, se manifestando em forma de manchas e lesões na pele. Por isso, fique de olho nos sinais do seu corpo!

Usar protetor solar todos os dias é uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer de pele

O protetor solar é um item prático e fácil de ser incluído na rotina de beleza - e é um dos principais aliados na prevenção contra o câncer de pele. E não é só quem está sempre ao ar livre que precisa usar o produto. O filtro precisa ser usado - e reaplicado ao longo do dia para garantir proteção máxima - até mesmo por quem trabalha em ambientes fechados. O ideal é escolher uma fórmula perfeita para seu tipo de pele e levar o protetor na nécessaire para não esquecer!

Veja outros cuidados para se prevenir dos danos dos raios UV

Além do protetor solar, é importante prestar atenção em outros hábitos para garantir uma exposição solar segura, ok? Evite pegar sol nos horários em que ele está mais intenso, entre 10h e 16h - e sem esquecer dos óculos e do chapéu para deixar o rosto bem protegido. Outra dica superimportante é visitar sempre seu dermatologista para avaliar a saúde da sua pele. Quanto mais cedo um câncer de pele for diagnosticado, maiores as chances de cura!

Ações do Dezembro Laranja querem mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Como parte do Dezembro Laranja, a SBD vai promover mutirões de atendimento gratuito e diversos pontos turísticos e monumentos da cidade do Rio de Janeiro vão ser iluminados com a cor laranja em homenagem à iniciativa. Se você se interessou pela mensagem do Dezembro Laranja, saiba que é fácil participar da campanha nas redes sociais, com o uso de hashtags e filtros criados pela SBD. A ideia é justamente mostrar como a prevenção, mudanças pequenas na rotina e o diagnóstico precoce já fazem uma grande diferença. Por isso, lembre-se sempre do protetor solar!

 

Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.