Sérum, Gel e Creme: dermatologista explica texturas dos produtos de skincare

O universo da skincare conta com uma variedade de produtos e de ativos para você encontrar aquele que melhor atende às necessidades da sua pele. Com uma rotina de skincare é possível fazer com que a sua pele fique macia, hidratada, nutrida e bem cuidada. Mas entre diversas texturas, como sérum facial, cremes e géis uma dúvida surge no momento de escolher a melhor textura para cada tipo de pele.

Para te ajudar nesse momento, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas informações sobre as diferentes texturas de produtos de skincare e ainda detalhou quando cada um deve ser utilizado e as vantagens de combinar mais de uma textura na sua rotina.

Quais são as texturas dos produtos de skincare?

Entre as principais texturas dos produtos de skincare estão as texturas líquidas, em creme, sérum e gel. A dermatologista Fabiana Wanick dá mais detalhes sobre cada uma delas apresentando vantagens e os melhores momentos de uso para cada uma delas:

As texturas líquidas podem ser a loção tônica, loção adstringente, água micelar e a água termal. A loção cremosa, que é um creme a mais aguadinho, o creme, o gel, o gel creme e o sérum. Essas são as principais texturas dos produtos de skincare. Tem também a pomada, mas a pomada é usada principalmente pras áreas mais espessas e grossas tipo os pés, cotovelo, joelho. Essas são as áreas em que usamos a pomada”.

Abaixo, confira mais detalhes sobre as texturas em sérum, gel e creme e entenda quando utilizar cada uma delas e para qual tipo de pele cada textura é a mais indicada. A dermatologista Fabiane Wanick detalha sobre cada uma para você escolher a melhor rotina de skincare para sua pele, mas lembre-se, sempre é importante manter um contato com um dermatologista para fazer um acompanhamento de perto da sua pele.

Saiba qual textura escolher para a sua rotina de skincare | L'Oréal Paris

Sérum facial

O sérum facial é uma textura aquosa que pode ser utilizada por diversos tipos de pele. Com ele é possível ter um produto de textura leve e fluida para passar no rosto, garantindo hidratação e mais funções dependendo do ativo dermatológico presente na composição do sérum:

O sérum facial é um produto que tem componentes específicos para a pele do rosto, a vantagem de usar esse tipo de veículo na pele é que ele pode ser utilizado em todos os tipos de pele e em qualquer momento, ou seja, pela manhã, tarde e noite. O que faz com que ele seja um produto versátil para rotina de cuidados com a pele”.

Gel

O gel também é uma textura bastante utilizada em produtos de skincare, isso porque ele facilita a aplicação e com pouco produto é possível cobrir grande parte do rosto. “O gel é um veículo que é mais viscoso em comparação com o sérum. Ele é composto de água, então ele tem uma textura leve, se espalha bem, é refrescante e não deixa a pele ficar oleosa”, esclarece a dermatologista.

Creme

Já o creme é uma das texturas mais conhecidas e comuns, o creme pode se apresentar com diversos ativos dermatológicos e ainda conter misturas como o gel-creme, que une esses dois tipos de textura para criar um produto mais leve: “O creme é um veículo composto de óleo e de água, ele hidrata, protege e ainda permite que a gente coloque um produto mais hidratante por cima”, explica a dermatologista.

Por ser um produto com textura mais densa, esse tipo de produto pode não ser o mais recomendado para as peles oleosas. Porém, com os ativos dermatológicos corretos, e com concentrações mais leves, ele pode ser incluído na rotina de skincare da pele oleosa.

Entenda quando utilizar cada produto de skincare | L'Oréal Paris

Qual a ordem de utilizar diferentes texturas na rotina de skincare?

Além de entender a função de cada textura na sua rotina de skincare é importante saber quando utilizar cada uma no dia a dia da sua rotina de cuidados. Para isso, a dermatologista esclarece: “A ordem é sempre da mais leve para a mais espessa. É assim que a gente escolhe o que usar primeiro quando a gente está falando de skincare”, esclarece.

Dessa forma, para montar uma rotina de skincare eficiente utilizando as diferentes texturas dos produtos, começe a limpeza com a Água Micelar e o Gel de Limpeza Facial. Após esse momentos, aposte na hidratação facial utilizando o Sérum Facial Preenchedor e em seguida o Creme Cuidado Diurno ou Noturno. Durante a skincare diurna, finalize com o uso do Protetor Solar Facial Fluido.